Open Thread - 2018

Tópico em 'Vale tudo' criado por rapier em 31/12/2017, 23:19.
Páginas (1007): 1 ... 173 174 175 176 177 ... 1007
 
10063 respostas neste tópico
 #1.741
(21/04/2018, 22:59)rapier Escreveu: Ele também tá respondendo a falarem que filosofia é inútil no geral, não só no colégio.

Bem, eu to dizendo desde o início que sou contra a "matéria" no colégio, lugar acadêmico.
Assim como ensino religioso. Essas coisas as pessoas que vão atrás se tiverem interesse.
 #1.742
(21/04/2018, 22:58)Oiacz Escreveu: E porque o que era necessário há 5 mil anos é necessário hoje?

Porque o ser humano é o mesmo, porra. O ser humano amava 3 mil anos atrás, você deixou de amar agora?

(21/04/2018, 22:58)Oiacz Escreveu: Você ainda usa vela? Máquina de digitar? Ou quem sabe você lava suas roupas no rio?

Não por causa do avanço tecnológico. O avanço tecnológico não mudou a importância das artes, da filosofia e da política - que são as bases da sociedade. Roma era uma sociedade muito avançada para sua época e foi destroçada por um bando de bárbaros porque as suas bases culturais foram destruídas.

(21/04/2018, 22:58)Oiacz Escreveu: A ideia de que a sociedade vai colapsar e a partir de agora os "fortes" vão escravizar todo mundo se adolescentes não "estudarem" filosofia e sociologia é tão incrível de surreal que até japoneses pensariam duas vezes antes de fazer um anime disso.

Filho, eu tô respondendo o Metroid, tô cagando para se vai ter filosofia ou não no colégio. Se você tá querendo falar desse assunto, ótimo, pq eu não estou não.

(21/04/2018, 22:59)rapier Escreveu: Ele também tá respondendo a falarem que filosofia é inútil no geral, não só no colégio

Também não, estou falando só do geral mesmo.

Só para ficar CLARO eu peguei algo particular para falar de algo geral. Filosofia é algo essencial para o quê a gente considera como sociedade, não é algo inútil, papo fiado e coisa de canhotos.
 #1.743
(21/04/2018, 23:02)Lonely Escreveu: Porque o ser humano é o mesmo, porra.

Não acho. Pra mim o ser humano mudou demais com o passar do tempo, mas beleza Icon_lol
 #1.744
(21/04/2018, 23:06)Oiacz Escreveu: Não acho. Pra mim o ser humano mudou demais com o passar do tempo, mas beleza Icon_lol

Eu estou tendo uma matéria de literatura grega nesse semestre e durante a leitura da Illíada, nós vamos vendo como os líderes vão usando técnicas de retórica e mentira para convencer os outros a fazerem o quê eles querem. Sabe essa coisa que o Lula faz de ficar de papo fiado, utilizar de jeitos e emoções para fazer a militância recusar o óbvio, que ele é criminoso? O pessoal que lutou lá na guerra de Tróia fazia a mesmíssima coisa e o povo acreditava da mesma maneira que acredita hoje.
 #1.745
(21/04/2018, 23:02)Lonely Escreveu: Roma era uma sociedade muito avançada para sua época e foi destroçada por um bando de bárbaros porque as suas bases culturais foram destruídas.

Curiosamente é o que a esquerda no mundo todo está fazendo, apoiada por uma legião de filósofos.
1 usuário curtiu este post: Makoto-kun
 #1.746
(21/04/2018, 23:10)Lonely Escreveu: Eu estou tendo uma matéria de literatura grega nesse semestre e durante a leitura da Illíada, nós vamos vendo como os líderes vão usando técnicas de retórica e mentira para convencer os outros a fazerem o quê eles querem. Sabe essa coisa que o Lula faz de ficar de papo fiado, utilizar de jeitos e emoções para fazer a militância recusar o óbvio, que ele é criminoso? O pessoal que lutou lá na guerra de Tróia fazia a mesmíssima coisa e o povo acreditava da mesma maneira que acredita hoje.

E estamos ensinando filosofia e adiantou de algo ou podemos dizer que agravou um pouco a situação? Não colocando culpa na filosofia em si... mas em quem se aproveita dela. A filosofia realmente tem uma história pra contar, mas a minha visão dela hoje, é que é usada só como ferramenta para causar justo o que você citou. Claro, não tenho base em estudo para afirmar isso.

Se o bem é usado de forma errada, prefiro que não seja usado, só isso. Não tenho ideia do que fazer, mas sei que podíamos pensar em um approaching novo para os problemas da sociedade.

Continuando a ser chato, a filosofia tá tipo... vamos estudar o que a sociedade fez de certo e errado, mas sem nunca apresentar sugestões de possíveis mudanças para o errado, para então a sociedade continuar cometendo os mesmos erros para termos estudo de como a sociedade não muda até 2607.
 #1.747
(21/04/2018, 23:21)Oiacz Escreveu: E estamos ensinando filosofia e adiantou de algo ou podemos dizer que agravou um pouco a situação?

Uai, o ser humano é o mesmo, mas a sociedade melhorou. Existe leis, sociedade e etc, não existe? A questão é que filosofia é um instrumento para isso. Recusá-la é querer voltar ao ponto antes da civilização.

(21/04/2018, 23:21)Oiacz Escreveu: Não colocando culpa na filosofia em si... mas em quem se aproveita dela. A filosofia realmente tem uma história pra contar, mas a minha visão dela hoje, é que é usada só como ferramenta para causar justo o que você citou. Claro, não tenho base em estudo para afirmar isso.

Não é tão simples assim, você tá fazendo isso aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Correlatio..._causation

(21/04/2018, 23:21)Oiacz Escreveu: Se o bem é usado de forma errada, prefiro que não seja usado, só isso.

Não é assim.

(21/04/2018, 23:21)Oiacz Escreveu: Não tenho ideia do que fazer

Agora só tem uma solução: pensar nisso, pegar o quê quem veio antes pensou e refletir sobre isso e tirar uma conclusão. Parabéns, Oiacz, você é o novo filósofo.

(21/04/2018, 23:21)Oiacz Escreveu: mas sem nunca apresentar sugestões de possíveis mudanças para o errado,

Eu não consigo pensar de cabeça um filósofo que não tenha apresentado uma sugestão para ''possível mudança''. Todo filósofo busca a verdade, então todo fazem sugestões para mudar o errado.
 #1.748
Eu acho que quem quiser filosofar que filosofe a vontade mas sem usar dinheiro público ou estrutura. Podem filosofar no meio da praça ou fazer videos pro Youtube que eu não ligo. Escuta quem quiser e assim não incomoda ninguém.
1 usuário curtiu este post: Oiacz
 #1.749
(21/04/2018, 23:26)Lonely Escreveu: Eu não consigo pensar de cabeça um filósofo que não tenha apresentado uma sugestão para ''possível mudança''. Todo filósofo busca a verdade, então todo fazem sugestões para mudar o errado.

Sorry, to falando sobre a matéria em si e não sobre filósofos. O fato de estudarmos mas, hoje, dificilmente apresentarmos algo.

(21/04/2018, 23:31)Kyyzao Escreveu: Eu acho que quem quiser filosofar que filosofe a vontade mas sem usar dinheiro público ou estrutura. Podem filosofar no meio da praça ou fazer videos pro Youtube que eu não ligo. Escuta quem quiser e assim não incomoda ninguém.

Basicamente isso. Eu disse lá atrás. Se quero aprender sobre religião, vou pra Igreja, e assim vai...
 #1.750
(21/04/2018, 23:32)Oiacz Escreveu: Sorry, to falando sobre a matéria em si e não sobre filósofos. O fato de estudarmos mas, hoje, dificilmente apresentarmos algo.


Basicamente isso. Eu disse lá atrás. Se quero aprender sobre religião, vou pra Igreja, e assim vai...

Exato, concordo 100% com você então.
Páginas (1007): 1 ... 173 174 175 176 177 ... 1007
 

Usuários visualizando este tópico: 44 Visitantes