Título: Macross Zero
Título alternativo: Sinônimo: - | Japonês: マクロス ゼロ | Abreviatura: -
Formato: OVA
Gênero: Ação, Mecha, Romance, Musical
Obra original: Obra originalmente escrita para o anime
Público alvo da obra original: -
Editora (Label): -
Escrito por: -
Site oficial: http://www.macross.co.jp/zero/
Estúdio: Satelight
Produtora: Bandai Visual
Diretor: Kawamori Shouji
Supervisor do script: Oonogi Hiroshi
Character Design: Saitou Takuya
Data de estréia: 21/12/2002
Emissora: -
Número de episódios: 5
Abertura: -
Encerramento: -
Maiores informações: [Wikipedia (EN) | Wikipedia (PT) | MyAnimeList | AnimeNewsNetwork | AniDB]
Macross Zero pra mim é a linha que Macross tinha que seguir no fim das contas. Ele trabalha todas as questões (menos o triângulo amoroso) que o Kawamori gosta de colocar nas obras mas sem enfiar tosqueiras (cachorro alado! cinderela galáctica!), se aproximando mais de uma história que dá pra levar a sério e que trata da relação homem x natureza e das questões da guerra de forma mais madura. Não falo que macross tinha que ser um anime de guerra sério nem que a discussão ecológica do anime seja algo que eu queria ver, até porque é um ponto de vista bem ingênuo, mas o Kawamori adotou a "zoeira" como estilo das obras dele, e em macross, isso termina por nublar o feeling que eu tinha quando vi o primeiro anime da série, onde eu ficava surpreso porque a história me conduzia pra um lugar interessante e um romance inusitado (que aliás eu tava torcendo) e não porque o Kawamori decidiu que o protagonista percebeu que podia salvar o mundo se travestindo de carmen miranda e dançando pros aliens (que aliás não foi uma referência a nenhum anime e sim ao estilo do autor).