Terminei o RE1 remake do ps4 que não tinha jogado e tirando a história e o diálogo que eram e sempre serão tosquinhos, reafirmo que RE1 é meu preferido da franquia e ouso dizer que achei o remake ainda melhor. Pra mim o ponto alto dele em relação aos outros é o lvdesign. Não é todo dia que jogo algo com esse nível de estruturação, os exemplos mais recentes devem ser dark souls e link between worlds. Sinto muita falta de formas similares de exploração e progressão nos jogos recentes. É muito foda como as "quests" do jogo são livres pra você explorar a mansão do seu jeito, sempre com a sensação de que não devia estar entrando em algum lugar, mas coletando um pedaço do quebra-cabeças que é uma quest maior. Há vários detalhezinhos no design que mostram também como a experiência é polida, como os pontos de entrega de munição e ink ribbon, a localização estratégica das salas de save/baú, a gentileza dos devs em realocar os inimigos quando você usa as portas, a forma como o som e os jump-scares são planejados em conjunto com os pontos de fuga e de atenção da câmera fixa e ajudam a manter a tensão do jogo constante mesmo quando você acha que está seguro, etc...
Em se tratando de comparação, acho que o jogo ficou bem superior, mas tropeça em uns pontos (nada demais, no entanto):
O que achei melhor: Remake tem mais áreas, o jogo é maior, o gameplay é mais fluido, a Lisa foi uma adição interessante, os zumbis vermelhos são bem legais como os mapas tão mais abertos e a movimentação tá melhor (mesmo no modo tanque), os mapas refeitos ficaram visualmente fantásticos, os puzzles melhoraram muito, os combates novos e a expansão deles, tipo enfrentar o membro do team bravo zumbificado na varanda. O jogo é mais bonito
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O que achei pior: A Colt vem mais cedo e Hunter não me incomoda mais. As cutscenes novas apesar de serem tecnicamente uma melhoria, só reforçaram o quanto o diálogo e algumas cenas são bestas e forçadas, tipo a Jill vendo um aliado levar um tiro na sua frente sem piscar ou se esforçar em assumir uma posição de defesa e procurar o assassino. Em vez disso ela faz um comentário besta "nossa, quem matou ele deve ser um expert" - Só que o cara levou um tiro de alguém há 3 metros escondido no corredor (obviamente o wesker). A mecânica de queimar zumbis embora interessante pelos zumbis vermelhos é inteligente, mas não senti necessidade ou vontade de queimar os zumbis e me dar ao trabalho de ficar enchendo cantil. Não sei como o jogo poderia tornar isso melhor, talvez o cantil e o isqueiro ocupando 1 slot só ou ficando como subitem tipo as facas, daí era só encher os cantis quando tivesse galão. Acho que assim eu teria mais vontade de matar e queimar zumbis em vez de só me esquivar deles ou deixá-los se transformar para matar de novo. O inventário já é pequeno o bastante sem esses 2 itens. Basicamente foi uma mecânica morta no meu jogo.
Aguardando com boas expectativas pelo remake do 2.