Open Thread - 2017

Tópico em 'Vale tudo' criado por rapier em 01/01/2017, 00:01.
Páginas (770): 1 ... 595 596 597 598 599 ... 770
 
7694 respostas neste tópico
 #5.961
(28/08/2017, 21:13)Tacalho Escreveu: Heil mein Führer!

[Imagem: nnOnRaZ.jpg]

ilustrei teu post pra melhor compreensão
 #5.962
(28/08/2017, 21:06)JJaeger Escreveu:
Spoiler: Imagem  
[Imagem: ebVlM5a.jpg]

tava andando no deviantart e achei essa bizarrice

tem uns cara que diz que os índio fazia trocas com os portugueses e nem eram explorados, nem sei mais em quê acreditar

Acredite no que você quiser, afinal nenhum deles estão vivos para comprovar.  HAHA!
 #5.963
(28/08/2017, 21:18)Gabrinius Escreveu: acredito que você devia é escolher melhor os lugares que navega.

os grupo de fb é legal se vc sabe como usar eles
 #5.964
(28/08/2017, 21:19)Kyyzao Escreveu: Acredite no que você quiser, afinal nenhum deles estão vivos para comprovar.  HAHA!

nessas horas que é legal conhecer o metroid, ele pode testemunhar até sobre a morte dos dinossauros.
 #5.965
não perde uma
 #5.966
(28/08/2017, 21:06)JJaeger Escreveu:
Spoiler: Imagem  
[Imagem: ebVlM5a.jpg]

tava andando no deviantart e achei essa bizarrice

tem uns cara que diz que os índio fazia trocas com os portugueses e nem eram explorados, nem sei mais em quê acreditar

Me pareceu mais uma brincadeira mesmo. Mas tem que se lembrar que o Brasil Império era um Estado multi-étnico, integrando vários povos diferentes sob uma língua e cultura comum (a cultura ibérico-católica dos portugueses). Colocar o índio como participante e integrante do Império não é um absurdo, muito pelo contrário. Talvez as controvérsias que surgem vem mais de mal-tratos em relação aos indígenas, mas deve-se tomar cuidado:

- Os portugueses foi talvez o povo que mais respeitava suas "colônias": quando houve mal-tratos em relação aos indígenas, era mais por questões políticas (poder) e de crença/moral, do que por questões economicas ou raciais. Tanto que no início se enviou padres para o Brasil (jesuítas) para evangelizar os índios, pois eram considerados "povos novos" que desconheciam "a revelação de Cristo". A escravização de indíos foi episódicas, e se deu mais por razões economicas, do que por questões de "supremacia cultural" ou racial (como ocorreu com os outros colonizadores). Os espanhóis eram mais radicais em questão de crença (matavam os índios por enxergar a crença indígena inferior), enquanto britânicos e americanos eram a favor de distinção entre colonizador-colonizado através de durissíma segregação racial (racismo). Veja a África hoje: os países colonizados pelos portugueses tem relativa estabilidade política por lá, ao contrário dos outros que foram colonizados.

- O português concedia o direito à "portugalidade", bastando você ser católico (crença) e aceitar (em partes) a cultura portuguesa. Daí que a miscigenação entre português e os povos daqui foi feita desde o início da "colonização": o que não vai faltar é exemplo de caboclos e mulatos ocupando grandes cargos e postos aqui. O caso português é um caso singular e único. É por isso que aqui, no Brasil, você não vê "tensões raciais" com a mesma intensidade do que ocorre em boa parte dos países europeus e americanos (aonde a colonização foi feita de maneira mais agressiva e segregadora). A integração entre o português e indígena se deu de forma mais natural do que qualquer outro lugar.

- Cuidado com a opinião da esquerda em relação aos indígenas: a idéia que eles transmitem é que o indígena vivia em um estado de inocência "adâmica" e viva em um "paraíso verde", até que veio o "europeu corruptor". Certamente o português tinha suas "segundas intenções" aqui, mas o índio não vivia em estado de inocência adâmica antes dele chegar aqui: já havia guerras tribais entre os índigenas por poder e território, e um punhado de índios se "vendiam" por coisas baratas, como bugigangas trazidas pelos portugueses e bebida barata. Os portugueses tinham interesses? Tinham. E os indíos também, como qualquer ser humano.
2 usuários curtiram este post: JJaeger, Makoto-kun
 #5.967
Na escola eu aprendi que os portugueses vieram, escambaram os índios, depois vieram os católicos e convenceram a coroa a deixar os indígenas quietos e só usar escravo negro. Não sou de ficar estudando muito história, então só tenho essas ideias rasas.

O professor que me ensinou essa matéria dos indios era bem esquerdista, com direito a camiseta do Marx e temer golpista, pra ele o Silvio Santos era um maçom malvado que usou a influencia da família pra continuar rico, que a identidade real dele nem é Silvo, mas outra. O cara era bem casca grossa.
 #5.968
o melhor dizer pra se lembrar, concordando com o grande cumpadi lucius, é que ao contrário do que muita gente pensa, história não é um assunto simples.

quando ela parecer simples é porque estão te ensinando asneira.
 #5.969
(28/08/2017, 23:06)JJaeger Escreveu: Na escola eu aprendi que os portugueses vieram, escambaram os índios, depois vieram os católicos e convenceram a coroa a deixar os indígenas quietos e só usar escravo negro. Não sou de ficar estudando muito história, então só tenho essas ideias rasas.

Ele não tá errado, se a colonização portuguesa foi mais leve se deveu porque Portugal tinha 1 milhão de habitantes e uma área gigantesca aqui e na África para cuidar, portanto, foi necessário integrar os índios. E os católicos, de fato, ajudaram os indígenas. E as sociedades indígenas daqui eram menos ''civilizadas'' do que as das áreas dos espanhóis, logo a resistência foi bem menor.

O homem caipira - o ''verdadeiro'' habitante do Brasil, é o homem mameluco.
 #5.970
(28/08/2017, 21:24)Gabrinius Escreveu: nessas horas que é legal conhecer o metroid, ele pode testemunhar até sobre a morte dos dinossauros.

Impossivel ser testemunha disso.
Páginas (770): 1 ... 595 596 597 598 599 ... 770
 

Usuários visualizando este tópico: 45 Visitantes