Dirty Pair (1995, Sunrise)
= OVA 1 (episódios finais)
Então, terminei, e alguém aqui me olhará torto se eu disser que me divertir mais do que com Cowboy Bebop?
Sério, Cowbe é mais sério, esse é mais simples e bobo, natural divertir mais. Ainda mais com esse estilo visual e boa animação que me é simpático.
Só que já antes de terminar eu temia que algo pudesse acontecer...
Dirty Pair: Affair of Nolandia (1995, Sunrise)
Olha só, primeiro OVA, ainda de 1985, logo após o término da série, mesmo assim consegue ser visivelmente pior em todos os aspectos!
Disse que gosto do estilo da arte e animação, e isso já ficou pior. Mudou um pouco o traço, e imagino que irá mudar a cada novo OVA e filme (ainda nesse universo, o alternativo anos depois aloprou geral). Os olhos ficaram menores, especialmente os da Yuri, o rosto ficou mais reto sem aquela curva do maxilar, as expressões ficaram menos cômicas, e a animação da ação é de pior qualidade. É incrível, em um episódio com o dobro de duração conseguiram fazer uma história mais simples e sem graça que um episódio comum da série de TV. Em metade dos tempo os episódios conseguiam ter histórias mais divertidas, mais personagens, mais intrigas e reviravoltas. E com todo o tempo adicional que tiveram para fazer cenas de ação desperdiçaram porque Kei e Yuri parecem mais fracas, mais atrapalhas e menos mortais, e a animação é pior apelando MUITO mais para linhas de ação para disfarçar falta de movimento e dificuldade de animar o cenário.
Para terminar as personagens conseguiram ficar ainda mais hipócritas.
Tinha comentado deles destruírem muito e matarem até gente inocente e escaparem com isso, mas na série de TV ao menos dava a impressão de ser apenas algo que elas já estavam acostumadas e não conseguiam evitar de tão "bad ass" que elas são. Sempre reagiam com "DEU MERDA!" e contavam com a empresa delas para acobertar. Fora o caso delas explodirem um planeta não teve outros tão absurdos. Mas aqui... durante a perseguição dentro de um terminal de aeroporto a pessoa perseguida atira na Yuri e acerta gente no saguão, coisas explodem, pegam fogo, obviamente gente morre ali, e a Yuri reage toda justiceira "não vou perdoar", como se ela nunca tivesse feito igual e muito pior. E adivinhem, como resultado das ações delas (e outras pequenas ilógicas de outros personagens, exemplo, o chefe do esquema agredir e retalhar a subordinada que correu para ajudar ele), a cidade, a única, do planeta onde elas estão acaba sendo destruída enquanto elas vão embora na nave delas, e elas veem isso, comentam e... dizem e sentem nada sobre todas as pessoas que estão morrendo lá. A Yuri se revoltou por pessoas poderem ter morrido, mas não com a certeza de que todos morreram.
Muito idiota.
E as músicas também ficaram péssimas.
Eu gostei tanto da série de TV, ela é tão redondinha para o que propõe e tão divertida que só poderiam estragar nas continuações e foram rápidos em conseguir isso!
Agora quando conseguir terminar de pegar, vou assistir ao filme.
E depois a série de OVAs de 10 episódios.
Espero não me decepcionar assim.
Oh, e não esquecendo, é óbvio que é a "best girl" nessa série.
Arcadia of My Youth (1982, Toei)
Assisti esse filme para poder assistir a série de TV SSX que é continuação dele.
Me parece que isso é como se fosse um reboot da série. Ao invés de continuar a série original refizeram a história.
Mesmos personagens, mesmos temas, como um universo alternativo.
Para um filme tão antigo ele é bastante bonito, esperava bem menos.
Eu gostei, tem um estilo diferente.
Pelo que conheço o Leiji Matsumoto poderia escrever melhor, ainda assim do jeito que é é bom o bastante.
É um filme longo e lento, poderia ser mais curto. Ele é bem melancólico e depressivo as vezes. O filme começa com o lado da Terra derrotado, o Harlock volta para entregar a espaçonave dele e fazer nada. É uma situação que pode ser estranha para muitos a do filme, porque, em aqui um defeito, pouco é mostrado da Terra, apenas uma cidade e fico sem ter a certeza se não há mais nada além daquilo naquela altura da guerra. E a força de ocupação do império inimigo parece se reduzir a um único posto. Só que não é preciso mais do que aquilo para vigiar um planeta tão derrotado, o restante das forças estão em outros locais combatendo.
O filme é melancólico e depressivo porque o conflito é sobre ter ou não esperança e não desistir e resistir. Muitos querem apenas se entregar e conviver com o resultado da guerra, os poucos que pensam diferente não tem forças para reagir e são perseguidos.
A realidade da situação é que não há esperança, o planeta eventualmente será destruído, em um ponto do filme isso fica claro e mesmos assim a maioria acaba apenas se resignando.
Como há muitos personagens não desgraçados nesse filme nem tudo é troca de tiros, muito é resolvido através de conversas e acordos de cavalheiros. Assim mesmo não se rendendo e escolhendo vagar pelo espaço, pois afinal não é preciso ficar na Terra nem que ela exista para ser um terráqueo e lutar pelos seus ideias, Harlock e os que escolhem seguí-lo são banidos da Terra. A princípio eles tinham um objetivo, que já foi realizado dentro do filme, agora durante a série de TV eles devem apenas vagar por aí vivendo e sobrevivendo e buscando algum grade sonho para realizar.
Enfim, poderia ser mais curto, mas...
Um filme ok.