(07/10/2020, 02:43)Zefiris Escreveu: E nessa ânsia de crucificar os combustíveis fósseis por todos os males, vale lembrar o que já citei em anos anteriores...
A mudança para os minerais e metais exóticos usados na produção de peças para energia eólica e solar, além das baterias de carros elétricos, estão altamente concentrados em um pequeno número de países. E sua extração e refinamento representam uma séria ameaça à degradação ecológica mundial e abusos hediondos dos direitos humanos.
Não precisa nem comparar com carros elétricos, até etanol da mais potencia pra motores a combustão (que não deixam de ser ruins com seus 30% de aproveitamento energético contra os 90% de motores elétricos), e segundo estudo da embrapa etanol emite 70% menos CO², além de dar mais 8cv no meu carro de passeio.
http://www.usp.br/portalbiossistemas/?p=557
Mas como aqui temos um monopólio do petróleo por parte do governo, dai não é interessante que existam tantos carros flex(como o meu) e nem carros elétricos, mesmo o brasil tendo ótimas fontes de energina hidroelétrica , eólica e até nuclear.
Os metais pesados das baterias são realmente um problema, é uma tecnologia que precisa ser desenvolvida. Mas fora isso não tem mais desvantagens em carros elétricos se tornarem comuns.