Tópico do Linux

Páginas (87): 1 ... 81 82 83 84 85 ... 87
869 respostas neste tópico
 #821
(09/11/2023, 11:03)Zefiris Escreveu: Backup desse timeshift pode ficar meio grande, não?
Imagino ele pegando os programas e até mesmo os jogos instalados no Steam.
Ou estou ignorando algum detalhe?

Os arquivos são apenas referenciados, os dados em disco continuam no mesmo local, apenas é criada uma nova referência para ele. No caso do snapshot TODOS os arquivos são duplicados por referência. O aumento de espaço ocupado é apenas em metadados.

Quando um arquivo é modificado, a informação de um arquivo modificado em um subvolume passa a ocupar um novo espaço físico. Se há snapshots desse arquivo, o conteúdo antigo é preservado. Os dados só serão descartados quando não houver mais referência a eles em todo o disco. É por isso que os snapshots começam ocupando bem pouco espaço (apenas mais informação em metadados) e conforme há alterações nos arquivos do subvolume principal, o sistema indica que há mais espaço ocupado pelos subvolumes dos snapshots.

Tudo isso é configurável, você pode salvar snapshots apenas da raiz ou de algum diretório específico.

Eu faço snapshots do sda, inclusive da home, mas é porque os arquivos em geral (jogos, documentos, músicas, videos, fotos) ficam em outro disco.

O disco do sistema é um SSD de 120 GB, mas só foi usado uns 47 GB e é tudo isso porque tem alguns tranqueiras aqui de desenvolvimento de software.

Spoiler:  
[Imagem: sV6M3g9.jpg]

[Imagem: IdsToNI.jpg]

[Imagem: n1jgZZ3.jpg][Imagem: AHHoVP5.jpg]
Responder
 #822
Tapa aqui, descobre ali.

Depois de penar com as piscadas de tela causada no driver 535, agora o driver 545 está causando oscilação no framerate do desktop, alternando entre 30 e 60 fps, deixado a usabilidade pouco fluída.

Os reports no fórum da Nvidia parecem ser todos no KDE, então fica a dúvida se isso não é um bug no kwin...

https://forums.developer.nvidia.com/t/fl...een/256447
https://forums.developer.nvidia.com/t/54.../271602/11

Vou aproveitar a Black Friday pra ver se acho alguma promoção de GPU AMD, Nvidia e Linux é sem condições.
1 usuário curtiu este post: gangrena
Responder
 #823
Aparentemente o Vivaldi será lançado oficialmente no Flathub em um futuro próximo.
Bem, facilita minha vida quando quero instalar no Linux.
Responder
 #824
Saiu GE-Proton 8-24 que diz consertar Yakuza 5 Remastered cut-scenes.
E começa a usar D8VK para jogos DX8.

Fui ver uma lista de jogos DirectX 8 para lembrar da época disso, e me deparei com Initial D: Mountain Vengeance. Fui ver o gameplay disso e... que coisa bizarra e mal feita.
Responder
 #825
Essa semana saiu o EndeavourOS "Galileo". Vem com instalador Calamares atualizado, Linux kernel 6.6.1, nvidia-dkms 545.29.02-2 e ajustes aqui e acolá. Sendo o Arch que é, mudanças só na instalação. Quem já tem instalado basta atualizar normal.

Eu aproveitei para fazer uma máquina virtual e testar timeshift snapshots automáticos (yay -S timeshift-autosnap) que se façam presentes no grub menu (sudo pacman -S grub-btrfs).
O resultado foi satisfatório. Provavelmente farei isso quando eventualmente voltar a instalar em máquina fisica.
Responder
 #826
Proton experimental consertou mais algumas coisas, dentre elas o launcher de FFXIV. Essa coisa nem no Windows se salva. Ultimamente ele às vezes fica aberto aqui após sair do jogo, e preciso fechar a força.

--- Changelog ---

- More HDR support:
Made HDR options available in Mass Effect Legendary Edition and Injustice 2 on capable hardware including Steam Deck OLED.

- Bug fixes:
Fixed multiplayer in DiRT Rally.
Fixed experimental regression causing Melty Blood: Type Lumina multiplayer to crash.
Fixed VRAM reporting and outdated graphics driver message in The Last Of Us Part I.
Fixed VR compatibility with L.A. Noire: The VR Case Files and GTA V R.E.A.L. mod.
Fixed experimental regression causing Injustice 2 to render as incorrect size.
Fixed more memory leaks with Final Fantasy XIV launcher.
Fixed Proton 8 regression: The Binding of Isaac cursor no longer desyncs when toggling fullscreen and improved loading time for FINAL FANTASY XIII-2.
Responder
 #827
Gerenciamento de Cor e HDR no Plasma 6: https://zamundaaa.github.io/wayland/2023...lasma.html
Responder
 #828
Falando em KDE, final de semana baixei a ISO do Neon Instável.
Rapazes, está bonito, principalmente o novo programa de configurações.
Responder
 #829
Nunca fui com a cara disso, mas para quem se interessa, foi lançado o Zorin OS 17.
Parece ser baseado no Ubuntu 22.04 LTS, usando kernel 6.2.
Responder
 #830
"está saindo da jaula o monstro!"

Poxa, tinha acabado de baixar a ISO do Beta 1, usei só uma vez.
Plasma 6 está ficando muito bom, especialmente o Configurações de Sistema. Sabia que era meio desorganizado mas até ver essa arrumação que fizeram não tinha percebido quão desorganizado era!

Espero que todas as mudanças e novidades invisíveis e o QT6 façam com que finalmente a aceleração de vídeo funcione sem problemas no Vivaldi.

https://kde.org/announcements/megarelease/6/beta2/
Responder
Páginas (87): 1 ... 81 82 83 84 85 ... 87

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes