Open Thread - 2017

Tópico em 'Vale tudo' criado por rapier em 01/01/2017, 00:01.
Páginas (770): 1 ... 273 274 275 276 277 ... 770
 
7694 respostas neste tópico
 #2.741
(07/04/2017, 23:37)gusyavoo Escreveu: Eu acho que é fundamental discutir os impactos que uma religião teve em uma sociedade e na história, etc.
Mas não vejo nenhum beneficio em discutir as ideias/crenças de uma religião na escola.

Só que inevitavelmente uma coisa levará à outra.
 #2.742
(07/04/2017, 23:35)gusyavoo Escreveu: @Gabrinius religião é crença, não é ciência. Porque se deve discutir crença em um ambiente acadêmico?
Eu ainda acho que você tá confundindo religião com história.
 
(07/04/2017, 23:28)gusyavoo Escreveu: Me admira muito vocês acharem isso.
Mas esquecendo essa parte, não entendo como vocês não veem a religião como algo totalmente pessoal.

Bem, você diz "pessoal", mas...
Pode ter certeza que praticamente nenhuma dessas crianças e adolescentes sequer parou para pensar sobre a religião que seguem. Vão apenas na inércia dos pais e do lugar onde vivem.

É para isso que serve esse debate, essa troca de ideias.
 #2.743
Poxa, você ao menos ta lendo o que eu to escrevendo ou ta se negando por ser algo de fora da bolha?

O estudo e debate desse conjunto de crenças e descrenças, suas diferenças, suas semelhanças e tudo mais é uma ciência.

Você que ta confundindo aula, estudo e debate com doutrinação religiosa. Onde foi que eu disse pra ensinarem estudo bíblico ou algo do tipo na escola? Eu e os demais colegas falamos, ate onde entendi, de estimular debate e senso critico sobre o assunto.
1 usuário curtiu este post: Amagami
 #2.744
(07/04/2017, 23:38)Metroid Escreveu: Só que inevitavelmente uma coisa levará à outra.

Pessoalmente eu acho fácil distinguir isso.
Na história, você vai dizer que uma sociedade começou uma guerra devido a X, usou valores religiosos para justificar, etc.
Ou seja, você vai usar a religião como meio para justificar acontecimentos.

Isso é muito diferente de chegar um professor e perguntar quais os valores de tal religião.
 #2.745
(07/04/2017, 23:36)Metroid Escreveu: É mais crítica do que retrato. Teve um episódio que tratou justamente da questão do estado laico, com o diretor sendo bem claro: "deus não tem lugar nesta escola".

Ironicamente, isso não seria uma escola laica. HAHA!
 #2.746
(07/04/2017, 23:40)Gabrinius Escreveu: Poxa, você ao menos ta lendo o que eu to escrevendo ou ta se negando por ser algo de fora da bolha?

Não entendi.

(07/04/2017, 23:40)Gabrinius Escreveu: O estudo e debate desse conjunto de crenças e descrenças, suas diferenças, suas semelhanças e tudo mais é uma ciência.

Você que ta confundindo aula, estudo e debate com doutrinação religiosa. Onde foi que eu disse pra ensinarem estudo bíblico ou algo do tipo na escola? Eu e os demais colegas falamos, ate onde entendi, de estimular debate e senso critico sobre o assunto.

Não adianta discutir, você acha que discutir crenças/valores religiosos e ficar comparando religiões é uma coisa boa,
enquanto que eu vejo que isso é interferir na posição religiosa da pessoa e atropelar seus direitos.

Me pergunto qual seria a conclusão dessa "matéria", todas as religiões estão certas e agora todo mundo se entende e ama?
Como disse, pra respeitar o próximo e a religião do próxima você não precisa entender a religião alheia, só precisa ter respeito e civilização. Nada mais.
 #2.747
(07/04/2017, 23:50)gusyavoo Escreveu: Me pergunto qual seria a conclusão dessa "matéria", todas as religiões estão certas e agora todo mundo se entende e ama?
Como disse, pra respeitar o próximo e a religião do próxima você não precisa entender a religião alheia, só precisa ter respeito e civilização. Nada mais.

A matéria a tratar isso é História, e a conclusão dela não é paz e amor.
 #2.748
(07/04/2017, 23:53)rapier Escreveu: A matéria a tratar isso é História, e a conclusão dela não é paz e amor.

Mas é o que eu estou dizendo desde o inicio.
 #2.749
(07/04/2017, 23:53)gusyavoo Escreveu: Mas é o que eu estou dizendo desde o inicio.

Mas seus posts levam a entender que você quer negar o ensino/discussão disso.
 #2.750
(07/04/2017, 23:33)Gabrinius Escreveu: Conforme o que eu acredito e expressei, sua base argumentativa deve ser discutida e respeitada, e você deve ter o mesmo respeito com as teses que discorde. é isso que se faz em um ambiente acadêmico.

Contando claro que sua base não seja "deus não existe porque crente é tudo retardado e eu sou o inteligentão" e a de seus colegas não seja "porco infiel vai queimar no inferno e o diabo vai comer sua bunda".

Agora, se não houver difusão de conhecimento e consequentemente um debate mediado por um profissional (no caso o professor), o assunto ficará travado nessas idiotices acima que é o que eu escuto de ateus e crentes, é isso que estou dizendo.

Que raio de povo fica inteligente se blindando de debates e novos conhecimentos?

Não insinuei que o debate desceria até esse nível, apesar de ser perfeitamente plausível que desça. Mas quis dizer, em uma sociedade majoritariamente cristã, opiniões contrárias a determinada crença são rechaçadas com demasiado desleixo por qualquer profissional, a menos que o profissional educador seja um teólogo formado. Esse tipo de retórica é contraproducente, de modo quer seria apenas pessoas com opiniões adversas contrastando-se e consequentemente a minoria seria prejudicada pela opinião dominante. Da mesma forma que um professor comum não pode rebater um comentário embasado cientificamente de um ateu, um ateu não poderia ministrar uma aula sequer de teologia.

De todo modo, acho religião algo completamente pessoal, indiscutível no meio acadêmico, e apesar de ser base para conceitos universais de moral e caráter não serve nem para ser discutido em aula de ética, já que ao invés de ser usada para fundamentar essas normativas, seria usada de forma arbitrária impossibilitando a argumentação.
Páginas (770): 1 ... 273 274 275 276 277 ... 770
 

Usuários visualizando este tópico: 60 Visitantes