Animes de blogueiro

Tópico em 'Discussões gerais' criado por rapier em 29/10/2016, 16:02.
Páginas (83): 1 ... 52 53 54 55 56 ... 83
828 respostas neste tópico
 #531
(16/04/2017, 23:01)Oiacz Escreveu: Mas o Jasque é, e isso ele não pode negar

O @jasque precisa ter uma lista de animes maior pra ser melhor avaliado (e também precisa postar nos tópicos que faltam).
Responder
 #532
(16/04/2017, 23:01)Oiacz Escreveu: Mas o Jasque é, e isso ele não pode negar

To mais pra blogueiro aposentado.

(16/04/2017, 23:02)rapier Escreveu: O @jasque precisa ter uma lista de animes maior pra ser melhor avaliado (e também precisa postar nos tópicos que faltam).

Eu vou ver se atualizo mais.

Coloquei alguns mangás que eu estou lendo também...
Responder
 #533
Comédia de ler o tópico é que até hoje o povo tá quebrando a cabeça pra entender um termo que inventou. Nenhum anime "de blogueiro" tá tentando ser "de blogueiro" então a ideia de que algo "anormalmente bom" é blogueiragem por exemplo só serve pra ficarem discutindo se anime x ou y é ou não blogueiragem por ser inconvencional. Detectar blogueiragem, se é que isso existe, deveria ser algo relativamente simples, que é como eu entendia o termo como piada interna quando o @rapier usava: "É algo que aparece com mais frequência no radar dos blogueiros do que da crítica especializada." Pronto. 

Se for pensar em como Blog funciona, um blog é basicamente um lugar onde o dono do site vai postar o que pensa ou o que quer pra uma audiência fechada, diferente de um site de reviews ou qualquer coisa vinda da crítica especializada (não que o blogueiro não entenda do assunto, mas ele fala a uma audiência que ou é inexistente ou tá lá porque concorda com tudo que ele fala e não por qualificações do escritor ou influência). Hoje em dia esse lugar do blog de antigamente tá virando os canais do youtube (com certa diferença na audiência, já que o youtube tem mais ganchos pra profissionalizar e monetizar a coisa, gerando responsabilidades pra quem tem mais audiência). 

Anime de blogueiro pra mim então sempre caiu no lugar dos animes que ou aparecem mais nesse radar, ou tem umas iscas gigantes pra aparecer. A parte do inconvencional só surge quando o anime começa aparecer no radar, mas não tem importânica. Falo de importância, pq pra mim algo facilmente criticável como Evangelion por mais blogueiro que pareça nunca entraria nesse âmbito por ter tido importância real então obviamente gerar discussão. Se a diferença for "blogueiragem é anime com conteúdo intelectual e etc", então isso é basicamente falar que o resto dos animes tem que ser burro. Gits por exemplo tem centenas de publicações online e pelo menos na época que eu entendia o que esse termo implicava, eu nunca vi o @rapier falar que Gits era blogueiragem, embora não ficaria surpreso em ouvir que é "anime de blogueiro", com a seguinte diferença: Não é por Gits ter trocentas publicações que isso é "estranho", é uma obra que atinge uma audiência ampla e tem importância crítica no mercado, logo é de se esperar, assim como shounen, que seja discutido, pois é conhecido. Muito ajuda que Gits tenha de fato questões sendo levantadas, que não é característica de blogueiragem pra mim e sim de qualquer coisa que queira exigir um pouco mais de fosfato, ontem mesmo assisti a palestra do Warren sobre Deus Ex na GDC onde ele comenta que se você não tem uma questão a apresentar, é melhor não fazer nada, e eu concordo com ele, mesmo que sua questão seja querer divertir e não discutir por você achar que tal coisa faz falta no mercado. Ou vamos começar a falar de "jogo de blogueiro agora?" Seriam os indie esses aí? 

O que pra mim é instaneamente blogueiragem, são coisas tipo Kara no Kyoukai que discutem filosofia de boteco. Aquilo não serve pra nada além do ego do autor, dificilmente vai aparecer no radar da crítica especializada como algo influente que mudou a indústria, mas facilmente é transformado em texto de blog em vista dos ganchos que te dá para ser analisado dado o estado "inconvencional" da narrativa. "Os personagens estão falando de Jung e eu entendi! Vou postar no meu blog mesmo essa discussão mesmo não tendo a menor ultilidade prática" (Até porque se tivesse o autor não ia esconder no roteiro e sim expor o problema). De resto, só ver se o que está pipocando no radar dos blogs não tá mais pra algo que eles gostam e querem teorizar/elogiar/mostrar a um público pequeno ou relativamente pequeno, do que algo de relevante. Por exemplo, o @Oiacz tentou colocar Perfect Blue como blogueiragem, mas é um filme influente de importânicia e alcance internacional que foi criticado por diversos profissionais, logo falar disso não é falar com sua audiência fechada. Já coisas como Yuri on Ice que aparecem no kotaku (que é um blog disfarçado de site e de vez em quando um site que quer ser blog, conforme convém), só importam à fanbase e quando aparecem em algum lugar sério é afastado como uma obra de nicho (fãs de anime, fãs de viadagem, ou o que for) em vez de analisado como um filme e não como algo do Japão ou como "anime". Exemplos: Gits, PB, as coisas do Ghibli, Akira, alita e afins. 

Claro que isso é só minha opinião e esse termo blogueiragem nem existe a sério a ponto de eu gostar de acompanhar esse tópico (mas me marcaram e etc), mas é assim que eu entendo quando usam o termo pra falar de algum anime comigo.
2 usuários curtiram este post: Aria-shachou, gangrena
Responder
 #534
(21/04/2017, 08:12)Opeth Escreveu: Comédia de ler o tópico é que até hoje o povo tá quebrando a cabeça pra entender um termo que inventou.

O povo que tá quebrando a cabeça são os que mais gostam de blogueiragem ou quem não tem XP pra entender. É um conceito mais difícil de entender do que anime pra fujoshi.

(21/04/2017, 08:12)Opeth Escreveu: Nenhum anime "de blogueiro" tá tentando ser "de blogueiro" então a ideia de que algo "anormalmente bom" é blogueiragem por exemplo só serve pra ficarem discutindo se anime x ou y é ou não blogueiragem por ser inconvencional. Detectar blogueiragem, se é que isso existe, deveria ser algo relativamente simples, que é como eu entendia o termo como piada interna quando o @rapier usava: "É algo que aparece com mais frequência no radar dos blogueiros do que da crítica especializada." Pronto. 

Mas é simples. Muita gente já entendeu o que é blogueiragem, só ver o Now Playing. Quem não entende é quem tem menos XP anímica e/ou quem não consegue dissociar seu gosto do conceito. HAHA!

(21/04/2017, 08:12)Opeth Escreveu: Anime de blogueiro pra mim então sempre caiu no lugar dos animes que ou aparecem mais nesse radar, ou tem umas iscas gigantes pra aparecer. A parte do inconvencional só surge quando o anime começa aparecer no radar, mas não tem importânica. Falo de importância, pq pra mim algo facilmente criticável como Evangelion por mais blogueiro que pareça nunca entraria nesse âmbito por ter tido importância real então obviamente gerar discussão. Se a diferença for "blogueiragem é anime com conteúdo intelectual e etc", então isso é basicamente falar que o resto dos animes tem que ser burro. Gits por exemplo tem centenas de publicações online e pelo menos na época que eu entendia o que esse termo implicava, eu nunca vi o @rapier falar que Gits era blogueiragem, embora não ficaria surpreso em ouvir que é "anime de blogueiro", com a seguinte diferença: Não é por Gits ter trocentas publicações que isso é "estranho", é uma obra que atinge uma audiência ampla e tem importância crítica no mercado, logo é de se esperar, assim como shounen, que seja discutido, pois é conhecido.

Eu discuti no tópico sobre a dificuldade de classificar animes velhos como blogueiragem porque eles não atingem a insularidade autista de obras como Kara no Kyoukai nem o nível de lombra/hipsterismo necessário pra poderem se tornar um mundo à parte mesmo que tratem do mundo anímico. Ser blogueiragem ou não não está relacionado ao anime ter ou não assunto a tratar.

Pra mim GITS SAC claramente não é blogueiragem, mas tenho minhas dúvidas quanto ao primeiro filme. O Innocence é blogueiragem.

(21/04/2017, 08:12)Opeth Escreveu: O que pra mim é instaneamente blogueiragem, são coisas tipo Kara no Kyoukai que discutem filosofia de boteco. Aquilo não serve pra nada além do ego do autor, dificilmente vai aparecer no radar da crítica especializada como algo influente que mudou a indústria, mas facilmente é transformado em texto de blog em vista dos ganchos que te dá para ser analisado dado o estado "inconvencional" da narrativa. "Os personagens estão falando de Jung e eu entendi! Vou postar no meu blog mesmo essa discussão mesmo não tendo a menor ultilidade prática" (Até porque se tivesse o autor não ia esconder no roteiro e sim expor o problema).

Correto, isso é blogueiragem óbvia.

(21/04/2017, 08:12)Opeth Escreveu: De resto, só ver se o que está pipocando no radar dos blogs não tá mais pra algo que eles gostam e querem teorizar/elogiar/mostrar a um público pequeno ou relativamente pequeno, do que algo de relevante. Por exemplo, o @Oiacz tentou colocar Perfect Blue como blogueiragem, mas é um filme influente de importânicia e alcance internacional que foi criticado por diversos profissionais, logo falar disso não é falar com sua audiência fechada.

É blogueiragem mesmo tendo público "amplo", fora do estrito mundo anímico. Boa parte do público amplo disso é gente que é classificável como hipster.

O nível de lombra nisso já o coloca como blogueiragem, são pouquíssimos os animes de lombra que claramente não têm blogueiros (ou hipsters e termos parecidos) como público-alvo, tipo https://anime-forum.info/showthread.php?tid=1461.

(21/04/2017, 08:12)Opeth Escreveu: Já coisas como Yuri on Ice que aparecem no kotaku (que é um blog disfarçado de site e de vez em quando um site que quer ser blog, conforme convém), só importam à fanbase e quando aparecem em algum lugar sério é afastado como uma obra de nicho (fãs de anime, fãs de viadagem, ou o que for) em vez de analisado como um filme e não como algo do Japão ou como "anime". Exemplos: Gits, PB, as coisas do Ghibli, Akira, alita e afins.

Yaoi on Ice é anime pra fujoshis e também discutimos sobre a dificuldade de separar anime pra fujoshi de blogueiragem porque nativamente a blogueiragem toma conta desse tipo de gênero.

(21/04/2017, 08:12)Opeth Escreveu: Claro que isso é só minha opinião e esse termo blogueiragem nem existe a sério a ponto de eu gostar de acompanhar esse tópico (mas me marcaram e etc), mas é assim que eu entendo quando usam o termo pra falar de algum anime comigo.

Claro que não é sério e tu nem precisa entrar na brincadeira. HAHA!
Responder
 #535
(21/04/2017, 08:12)Opeth Escreveu: Comédia de ler o tópico é que até hoje o povo tá quebrando a cabeça pra entender um termo que inventou.

Blogueiragem está longe de ser um termo inventado nesse fórum ou no irc de vocês. Animes recebem essa classificação há anos e em diversos lugares, mas talvez você conheça tais classificações mais como "pseudocult" se frequenta fóruns gringos além desse aqui.

(21/04/2017, 08:12)Opeth Escreveu: Nenhum anime "de blogueiro" tá tentando ser "de blogueiro" então a ideia de que algo "anormalmente bom" é blogueiragem por exemplo só serve pra ficarem discutindo se anime x ou y é ou não blogueiragem por ser inconvencional.

Ninguém que entende o que é blogueiragem (eu, rapier e mais alguns poucos) está atribuindo qualidade positiva ou negativa pelas obras serem "blogueiragem". Quem está fazendo isso são os desesperados para serem reconhecidos como blogueiros, sendo que sequer entendem o princípio da coisa.

(21/04/2017, 08:12)Opeth Escreveu: Ou vamos começar a falar de "jogo de blogueiro agora?" Seriam os indie esses aí? 

Não conheço o mundo de jogos então não sei quais se encaixariam nessa definição- se algum se encaixaria.

(21/04/2017, 08:12)Opeth Escreveu: Por exemplo, o @Oiacz tentou colocar Perfect Blue como blogueiragem, mas é um filme influente de importânicia e alcance internacional que foi criticado por diversos profissionais, logo falar disso não é falar com sua audiência fechada.

Mas quem deu ouvidos para isso na comunidade anímica? A comunidade blogueira internacional.
Ter ampla disseminação pelo público não-anímico não torna a obra não-blogueiragem perante o grupo anímico.
Responder
 #536
Esse lance de anime de blogueiro é muita blogueiragem mesmo.
5 usuários curtiram este post: jasque, Lanturia, Lonely, Opeth, Scar
Responder
 #537
(21/04/2017, 10:20)Oiacz Escreveu: Blogueiragem está longe de ser um termo inventado nesse fórum ou no irc de vocês. Animes recebem essa classificação há anos e em diversos lugares, mas talvez você conheça tais classificações mais como "pseudocult" se frequenta fóruns gringos além desse aqui.

Considero o termo hipster melhor pra classificar blogueiragem do que "pseudocult", pois os gringos não associam pseudocult a blogueiragens da categoria 7. Ninguém classifica Shouwa Genroku como pseudo alguma coisa.
Responder
 #538
(21/04/2017, 10:24)Metroid Escreveu: Esse lance de anime de blogueiro é muita blogueiragem mesmo.

Exatamente. Vou até escrever uma nota num blog aqui rapidão. HAHA!
2 usuários curtiram este post: Opeth, Scar
Responder
 #539
(21/04/2017, 10:24)rapier Escreveu: Considero o termo hipster melhor pra classificar blogueiragem do que "pseudocult", pois os gringos não associam pseudocult a blogueiragens da categoria 7. Ninguém classifica Shouwa Genroku como pseudo alguma coisa.

Esqueci de levar isso em consideração, mas tirando alguns poucos exemplos como Showa Genroku, geralmente usavam mais o pseudocult para se referir a obra e hipster para se referir a pessoa que assiste a tal obra.
Responder
 #540
(21/04/2017, 10:27)Oiacz Escreveu: Esqueci de levar isso em consideração, mas tirando alguns poucos exemplos como Showa Genroku, geralmente usavam mais o pseudocult para se referir a obra e hipster para se referir a pessoa que assiste a tal obra.

Hipster refere-se tanto à subcultura hipster quanto ao membro dela. Quem é membro da subcultura hipster é hipster. Note que a categoria 7 é hipsterismo mas não é pseudocult.
Responder
Páginas (83): 1 ... 52 53 54 55 56 ... 83

Usuários visualizando este tópico: 10 Visitantes