(22/01/2017, 19:18)Metroid Escreveu: Link youtube: http://youtu.be/xN711LnytXU?html5=1
Ó, esse cara tá falando umas merdas aí. Deixa eu ir comentando o vídeo em etapas.
O cara começa falando que o uso de internet no Brasil cresceu exponencialmente. É verdade, olha só o gráfico abaixo, tirado do
ix.br
Dá pra ver que aumentou pra caralho o uso de internet, e isso aí é só nos IXs do Brasil. Depois até explico o que é um IX, mas deixa eu seguir.
Na sequência, o cara diz que esse aumento de uso tá saturando os links internacionais, ou melhor, que já estão saturados. Não é bem assim.
Olha só
nesse link ou
nesse outro link a quantidade da cabos submarinos ligando o Brasil ao resto do mundo. Aliás, a limitação da fibra ótica não está na fibra em si, mas sim nos equipamentos nas pontas que enviam e recebem os dados... ou seja, além de já ter cabo pra caralho, dá pra fazer upgrade sempre que a tecnologia melhorar só trocando os equipamentos nas pontas, porque a fibra é a mesma. Moral da história: tem muito link, e se reclamar, vai ter mais link.
O problema de saturamento está simplesmente no fato de uns grandões não quererem pagar pra usar e/ou terem redes que não suportam o volume de saída (levar o tráfego até essas fibras). Por mais que passe 9999 terabits numa fibra dessas, ninguém compra a capacidade toda dela, mas sim uma fração. É fato que, fisicamente, tá sobrando link interconectando o Brasil e os EUA, agora se existem os equipamentos pra levar o tráfego até essas fibras e se quem vai usar tá contratando "banda" suficiente... aí são outros 500.
Aliás, outra coisa que me incomoda no que esse cara tá falando é dizer que isso é culpa do governo. O que o governo brasileiro tem a ver com isso? Até poderia ter, mas não é necessário. No mundo todo, esse tipo de interconexão é uma iniciativa privada, então... esse cara tá doido. O incrível é que o Brasil faz sim coisa pela internet, e depois eu explico o quê (tem a ver com o IX).
Na sequência o cara solta uma que eu prefiro até transcrever.
doidão do CdH Escreveu:(...) o governo brasileiro vem com soluções incríveis como "ah, vamos obrigar então o Facebook, Netflix e YouTube a botarem os servidores deles dentro do Brasil pra não saturar o link entre Brasil e Estados Unidos" (...)
Não, cara... não. O governo queria que essa turma deixasse os dados no Brasil pra que a gente tivesse jurisdição sobre esses dados. Desafogar os links é a coisa mais burra que esse cara podia ter dito aqui, até porque existe uma coisa chamada Content Distribution Network (CDN)... e tanto o Facebook quanto o Netflix e o YouTube (Google), além de outros, têm disso espalhado pelo Brasil todo -- principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em resumo, uma CDN é uma rede composta por servidores que servem "cópias" do conteúdo original que se encontra lá fora do BR (ou seja lá onde o "servidor primário" esteja). Facebook, YouTube e Netflix já servem boa parte de seus conteúdos com o tráfego sendo originado dentro do próprio Brasil, usando quase nada do link internacional... digo "quase" porque sempre usa alguma coisa, mas é uma fração ridícula do que deveria ser caso as CDNs não existissem.
Depois ele fala um monte de coisa que não interessa e lá pros 6 minutos e tantos ele volta a falar de infraestrutura, e cita que não rola investimentos e que essa coisa de você "limitar" o acesso dos clientes é uma maneira de garantir que o sistema funcione, porque se todo mundo resolver usar junto, dá merda. Sim, é verdade, mas vale lembrar que mesmo limitado, a infra hoje dos grandões é tão fodida que mesmo assim dá merda, e não precisa de muita coisa não.
É um princípio básico de como a internet funciona no mundo, mas a gente (vou me incluir porque sou da área) projeta rede pensando em acomodar a média deixando alguma sobra, e não o pior caso. Ou seja, é perfeitamente possível eu projetar uma rede de 100Mbit e botar 20 clientes com 10Mbit de internet cada um... porque dificilmente todos os 20 vão usar internet ao mesmo tempo, e os que estiverem usando ao mesmo tempo, dificilmente estarão usando os 10Mbit, e ainda que usem, dificilmente será por um longo tempo. Tem umas continhas e cálculos estatísticos que dá pra aplicar aqui e modelar o caso, mas vamos supor que, pros 20 clientes, o uso médio máximo sustentado seja de 80Mbit. Isso significa que a minha rede tá bem dimensionada e ainda aguenta uns surtos.
O foda é que a galera por aí projeta a mesma rede de 100Mbit, mas bota 30 clientes com o mesmo perfil de uso descrito acima a 10Mbit cada... aí agora você tem 120Mbit
na média tendo que ser espremido em 100Mbit. Imagina só nos picos.
No final ele cita a questão de tentarem limitar a internet como uma resposta ao aumento de uso de serviços de streaming de vídeo em detrimento de TV a cabo e tal... sim, é mais ou menos isso mesmo. Pode até haver pressão externa dos provedores de conteúdo de TV a cabo pra que exista limite, mas pra mim isso é mais uma questão de interesses que se alinham: o interesse deles com o dos provedores de internet em não querer investir em infraestrutura (até porque a maioria desses provedores também oferecem TV a cabo).