Open Thread - Informática 2015-2017

Páginas (159): 1 ... 84 85 86 87 88 ... 159
 
1587 respostas neste tópico
 #851
(09/12/2016, 16:30)BinSlashBash Escreveu: Se foi feito em Java ou o sistema é bem recente se comparado a outros ou ele teve muita sorte na migração de dados.

Sim, java teve sucesso comercial, mas ele não tem nada de espetacular que justifique a fama que ele tem hoje.

Posso até concordar se tu falar de PhoneGap, Xamarim e derivados, mas Electron e Golang? Só vejo coisas boas saindo daí e a curva de aprendizado deles é baixo.

E sim, Cobol continua sendo o que tem de melhor para manipular grandes massas de dados sim. Pense na seguinte lógica, motores carburados são melhores que injetados no quesito força, mesmo nos dias de hoje considerando que a tecnologia da injeção eletrônica é melhor que a tecnologia da carburação.

É a mesma coisa, mesmo com tecnologias atuais, mais sofisticadas, o Cobol continua se mostrando o melhor justamente porque ele é mais arcaico e rústico, ou seja, funciona excelente dentro do ambiente dele. Ou seja, não é porque é velho e antigo que não possa ainda sim ser eficiente.

Não tenho os links aqui, mas depois eu providencio vários meetups e fóruns em que o debate correu solto mas acabou por mostrar que Cobol embora velho continua bom.

O sistema do Bacen começou do zero, acho que não teve migração de bases antigas. Provavelmente foi uma das coisas que contribuiu para hoje termos compensação de ted em tempo real.

Java em termos de linguagem foi um avanço lá para o começo de 2000 quando se usava Delphi, VB e outros lixos proprietarios e a Web não havia avançando tanto nesse quesito.

Tinha todos conceitos de OOP do C++ não era procedural como o VB e outras bostas e tinha uma api monstruosa de grande que serviu até de base para aparelhos moveis iniciais.  Acredito que nenhuma linguagem na história foi tão abrangente a ponto de você ter APIS para cartões inteligentes, fazer sites web interativos, jogos vias browsers(apesar de serem uns lixos), 3D, ser multiplataforma como você citou e etc. 

Mas como tudo na vida o tempo se foi.

Electron e Golang realmente não sei e nem vou comentar porque poderia estar desmecendo sem saber do que realmente se trata, mas um amigo mostrou esses dias e falou que é algo inovador isso: https://developers.google.com/web/progressive-web-apps/


Sobre Cobol, é de 1950 ou algo parecido, não tem como ser melhor que linguagens OOP e linguagens mais novas como SWIFT e outras funcionais são decadas de evoluções conceituais. Talvez só para escrever programas para mainframes onde virou um nicho, tem que se ter um mainframe para usar a linguagem.

Mas é linguagem procedural se escreve muito mais código e se reaproveita pouco para se obter resultados iguais a linguagens modernas que usam menos linhas ou reaproveitam código via OOP. 

A diferença é que os maniframes de 1950 tem um baita de uma capacidade de processamento, mas não rodam linguagens novas o que gerou uma linguagem autista Icon_lol  fechada no próprio mundo. 

Falo isso porque trabalhei na base da telefonica que usa base da antiga telesp e integravamos ao cobol IBM deles via um driver SQL toscão demais, mas era um lixo nem relacional a base de dados era apesar do nome. Era uns arquivos monstruoso de leitura estilo clipper ou basic, mas que por ser em uma maquina poderosa rodava bem. A velocidade de leitura de um dado no mainframe mesmo sendo sequencial é muito alta, as maquinas são muito potentes. São tão poderosoas que quand você vê aqueles programas com interface textos de mainframe eles não rodam localmente, é um emulador abrindo uma janela no mainframe e tudo rodando lá dentro! Milhares de pessoas usando aquela merda simultaneamente!

Mas a base era tão merda que até um join de 1 tabela com uma auxiliar ficava uma bosta, simplesmente não rodava naquele lixo algo que qualquer access da vida faz há decadas.  Icon_lol

E cobol é tanto uma linguagem de nicho(pelo menos no brasil) que já existiu versões para windows e outros S.O. mas não teve aceitação, nunca foi um sucesso comercial.

Talvez as empresas e bancos não migrem justamente pelo negócio funcionar desde 1950 e nunca dar pau mexer em algo que roda há decadas seria até estupidez , mas com a capacidade de processamento de cloud atual usar mainframe é algo defasado.
 #852
Nossa, achei que estava no tópico de algum anime de blogueiro. HAHA!
 #853
(09/12/2016, 17:42)gusyavoo Escreveu: Nossa, achei que estava no tópico de algum anime de blogueiro. HAHA!

A discussão aqui tá bem resumida.
1 usuário curtiu este post: gangrena
 #854
(09/12/2016, 17:43)rapier Escreveu: A discussão aqui tá bem resumida.

Vou ter que concordar, já que para discordar eu ao menos teria que ler.
 #855
Passei o dia esperando, mas nem sinal da transportadora com meu gabinete. Minha mãe vai telefonar amanhã para ver os detalhes do endereço para ir buscar segunda-feira na cidade onde fica a filial deles.
 #856
Começarei um processo de formatação do meu notebook, primeira vez que formato algo.
Stou comedo de destruir máquinas.
 #857
(20/12/2016, 20:29)Oiacz Escreveu: Começarei um processo de formatação do meu notebook, primeira vez que formato algo.
Stou comedo de destruir máquinas.

Formatar notebook é pedir pra dar merda por falta de driver.
 #858
(20/12/2016, 20:30)rapier Escreveu: Formatar notebook é pedir pra dar merda por falta de driver.

Um amigo me ajudou nisso e disse que posso achar os drivers necessários no site da fabricante
https://esupport.sony.com/BR/p/model-hom...ownloadTab

Espero que seja só isso mesmo HAHA!
 #859
(20/12/2016, 20:31)Oiacz Escreveu: Um amigo me ajudou nisso e disse que posso achar os drivers necessários no site da fabricante
https://esupport.sony.com/BR/p/model-hom...ownloadTab

Espero que seja só isso mesmo HAHA!

Sim, mas baixe os drivers antes de formatar e teste só pra ter certeza.
 #860
(20/12/2016, 20:32)Metroid Escreveu: Sim, mas baixe os driver antes de formatar e teste só pra ter certeza.

Hm? Baixar tudo aquilo e testar? HAHA!

Eu baixo e coloco para instalar mesmo já tendo o drive, é isso?
Páginas (159): 1 ... 84 85 86 87 88 ... 159
 

Usuários visualizando este tópico: 39 Visitantes