Compartilho de algumas idéias que li por aqui. Acho que tem muita coisa nos animes que conflitam com o senso moral ocidental. O povo começa a buscar animes ativamente na adolescência quando está com a cabeça mais aberta, mais curioso pela cultura ou em busca de coisas mais... sugestivas... Daí começam pelos mais populares. Mas mídia é algo que vive muito da sua capacidade de se propagar em grupos. A maioria dos animes é de péssima qualidade, e mesmo os que considero bons provavelmente possuem diversos aspectos que precisam ser relevados devido a diferenças culturais. Ou seja, há uma grande dificuldade em encontrar animes bons, em encontrar animes dos quais você não sinta vergonha de comentar que assiste, e que consigam cativar outras pessoas em número expressivo pra manter o interesse pela série vivo. Então a capacidade de formar grupos interessados é limitada, o esforço pra encontrar obras boas desestimula e você se sente pouco à vontade a conversar sobre com pessoas que você sabe ou acha que não conhecem anime. Tudo contribui para que o interesse por outras coisas tomem o lugar que você dava pra animes e acabe deixando de lado, voltando eventualmente quando algo de muito hype surge mas só de forma pontual mesmo. Pelo menos é como imagino que seja para a maioria, mas sem nenhuma base mesmo, então tudo que falei pode estar errado que não me surpreenderia. Acho que a "idéia" de assistir anime já teve seus 15 minutos de fama, mas no fim o que restou foi a solidificação da visão de desdém para com animes no imaginário popular. Daí somado a tanta coisa interessante que vocês comentaram como a questão do público que banca, dos modos de distribuição, presença dos smartphones com serviços concorrentes, etc. acaba parecendo que será um futuro bem pessimista mesmo.
(03/09/2017, 00:34)Israfil Escreveu: A maioria dos animes é de péssima qualidade, e mesmo os que considero bons provavelmente possuem diversos aspectos que precisam ser relevados devido a diferenças culturais.
Não consigo ver relação entre a suposta falta de qualidade e a redução de público. Por exemplo, pode-se dizer que a música brasileira de massa está piorando a cada década nem por isso o número de gente que ouve esse tipo de música diminui. Os animes que fizeram e fazem sucesso aqui não são exatamente os animes que gostem de elogiar por sua qualidade acima da média.
Antes de julgar a tal qualidade, povo vê é a premissa. Se o anime é sobre teatro, mecha, idols ou sobre PN, assuntos de interesse bastante limitado entre quem vê anime, a pessoa não vai nem assistir. A falta de assuntos relevantes pro povo limita muito mais o público do que essa noção de qualidade.
É como eu já falei em https://anime-forum.info/showthread.php?...#pid236714: não adianta acessibilidade por si só se o que é oferecido não bate com o interesse da SJCO.
uma solução é jogar no jogo deles, uma boa seria se houvesse mais gente falando de animes em seus canais de séries (youtube), explicando sobre animes e tudo mais, pessoal tem que entender q anime tem algo para todo mundo, não é só o q eles viram em DB.
a melhor forma de penetrar na comunidade jovem e fazer alguns fãs seria pelo youtube na minha opinião em resumo pelo fã labor.
(03/09/2017, 09:58)Aria-shachou Escreveu: e solução??? vcs já pensaram em alguma?
uma solução é jogar no jogo deles, uma boa seria se houvesse mais gente falando de animes em seus canais de séries (youtube), explicando sobre animes e tudo mais, pessoal tem que entender q anime tem algo para todo mundo, não é só o q eles viram em DB.
a melhor forma de penetrar na comunidade jovem e fazer alguns fãs seria pelo youtube na minha opinião em resumo pelo fã labor.
Os japas já estão agindo sobre isso... fazendo remake/continuação de coisa antiga que fez sucesso aqui no Ocidente. Olha só o que já saiu ou vai sair mais:
Berserk
Sailor Moon
Saint Seiya
Dragon Ball
Code Geass
Cardcaptor Sakura
Full Metal Panic
Negima
Basilisk
Furikuri (mais sucesso nos EUA do que aqui)
Gantz
Digimon Adventure
Yamato
Quem imaginava mais Furikuri? Mais Sakura? Mais Basilisk? E olhe que eu devo estar esquecendo outro revival de franquia old.
E ainda tem os mais recentes, sem contar shonen infinito padrão: os Fate, Kyojin, Nanatsu no Taizai, Steins, DxD 4, OPM 2, SAO, Nogenora, Mahouka... a tendência de revivais e o aumento das continuações é um sinal da reação japa. Eles estão revisitando os sucessos de outrora e o que já faz sucesso. Claro que esse revival pode ser um péssimo sinal: Hollywood tá fazendo o mesmo e isso indica que a criatividade do povo tá morrendo, mas ainda é um sinal.
(03/09/2017, 09:58)Aria-shachou Escreveu: e solução??? vcs já pensaram em alguma?
Faz reviews compradas
Se quisessem resolver, uma pesquisa já dava a dica do que o público quer adaptado, aí era só o ocidente ajudar a financiar.
Um stream com uma adaptação decente de berserk já cairia nas graças do povo, mas acho que ninguém está muito afim de investir nisso lol
(03/09/2017, 10:30)rapier Escreveu: Isso já existe: http://www.anime-now.com/. É um site de propaganda financiado pelas produtoras, disfarçado de site de notícia.
Quis dizer review comprada no youtube, com direito a unboxing dos brinquedos
meio decadente esse rumo do japão, visto o exemplo americano... acho q uma hora vamos ganhar, estamos falando de uma indústria que já passou por tanta coisa, é tão bizarra e errada e mesmo assim continua.
pessoal tbm sempre falou isso dos games e eles nunca morreram, sempre vai ter essa preocupação e medo, comparando com o auge... vou acompanhar o tópico, mas fico triste em saber desses problemas.
(03/09/2017, 10:43)Aria-shachou Escreveu: meio decadente esse rumo do japão, visto o exemplo americano... acho q uma hora vamos ganhar, estamos falando de uma indústria que já passou por tanta coisa, é tão bizarra e errada e mesmo assim continua.
A indústria de mídia continua, sempre continua. Povo fala do declínio dos animes mas os lucros ano após ano só aumentam. O que há dúvida é se a fanbase vai continuar sendo a mesma.