Na próxima semana deve chover entre 80 e 150 mm no RS. Deve se concentrar na metade Sul.
Seja por bloqueio atmosférico ou outro motivo qualquer, SC não deve sentir quase nada dessa chuva durante o periodo citado. E serão dias quentes por aqui.
O El Niño ainda está em fase de intensificação. As coisas vão piorar antes de melhorar.
Europa pegando fogo e aqui em pleno fim de inverno meteram 37 graus
Se isso é uma farsa/encenação, estão exagerando
Eu tive muita sorte mesmo que me mudei para o 19 andar e estou exatamente em santo andre em um ponto muito alto e sem obstaculos que recebe neblina/vento da serra do mar, minha namorada na sexta feira falou que lá em SP umas 20:00 está um inferno de quente.
Aqui onde moro faz alguns dias que a temperatura está amena, quase frio. Como nunca tive ar-condicionado, é bom essa temperatura ambiente. E amanhã deve se formar novo ciclone extratropical na região.
De todo modo, em agosto a temperatura global medida por satélite indicava temperatura similar aos eventos anteriores de Super El Niño.
Há um El Niño em andamento que parece ter seus efeitos amplificados pela erupção daquele vulcão submarino no inicio do ano passado.
Erupções vulcânicas como a do Pinatubo lançam SO2 na estratosfera em quantidade suficiente para esfriar o planeta por 1-2 anos.
Mas, embora o Hunga Tonga tinha apenas 2% do SO2 como Pinatubo, injetou uma quantidade gigantesca de vapor de água na estratosfera: uns 50 milhões de toneladas de água, que fez aumentar o vapor de água na atmosfera em 5%. E isso favorece o aquecimento.
Bem, certamente os aquecimentistas estão eufóricos, pois El Niño por si só favorece bloqueios atmósfericos e bolhas de calor. Então afirmam que isso agora está sendo amplificado pelo aquecimento global antropogênico.
Não sei quem é esse niño que trouxe essa onda de calor aqui pra SP, mas já quero socar esse fdp.
Hoje bateu 41ºC de acordo com a informação do weather.com, eu vi um termometro de rua marcar 47, mas esses não dá pra levar à sério.
A baixa umidade é a parte boa, diminue um pouco a sensação térmica, mas tenho que tomar muita água
- “Austrália receberá primeiros refugiados climáticos de ilha na Oceania”
- “Um dos menores países do mundo, Tuvalu deve perder grande parte do território com aumento dos mares; país trocou refúgio por proteção militar de Canberra”
Que mágico... Esse lugar é basicamente constituido de atóis, sendo que a maior parte de sua população fica no atol de Funafuti. O processo de formação dos arquipélagos vulcânicos também ajuda no processo de sua morte. Mesmo se o nível do mar fosse algo fixo, não mudaria seu destino.
------------
Os modelos de previsão climática parecem convergir para um cenário mais ameno no Sudeste do Brasil para a próxima semana. A temperatura máxima pode ser de 5 a 10 graus menor que agora.