Ficha técnica:
Título: Hikyou Tanken Fam & Ihrlie
Título alternativo: Sinônimo: Fam and Ihrie - Ruin Explorers, Fam et Ihrlie, exploratrices, Ruin Explorers | Japonês: 秘境探検 ファム&イーリー | Abreviatura: -
Formato: OVA
Gênero: Aventura, Ação, Fantasia, Magia
Obra original: Mangá - 2 volumes
Público-alvo da obra original: -
Editora (Label): -
Escrito por: Tanaka Kunihiko
Site oficial: http://web.archive.org/web/2006030208421..._n_ihrlie/
Estúdio: Animate Film
Produtora: Bandai Visual, Movic, Nippon Columbia
Diretor: Mori Takeshi
Supervisor do script: Mori Takeshi
Character designer: Kaiya Toshihisa
Data de estréia: 25/06/1995
Número de episódios: 4
Abertura: "Magical Beat!" por Matsumoto Rika
Encerramento: "Dear Myself: Watashi Dake no Time Capsule" por Konno Kumi
Maiores informações: [Wikipedia (EN) | Wikipedia (PT) | MyAnimeList | AnimeNewsNetwork | AniDB]
Assisti esse OVA: https://myanimelist.net/anime/1181/Hikyo...m___Ihrlie
Ruin Explorers, de 1995.
É uma daquelas pequenas histórias em mundo de fantasia da década de 1990, "genérica" em um bom sentido, bastante boa. É uma história simples de um par de moços procurando tesouros em ruínas, porque uma delas chamada Ihrie está atrás de um famoso artefato mágico poderosíssimo que ela quer usar para remover uma maldição que jogaram nela. E com o passar dos episódios ela encontra e enfrenta uma dupla rival e se envolvem com um lobo solitário que está atrás do mesmo artefato por vingança.
É um ova curto então a animação é bem decente, aquele design de personagens tão clássico da década de 1990 com olhos grandes e cabelos pontudos se torna agradável. E como eu disse, é uma série genérica no bom sentido, não há nada de diferente, a história é bem previsível apesar de eu ter tido a impressão de que no final o poder da amizade foi negado para salvar o dia (!!!!!).
Gostei muito dos personagens, há fanservice só que ele não é irritante. No primeiro episódio as duas descansam em uma taverna e a Ihrie toma um banho. Apenas a aproveitam a oportunidade para mostrar uns peitinhos sem fazer escândalo, e em geral as personagens não fazem escândalo, eles tem todos uma química bastante razoável. É uma série curta com o objetivo de entregar o básico e divertir, e muito bem sucedida nisso. É aquele tipo de série que te faz pensar que seria ótimo se tivesse continuações no mesmo nível ou se fosse mais longa, preferível a muitas outras descartáveis da época, mas infelizmente só há isso mesmo.