Military Thread - 2022-2023

Tópico em 'Vale tudo' criado por rapier em 31/12/2021, 22:04.
Páginas (113): 1 ... 12 13 14 15 16 ... 113
 
1128 respostas neste tópico
 #131
Zelensky deve acabar morrendo em breve. Os russos devem estar próximos de triangular a posição dele.

Há relatos que outro Ilyushin Il-76 russo foi derrubado, perto de Bila Tserkva.

Embora eu considere loucura fazer uso de paraquedistas com AA ativa na região, os russos devem ter conseguido seu intento, pois os ataques a Kiev parecem estar vindo de múltiplas direções. E uma parcela disso possivelmente é de paraquedistas.

Bem, apesar do país ter um pé em solo europeu, é um povo com mentalidade mais oriental, então é equivocado analisá-los pela moral e ótica ocidental.
 #132
A propósito, é bom lembrar que a Rússia se inclina mais para o Oriente, e por isso é equivocado interpretá-la com conceitos ocidentais. Isso remonta da época em que os russos estabeleceram a Igreja Ortodoxa Russa, cerca de 1.000 anos atrás.

Vladimir, Grande Príncipe de Kiev, achou que se o estado adotasse uma única fé, isso poderia dar origem à unidade política. Segundo se consta, ele decretou a fé oficial somente depois de ter enviado emissários para colher informações sobre o islamismo, o judaísmo e o cristianismo.

Dessas religiões, a primeira ele rejeitou porque proibia a bebida. "Beber é a alegria dos russos", disse ele. A segunda foi deixada de lado porque ele não tinha interesse em adotar a religião de um povo disperso.

Só sobravam os dois ramos do cristianismo. Na primeira, os agentes de Vladimir "não viram glória" nela. Mas ficaram fascinados com a Igreja Ortodoxa Oriental de Bizâncio.

O fato de Vladimir ter deixado de lado o catolicismo ocidental para escolher a ortodoxia oriental teve resultados duradouros. O país ficou isolado do resto da Europa, criou-se um clima de desconfiança em relação às idéias ocidentais e teve origem uma trágica inimizade entre a Rússia e seus vizinhos católicos romanos.
 #133
Todas aqueles forças russas ao redor da Ucrânia que ainda não foram efetivamente usadas... Se entrarem em ação agora no final de semana, é reconhecimento que seus planos iniciais não deram muito certo. Bem, elas estão lá justamente porque não descartaram esse cenário em desacordo com seus planos.

Então entre hoje e manhã possivelmente veremos uma mudança de estratégia por parte dos russos, e forças mais massivas em ação.

A estratégia russa nestas primeiras 48 horas é vulnerável a problemas de logistica. Mudando a estratégia para algo mais convencional deve resolver parte do problema.
Mas a morte de civis deve aumentar.
 #134
Curiosamente, os russos ainda estão deixando serem filmados enquanto indo para a linha de frente...

Abaixo fotos de artilharia passando por Belgorod em direção a Ucrânia. A primeira foto é o morteiro auto-propulsado 2S4 Tyulpan 240mm, uma herança da era soviética do qual o Ocidente não possui algo equivalente pelo que me consta. E basicamente serve para destruir alvos mais resistentes a outros tipos de artilharia.

A segunda foto é o canhão auto-propulsado 2S7M Malka 203mm. No jogo Wargame: Red Dragon eu costumo usá-lo para semear o caos nas linhas inimigas, e presumo que os russos estejam com idéia similar.

[Imagem: Bf8KTAV.jpg]

[Imagem: OO3DMkA.jpg]

A propósito...
Nestes anos todos de guerra em Donbass, milhares de ucranianos ficaram com transtorno do estresse pós-traumático devido a frequência de artilharia caindo ao redor deles naquela linha de frente. Foram para a reserva e agora estão sendo chamados de volta...
Se os russos começarem a ficar sérios no uso de artilharia, essa gente traumatizada deve causar problemas nas linhas ucranianas.
 #135
- Rússia diz que guardas ucranianos da Ilha da Cobra no Mar Negro foram feitos prisioneiros
https://www.naval.com.br/blog/2022/02/26...sioneiros/

Alguém andou mentindo/exagerando algo. Se a Ucrânia ou a Rússia, dificil dizer.
Mas não deixa de ser um lugar maldito desde a Primeira Guerra.

Os navios russos mais pertinentes para serem usados contra a Ucrânia já tinham entrado dias/semanas antes no mar Negro. Os que ainda estão no Mediterrâneo são mais úteis lá, seja por causa da Síria, seja para fins de deterrência.
A Turquia fechar o Bósforo para os russos tem pouca importância a curto prazo na guerra em curso.
 #136
Mariupol pode cair nas próximas 12 horas, o que daria uma ligação terrestre da Rússia com a Crimeia. Mas as forças no Sul também estão focadas em abrir caminho até Zaporizhzhia, o que seria mais de meio caminho andado para Denipropetrovsk. Pouco ímpeto em direção a Odessa.

Minha percepção da importância de Denipropetrovsk não parece distante da perspectiva russa.
 #137
O relatório diário dos ingleses persiste com isso aqui:
- Russian forces are bypassing major Ukrainian population centres while leaving forces to encircle and isolate them.

Se os ucranianos não fizerem algo a respeito e ficarem pensando no longo prazo, o futuro próximo será desagradável.

Além dos BM-27 e BM-30 terem começado a usar foguetes com submunições, se os russos começarem a conectar esses pontos isolados no mapa, minha teoria da tática de antiacesso e negação de área se tornará realidade. E quem terá a logistica estrangulada será os ucranianos.
 #138
Aparentemente os russos tomaram Energodar. Nem me lembrava mais da posição das usinas nucleares, mas a central nuclear lá deve produzir boa parte da eletricidade consumida pela Ucrânia.
 #139
Não sei se ainda estão operacionais e agindo discretamente, ou já estão destruídos como foram na Síria, mas videos circulando de drones Bayraktar TB2 operados pela Ucrânia e destruindo alvos russos... a principio, são todos falsos.

Quando eu digo "aparentemente" é porque a situação é meio nebulosa.
Sobre Energodar que citei anteriormente, a mídia ucraniana diz que ainda está na posse deles, mas que a situação é "muito tensa" com tropas russas muito próximas.
 #140
Volnovakha, ao norte de Mariupol, parece que está sendo terraplanada por artilharia.

Sobre Energodar, a situação está bem dinâmica e pode mudar até amanhã, mas no exato momento tenho quase 100% de certeza que ainda está sob controle dos ucranianos.

Nem tudo o que paira entre a certeza e incerteza é potencial contrainformação dos países envolvidos. Às vezes pode ser mero wishful thinking dos espectadores. Fora que certos equipamentos militares, como caças Su-25, são usados por ambos os lados e alguns videos não ajudam muito a discernir quem é quem.
Páginas (113): 1 ... 12 13 14 15 16 ... 113
 

Usuários visualizando este tópico: 5 Visitantes