(04/11/2018, 14:56)Oiacz Escreveu: Não esquerdizou na redação? Vai tirar nota baixa. A forma correta era afirmar que o fascismo das fakenews invadiu a sociedade por intermédio da tecnologia e então precisamos aplicar o controle da mídia para apenas a verdade (
) ser dita.
Eu já esquerdizei numa redação do ENEM (aquela sobre violência contra mulher) e foi a nota mais baixa que tirei das quatro que fiz (as outras foram os três anos anteriores, em uma delas - não lembro se a de Lei Seca ou propaganda infantil - tirei 920 e as outras 800+ comparado a 700 e alguma coisa dessa última). Uma amiga minha, feminista, tirou uma nota menor que a minha. E isso em plena época de Dilma. Não é tão simples assim.
Seja como for, os textos motivacionais não abriam tanto espaço pra focar em fake news (até tinha um falando sobre notícias, mas tinha mais a ver com relevância/popularidade e não veracidade), tanto que um amigo meu evitou. Dava pra fazer uma proposta de intervenção super libertária, de direita, coesa, coerente e eficaz sem fugir do tema ou desrespeitar direitos humanos (in fact, quem mais arruma encrenca com privacidade do usuário na internet costumam ser libertários, porque quem é mais estatista/autoritário - de direita ou esquerda - costuma gostar justamente de espionar os outros por suas agências de inteligência, ou abrir espaço pras empresinhas amigas do Estado o fazerem e depois entregarem os dados pra eles).
Algo relevante também e que seria um exemplo recente claro de falta de respeito à privacidade do usuário se refere a algo envolvendo a candidatura do atual presidente dos EUA, o senhor Donald Trump (não entrando no mérito de sua competência ou qualidade de governo), marcada pelo escândalo envolvendo a Cambridge Analytica e o Facebook, em que o Facebook liberou dados de milhões de usuários para a mesma, que os utilizou na campanha eleitoral do Trump. Outra coisa: a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seu artigo 19, fala sobre liberdade de expressão, então uma proposta de intervenção que tenha qualquer tipo de censura a pessoas ou à mídia levaria zero na mão de um avaliador sério... caso aquilo de desrespeitar direitos humanos levar zero ainda estivesse em vigor (o STF derrubou há algum tempo).
Particularmente gostei do tema, me interesso por coisas que envolvam privacidade na internet, tanto que comecei a usar Linux há alguns anos porque privacidade em sistemas da Microsoft simplesmente não existe. Também não existe em redes sociais como o Facebook, inclusive se tu for fazer algo que vá contra algo que o governo de onde você mora quer, fuja de redes sociais.
Por sinal, caso alguém aqui se interesse um dia como eu, este link é um bom lugar pra começar:
https://www.privacytools.io/