Memória RAM

Páginas (34): 1 2 3 4 5 ... 34
337 respostas neste tópico
 #1
Pergunta noob, mas acho melhor tirar essa dúvida antes de fazer merda na hora de comprar. Há muita diferença com relação à 1333MHz ou 1600MHz? O computador é basicamente para jogo.
Responder
 #2
(04/04/2015, 22:27)Phoenix232 Escreveu: Pergunta noob, mas acho melhor tirar essa dúvida antes de fazer merda na hora de comprar. Há muita diferença com relação à 1333MHz ou 1600MHz? O computador é basicamente para jogo.

Não. Atualmente não tem mais diferença séria em relação à velocidade de RAM.

Lista começando do mais ao menos importante em relação à memória atualmente:

  1. Quantidade de RAM (crucial, essencial)
  2. Número de pentes de memória (com 1 só não tem Dual Channel)
  3. Posicionamento dos pentes na mobo (pra poder usar Dual Channel)
  4. Velocidade da memória em MHz
  5. Uso de XMP e outros profiles de overclock
  6. Os timings da memória
4 usuários curtiram este post: ElankerM, gusyavoo, TiagoSG, TimeBandit
Responder
 #3
Velocidade de memória influência mais quando vai utilizar a gpu do processador, fora isso o ganho não é tão significativo, tirando o dual channel.
Responder
 #4
[Imagem: l6weg3P.jpg]

Tenho 4 Modulos de Ram aqui, 2x 4Gb 1600Mhz e 2x 2Gb 1066Mhz

Eu sei que a Ram vai nivelar por baixo a frequência do conjunto, porém terei um  desempenho melhor usando apenas 8Gb de Ram em 1600Mhz ou os 12Gb em  1066Mhz.

Além disso, usando os modulos diferentes eu acabo ficando com elas em Single Channel certo?
Responder
 #5
Os slots na placa mãe fazem pares, combine os pares com os módulos, acho que é recomendável.
Memória funcionando em velocidade menor vai ter queda de desempenho, lógico, mas poxa, 4 GB a mais fazem diferente não acha?
Responder
 #6
(22/05/2016, 13:53)PaninoManino Escreveu: Os slots na placa mãe fazem pares, combine os pares com os módulos, acho que é recomendável.
Memória funcionando em velocidade menor vai ter queda de desempenho, lógico, mas poxa, 4 GB a mais fazem diferente não acha?

Depende...

Minha aplicação mais pesada para o PC são jogos, e nem todos precisam realmente de mais do que 8Gb de Ram.

Até uns dias atras eu estava com apenas 8Gb, hoje voltei a colocar esses 4 que estava aqui jogados.

Não sei se vai compensar deixar eles ou não.
Responder
 #7
(22/05/2016, 13:43)inuivan Escreveu:
Spoiler: Imagem  
[Imagem: l6weg3P.jpg]

Tenho 4 Modulos de Ram aqui, 2x 4Gb 1600Mhz e 2x 2Gb 1066Mhz

Eu sei que a Ram vai nivelar por baixo a frequência do conjunto, porém terei um  desempenho melhor usando apenas 8Gb de Ram em 1600Mhz ou os 12Gb em  1066Mhz.

Além disso, usando os modulos diferentes eu acabo ficando com elas em Single Channel certo?

https://anime-forum.info/showthread.php?...6#pid65166
Responder
 #8
(22/05/2016, 14:55)rapier Escreveu: https://anime-forum.info/showthread.php?...6#pid65166

Vou  deixar os 4 modulos mesmo, não que eu ache que faltaria memória... Mas é melhor do que deixar eles jogados aqui.
Responder
 #9
(22/05/2016, 13:43)inuivan Escreveu: Tenho 4 Modulos de Ram aqui, 2x 4Gb 1600Mhz e 2x 2Gb 1066Mhz

Eu sei que a Ram vai nivelar por baixo a frequência do conjunto, porém terei um  desempenho melhor usando apenas 8Gb de Ram em 1600Mhz ou os 12Gb em  1066Mhz.

Além disso, usando os modulos diferentes eu acabo ficando com elas em Single Channel certo?

Dependerá da aplicação, para jogos, por exemplo, 8GiB no mínimo para títulos recentes, é recomendável. No seu caso, você possui pares de memórias com frequências diferentes; 1600MHz e 1066MHz, e quer aproveitá-las ao máximo, no entanto, há uma restrição, apenas os 1066MHz serão acessados, ao menos se sua placa-mãe suportar configurar clocks maiores do que permitido do controlador de memória. Se você aplicar todos os quatro módulos, você terá 12GiB operando em 1066MHz, porém, para jogos, haverá ganho mínimo de FPS. Eu recomendaria você manter os dois módulos de 4GiB com 1600MHz operando em dual channel, pois haverá um ganho no despemenho do micro, mas com capacidade inferior em relação a outra alternativa de 12GiB, no entanto, este último terá desempenho/performance menor do que o primeiro. É apenas uma opinião minha, não precisa segui-la.

2º pergunta: você poderá utilizar módulos diferentes, mas os pares terão de ser idênticos. Por exemplo, eu posso instalar dois módulos de 1GiB e outros dois de 2GiB, que totalizaria 6GiB, cada par em canais diferentes.
Responder
 #10
(22/05/2016, 16:31)Rakaro Escreveu: Dependerá da aplicação, para jogos, por exemplo, 8GiB no mínimo para títulos recentes, é recomendável. No seu caso, você possui pares de memórias com frequências diferentes; 1600MHz e 1066MHz, e quer aproveitá-las ao máximo, no entanto, há uma restrição, apenas os 1066MHz serão acessados, ao menos se sua placa-mãe suportar configurar clocks maiores do que permitido do controlador de memória. Se você aplicar todos os quatro módulos, você terá 12GiB operando em 1066MHz, porém, para jogos, haverá ganho mínimo de FPS. Eu recomendaria você manter os dois módulos de 4GiB com 1600MHz operando em dual channel, pois haverá um ganho no despemenho do micro, mas com capacidade inferior em relação a outra alternativa de 12GiB, no entanto, este último terá desempenho/performance menor do que o primeiro. É apenas uma opinião minha, não precisa segui-la.

O ganho de desempenho de single pra dual channel em aplicações que realmente usam a CPU (nada de testes sintéticos) é mínimo, exceto em compressão lossless (7zip/RAR/coisas do tipo). Ter mais RAM é bem mais importante. Tenho 11GB de RAM (8GB 1600+2GB 1333+1 GB 1333) e prefiro ter 3 GB de RAM a mais do que ter 266 MHz a mais de clock.

Quando você tem mais RAM com menos clock, a perda de velocidade é compensada pelo fato de você não precisar ficar tirando dado da RAM por falta de espaço.
Responder
Páginas (34): 1 2 3 4 5 ... 34

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes