Open Thread - 2017

Tópico em 'Vale tudo' criado por rapier em 01/01/2017, 00:01.
Páginas (770): 1 ... 272 273 274 275 276 ... 770
 
7694 respostas neste tópico
 #2.731
Sem querer me meter, mas já me metendo, acho que a questão não é se fechar em uma bola e se restringir de aprender coisa novas, o problema é ser forçado aprender, sou ateu, se no meio de uma aula dessas compartilhar uma opinião contrária a determinado argumento do qual discordo, minha base argumentativa vai ser discutida ou vão me calar a boca? Se eu preferir me ater a esse tipo de discussão eu posso sair da sala ou vou ser penalizado se fizer isso?

Esse tipo de dilema está aberto a todo tipo de crença, e mesmo a falta dela.
 #2.732
(07/04/2017, 23:21)Amagami Escreveu: Acho que você tá confundindo o que é estado laico.
Na escola como objetivo de criar pensamento crítico nos estudantes, esse tipo de pensamento "já tenho bem definido e não quero nem pensar nisso" é nocivo demais. Como o @Gabrinius falou é criar uma bolha.

Pior que tá virando moda estudante falar que não quer estudar biologia por não estar de acordo as crenças, jogando na lama novamente o objetivo da escola existir ao invés de todo mundo ficar em casa.

Sério que chegou nesse ponto de não estudar biologia por ter crença contrária ao evolucionismo?
 #2.733
(07/04/2017, 23:24)Gabrinius Escreveu: Sério que chegou nesse ponto de não estudar biologia por ter crença contrária ao evolucionismo?

Nos EUA é assim, povo rejeita estudar o evolucionismo por causa do criacionismo.
 #2.734
(07/04/2017, 23:21)Amagami Escreveu: Pior que tá virando moda estudante falar que não quer estudar biologia por não estar de acordo as crenças, jogando na lama novamente o objetivo da escola existir ao invés de todo mundo ficar em casa.

Esse caso é realmente nocivo, e completamente fora do contexto, não se pode comparar algo subjetivo e pessoal como a religião com uma ciência exata, as pessoas saem perdendo bastante dessa forma, mas elas tem o direito de rejeitar, apenas não acho certo.
 #2.735
Eu me arrependo de entrar nessas discussões, vou me policiar pra evitar isso ao máximo.

(07/04/2017, 23:21)Amagami Escreveu: Acho que você tá confundindo o que é estado laico.
Na escola como objetivo de criar pensamento crítico nos estudantes, esse tipo de pensamento "já tenho bem definido e não quero nem pensar nisso" é nocivo demais. Como o @Gabrinius falou é criar uma bolha.

Pior que tá virando moda estudante falar que não quer estudar biologia por não estar de acordo as crenças, jogando na lama novamente o objetivo da escola existir ao invés de todo mundo ficar em casa.

Sem misturar as coisas, estado laico é um estado imparcial na questão religiosa.
A partir do momento em que o estado começa a dar aulas específicas sobre religião fica impossível manter a imparcialidade, muito menos em um pais cristão como o nosso.

Me admira muito vocês acharem isso.
Mas esquecendo essa parte, não entendo como vocês não veem a religião como algo totalmente pessoal.
 #2.736
(07/04/2017, 23:28)gusyavoo Escreveu: Me admira muito vocês acharem isso.
Mas esquecendo essa parte, não entendo como vocês não veem a religião como algo totalmente pessoal.

A religião é como piroca: é totalmente pessoal e não é bom forçá-la nos outros nem sair exibindo-a por aí, mas você precisa aprender como usá-la, sua função e sua interação com coisas da mesma semântica.
 #2.737
(07/04/2017, 23:23)AlekseyK. Escreveu: Sem querer me meter, mas já me metendo, acho que a questão não é se fechar em uma bola e se restringir de aprender coisa novas, o problema é ser forçado aprender, sou ateu, se no meio de uma aula dessas compartilhar uma opinião contrária a determinado argumento do qual discordo, minha base argumentativa vai ser discutida ou vão me calar a boca? Se eu preferir me ater a esse tipo de discussão eu posso sair da sala ou vou ser penalizado se fizer isso?

Esse tipo de dilema está aberto a todo tipo de crença, e mesmo a falta dela.

Conforme o que eu acredito e expressei, sua base argumentativa deve ser discutida e respeitada, e você deve ter o mesmo respeito com as teses que discorde. é isso que se faz em um ambiente acadêmico.

Contando claro que sua base não seja "deus não existe porque crente é tudo retardado e eu sou o inteligentão" e a de seus colegas não seja "porco infiel vai queimar no inferno e o diabo vai comer sua bunda".

Agora, se não houver difusão de conhecimento e consequentemente um debate mediado por um profissional (no caso o professor), o assunto ficará travado nessas idiotices acima que é o que eu escuto de ateus e crentes, é isso que estou dizendo.

Que raio de povo fica inteligente se blindando de debates e novos conhecimentos?

(07/04/2017, 23:25)rapier Escreveu: Nos EUA é assim, povo rejeita estudar o evolucionismo por causa do criacionismo.

Que bosta. Bem dizem que os simpsons é retrato fiel daquele povo
 #2.738
(07/04/2017, 23:33)Gabrinius Escreveu: Conforme o que eu acredito e expressei, sua base argumentativa deve ser discutida e respeitada, e você deve ter o mesmo respeito com as teses que discorde. é isso que se faz em um ambiente acadêmico.

Contando claro que sua base não seja "deus não existe porque crente é tudo retardado e eu sou o inteligentão" e a de seus colegas não seja "porco infiel vai queimar no inferno e o diabo vai comer sua bunda".

Agora, se não houver difusão de conhecimento e consequentemente um debate mediado por um profissional (no caso o professor), o assunto ficará travado nessas idiotices acima que é o que eu escuto de ateus e crentes, é isso que estou dizendo.

Que raio de povo fica inteligente se blindando de debates e novos conhecimentos?

@Gabrinius religião é crença, não é ciência. Porque se deve discutir crença em um ambiente acadêmico?
Eu ainda acho que você tá confundindo religião com história.
 #2.739
(07/04/2017, 23:33)Gabrinius Escreveu: Bem dizem que os simpsons é retrato fiel daquele povo

É mais crítica do que retrato. Teve um episódio que tratou justamente da questão do estado laico, com o diretor sendo bem claro: "deus não tem lugar nesta escola".
 #2.740
Eu acho que é fundamental discutir os impactos que uma religião teve em uma sociedade e na história, etc.
Mas não vejo nenhum beneficio em discutir as ideias/crenças de uma religião na escola.
Páginas (770): 1 ... 272 273 274 275 276 ... 770
 

Usuários visualizando este tópico: 52 Visitantes