(19/01/2018, 19:56)rapier Escreveu: Difícil dar uma contraprova pra coisas abstratas. Isso advém do conhecimento anímico, assim como saber o que é shonen ou não. Não cai em definições herméticas.
Evangelion pode ter algum drama em algum canto dele mas não é um anime desse gênero.
Pelo o contrário, é fácil: é só provar o quê consensualmente significa - é por isso que existe dicionário. Shonen é difícil de definir porque é uma palavra japonesa e que eu não sei se é catalogado em um dicionário deles. Drama é um gênero universal que abarca diversos contextos.
Tipo, drama vem de ação em grego. Olha como isso tem uma abertura de significação.
Eu tô só enchendo o saco na real, mas de verdade, definir o quê é drama ou não é difícil.
(19/01/2018, 20:00)rapier Escreveu: Usando classificação alheia, Evangelion é mais classificado como angst do que como drama em si. Se consideram que o primeiro é uma vertente do segundo, que seja.
Angst é bom, vem de um empréstimo da filosofia e faz sentido aqui:
''to describe a profound and deep-seated condition. Where animals are guided solely by instinct, said Kierkegaard, human beings enjoy a freedom of choice that we find both appealing and terrifying.[5][6] It is the anxiety of understanding of being free when considering undefined possibilities of one's life and one's power of choice over them.''
Acaba fazendo parte.