Open Thread - 2018

Tópico em 'Vale tudo' criado por rapier em 31/12/2017, 23:19.
Páginas (1007): 1 ... 528 529 530 531 532 ... 1007
 
10063 respostas neste tópico
 #5.291
(15/09/2018, 13:43)Gabrinius Escreveu: a ideia de que isso é errado nos é colocada pela moral construída pela religião e pelo medo do sofrimento eterno.

Não existe ninguém que deixe de fazer o mau por ser bom, o único impedimento pra se fazer merda é o medo. E o melhor jeito encontrado pra colocar medo nas pessoas é usar algo que elas nunca terão como saber se é verdade ou não, logo o risco nunca some.

Eu tenho que discordar de você, ainda que eu entenda o que está dizendo. Por exemplo, a maioria das pessoas, tanto religiosos quanto não religiosos devem saber que não farão esses tipos de coisas por questão de bom senso, não de religião. Só acredito que uma minoria faça isso, ainda que mesmo sem a religião nesse aspecto, temos já a lei que proíbe esse tipo de coisa. E até aquela questão interessante que o Jaeger disse sobre nosso cérebro ter capacidade de ter empatia.
Então sabemos que para conviver bem em sociedade a gente não pode fazer esse tipo de coisa, então podemos dizer que a religião é mais uma trava, mas para mim a sociedade é que tem peso maior. E entenda que mesmo nossa sociedade sendo moldada graças às morais cristãs, isso não significa que pelo menos neste aspecto, a sociedade não teria essas leis por simples motivo de melhor convivência.
 #5.292
(15/09/2018, 14:11)Ray Escreveu: Eu tenho que discordar de você, ainda que eu entenda o que está dizendo. Por exemplo, a maioria das pessoas, tanto religiosos quanto não religiosos devem saber que não farão esses tipos de coisas por questão de bom senso, não de religião.

É pela tríade religião (ao menos pros cristãos), bom senso e leis humanas. Não é por uma coisa ou por outra.
 #5.293
(15/09/2018, 14:11)Ray Escreveu: Eu tenho que discordar de você, ainda que eu entenda o que está dizendo. Por exemplo, a maioria das pessoas, tanto religiosos quanto não religiosos devem saber que não farão esses tipos de coisas por questão de bom senso, não de religião. Só acredito que uma minoria faça isso, ainda que mesmo sem a religião nesse aspecto, temos já a lei que proíbe esse tipo de coisa. E até aquela questão interessante que o Jaeger disse sobre nosso cérebro ter capacidade de ter empatia.
Então sabemos que para conviver bem em sociedade a gente não pode fazer esse tipo de coisa, então podemos dizer que a religião é mais uma trava, mas para mim a sociedade é que tem peso maior. E entenda que mesmo nossa sociedade sendo moldada graças às morais cristãs, isso não significa que pelo menos neste aspecto, a sociedade não teria essas leis por simples motivo de melhor convivência.

Isso é a noção de moral. Grifei ela ali em cima no seu texto. Vc usou a palavra "bom senso".

Quem ensina essa moral pra gente é a sociedade que a gnt nasce. E por óbvio essa sociedade sofre influência de muita coisa, a religião inevitavelmente foi um dos pilares para construir o pensamento moral de hoje.
Tanto que no direito a gnt estuda uma matéria que chama: "Direito Canônico", vc consegue ver direitinho como as leis sofreram influências do catolicismo e etc.
 #5.294
(15/09/2018, 14:15)juno Escreveu: Isso é a noção de moral. Grifei ela ali em cima no seu texto. Vc usou a palavra "bom senso".

Quem ensina essa moral pra gente é a sociedade que a gnt nasce. E por óbvio essa sociedade sofre influência de muita coisa, a religião inevitavelmente foi um dos pilares para construir o pensamento moral de hoje.
Tanto que no direito a gnt estuda uma matéria que chama: "Direito Canônico", vc consegue ver direitinho como as leis sofreram influências do catolicismo e etc.

Interessante. Não sabia disso.
Mas eu acredito ainda que com ou sem religião, existiriam as mesmas leis em relação a esse tipo de crime. É uma questão de vista voltada a evolução da espécie, a gente sabe que se matar, roubar e estuprar a gente vai entrar em declínio e não vamos conseguir sobreviver, logo a gente pune esses tipos de atos justamente para a sociedade continuar. Vejo essas leis como algo inevitável, mas certamente, só por existir essa matéria, deve existir leis que só foram feitas graças a religião, aí sim é um mérito válido da religião neste aspecto.

(15/09/2018, 14:14)Metroid Escreveu: É pela tríade religião (ao menos pros cristãos), bom senso e leis humanas. Não é por uma coisa ou por outra.

Então é como se essas pessoas tivessem duas travas. Agora vou deixar uma questão em aberta: na bíblia diz que adultério é pecado, mas até onde eu sei, na lei não tem nada disso, e sabemos de pelo menos uma pessoa cristã que traiu. Agora imagina se trair fosse contra a lei e desse uma pena bem alta, você acha que esses cristãos não iriam trair porque a religião diz que é errado ou porque eles não querem serem presos?
 #5.295
(15/09/2018, 10:19)Lonely Escreveu: Hahahaha, esse post foi 100% ateu toddynho, pqp. Me senti vendo um post da ATEA.

Ele é daqueles que acredita na ciência como uma religião, por isso ainda não é ateu de verdade.
1 usuário curtiu este post: Makoto-kun
 #5.296
(15/09/2018, 14:26)Ray Escreveu: Então é como se essas pessoas tivessem duas travas. Agora vou deixar uma questão em aberta: na bíblia diz que adultério é pecado, mas até onde eu sei, na lei não tem nada disso, e sabemos de pelo menos uma pessoa cristã que traiu. Agora imagina se trair fosse contra a lei e desse uma pena bem alta, você acha que esses cristãos não iriam trair porque a religião diz que é errado ou porque eles não querem serem presos?

até pouco tempo atrás, adultério era considerado como crime na lei brasileira, só pra constar

https://jus.com.br/artigos/7871/adulteri...dano-moral

e se comprovado adultério, cabe reparação na justiça à parte prejudicada.
 #5.297
(15/09/2018, 14:53)Gabrinius Escreveu: até pouco tempo atrás, adultério era considerado como crime na lei brasileira, só pra constar

https://jus.com.br/artigos/7871/adulteri...dano-moral

e se comprovado adultério, cabe reparação na justiça à parte prejudicada.

Tudo bem, mas o questionamento continua. Foi uma situação hipotética.

(15/09/2018, 14:42)Oiacz Escreveu: Ele é daqueles que acredita na ciência como uma religião, por isso ainda não é ateu de verdade.

Eu acredito na ciência justamente por ela não ser como uma religião. Você não tem ideia de como funciona a ciência para falar uma abobrinha dessas.
Inclusive, mesmo se eu explicasse o porquê do senhor estar falando abobrinha, não mudaria em nada visto seu post recentemente sobre animes onde eu deixei claro uma resposta que vai contra o que você pensa de mim, e mesmo eu dando exemplos como Konohana Kitan você continua com o mesmo pensamento tosco, ridículo e preconceituoso comigo, não é eu fazendo o mesmo aqui que o senhor mudaria de ideia. Então faz assim, continua selecionando o que corrobora com sua ideia e ignorando a realidade que pelo visto é isso que você quer continuar fazendo.

E se eu pareci arrogante eu peço desculpas, mas eu não gosto do que o Oiacz está fazendo, ao invés de me questionar sendo que tem contato comigo, ele prefere simplesmente me rotular do jeito que é conveniente para ele quando é muito simples para ele vir falar comigo. Eu não vi outro jeito de dizer isso sem soar arrogante.
 #5.298
(15/09/2018, 15:15)Ray Escreveu: Eu acredito na ciência justamente por ela não ser como uma religião.

Tu é fanático pela ciência como boa parte dos religiosos são pela religião, isso que quis dizer.
A forma que tu fala da ciência parece que tu não só concorda com ela, parece que é uma entidade divina como Deus mesmo.

Acho que é isso que o Lonely quis dizer quando disse "ateu toddynho".
O pessoal jovem que não se conforma só em não acreditar em religião, tem que viver lutando uma guerra santa contra ela.
1 usuário curtiu este post: Lonely
 #5.299
(15/09/2018, 14:26)Ray Escreveu: É uma questão de vista voltada a evolução da espécie, a gente sabe que se matar, roubar e estuprar a gente vai entrar em declínio e não vamos conseguir sobreviver, logo a gente pune esses tipos de atos justamente para a sociedade continuar.

e a noção de que se tem que punir esses atos pra sociedade continuar vem de onde?
 #5.300
(15/09/2018, 15:21)Oiacz Escreveu: Tu é fanático pela ciência como boa parte dos religiosos são pela religião, isso que quis dizer.
A forma que tu fala da ciência parece que tu não só concorda com ela, parece que é uma entidade divina como Deus mesmo.

Acho que é isso que o Lonely quis dizer quando disse "ateu toddynho".
O pessoal jovem que não se conforma só em não acreditar em religião, tem que viver lutando uma guerra santa contra ela.

Antes de mais nada, vou fazer um adendo que não precisa ser ateu para ser fanático pela ciência.

Eu não sou fanático pela ciência, eu não confio nela cegamente, e não é porque é uma teoria que embora tenha vários testes para comprová-la que eu vou continuar acreditando nela se eu mesmo conseguir achar erros que comprovam que ela está errada. Você tem todo direito de mostrar que está errada e podem reformular a teoria ou simplesmente ser descartada. Eu gosto muito da ciência sim, mas não, eu não sou fanático por ela, mas confesso que eventualmente passo do limite, mas não sou extremo e fanatismo é coisa de extremista.

Eu não vejo muitos ateus falando de ciência e sim sobre como lidar com a situação de ser ateu em família cristã ou de lidar com religiosos extremos ou simplesmente falando mal de religião. Para mim são coisas diferentes o fato de ser ateu e de gostar de ciência.

(15/09/2018, 15:24)Gabrinius Escreveu: e a noção de que se tem que punir esses atos pra sociedade continuar vem de onde?

Cara, eu expliquei ali e acho que de forma simples que isso foi algo que aconteceu por causa da religião, mas que mesmo sem ela a gente teria essas leis eventualmente. Mas se for para levar sua pergunta no pé da letra, eu diria porque é questão de lógica? Instinto de sobrevivência? Só lembrar do exemplo dos macacos.
Páginas (1007): 1 ... 528 529 530 531 532 ... 1007
 

Usuários visualizando este tópico: 16 Visitantes