#4
Não reclamem da comparação porque ela é inevitável.
Faz dois anos que se questiona o quanto o sucesso de Kemono Friends foi mérito do Tatsuki e agora com a segunda temporada e uma série nova dele na mesma temporada muitos estavam esperando para ver como as duas se sairiam e podem ser comparadas. A resposta para aquela questão e as diferenças já estão bem claras.
KF2 escolheu repetir a história da primeira temporada mas com diferenças que para muitos a tornam pior. Uma dessas diferenças é que as personagens agora percorrem os cenários usando um trem em um trilho fixo e previsível.
Enquanto isso em Kemurikusa...
Vocês conhecem aquele ditado, que o mais importante é a viagem, não o destino.
KF1 também tinha disso, as personagens tinham um ônibus, só que não existia estrada. Em vários episódios havia o desafio em fazer o ônibus passar por um trecho da mata, e com esses desafios vinham novos personagens e interações.
Falando em interações tenho que elogiar Kemurikusa por isso. Cada conversa te dá novas informações sobre o mundo, as personagens e seu passado. Toda conversa tem um propósito, não é apenas papo furado. Mesmo as que não te dão nenhuma nova informação iteram sobre os relacionamentos dos personagens, a essa altura Wakaba já estão integrado no grupo e as irmãs o tratam como parte dele. Há uma clara direção nessa série.
Diferente de KF 2, o que deixa mais evidente a falta do Tatsuki.
Não é apenas a falta daquele cenário mais pós-apocalíptico e mistério. A apresentação do que criaram para essa nova temporada não está legal e interessante. Lembram que no final do primeiro episódio teve um grito misterioso?
E ai, o que foi ele? Comparando em Kemurikusa a cena pós crédito do episódio anterior mostrou o Nushi e já nesse episódio as irmãs esbarraram nele. Em KF2 de vez em quando as personagens fazem algum comentários aleatório sobre algum suposto perigo a caminho, "o mar anda esquisito", e fica por isso. Precisam de vez em quando lembrar de pode ter algum perigo, mas sem criar nenhuma tensão. Em Kemurikusa desde o início há inimigos ameaçando as personagens, mas a sensação de perigo não é por causa disso, afinal também mostrou que as irmãs podem se defender se não estiverem separadas. Mas a sensação de perigo está sempre presente e para você lembrar disso basta olhar para a tela, a qualquer momento.
Comparando agora com o Kemurikusa original de 2012, eu me surpreendi com aquela animação.
Não apenas a qualidade técnica parecia mais avançada mas havia muita coisa bem inventiva ali com tecnologia e os poderes das irmãs. Por isso gostei bastante de ver nesse episódio um pouco daquela inventividade com as Rinas. Espero mais disso.
O que não entendo é porque o modelo das personagens não é mais bem feito e acabado. O Tatsuki não é iniciante, ele conseguiu fazer algo aparentemente mais caprichado em 2012, então por quê é que KF1 e Kemuri tem personagens desse jeito?