Anime e Mangá, em qual ordem?

Tópico em 'Discussões gerais' criado por Out em 26/04/2015, 12:39.
Páginas (4): 1 2 3 4
36 respostas neste tópico
 #1
Andei catando uns mangas para ler esses últimos dias, e notei que muitos deles tinham adaptações para anime que eu ainda não assisti. Aí ficou a dúvida de qual seria a melhor ordem, anime antes do manga ou manga antes do anime e queria ver umas opiniões à respeito.
Responder
 #2
Eu, que não me interesso muito por mangás, primeiro vejo o anime e, se gostar muito, sigo lendo o mangá. Mas, para quem se interessa e costuma ler mangás independentes(sem adaptações), acho que faz mais sentido ler primeiro o mangá para depois assistir o anime.


Vamos aos pontos:

Opção 1 - Interesse desproporcional: Animes > mangás.
Óbvio que, nesse caso, faz mais sentido ser como eu e ver o anime antes de ler o mangá. Afinal, o mangá é mais detalhado, se não estás acostumado a acompanhá-los, podes achar boring caso não te interesses muito pela série. Por isso, é interessante assistir o anime antes, para criar a adoração ao anime que te motivará a acompanhar o mangá.
Caso o mangá ainda esteja lançando e o anime adaptou apenas uma parte, a curiosidade te fará ler. Caso o mangá tenha terminado e sido totalmente adaptado, o feeling.

Opção 2 - Interesse desproporcional: Mangás > animes.
Leia o mangá. Só veja o anime caso gostes muito dele. Ainda assim, pense bem antes de assistir para reclamar que foi mal adaptado pois cortou tal detalhe. Animes são diferentes de mangás, ponto. Raramente têm tempo para adaptar tudo, e isso nem sempre é o foco. O gostoso de ver um anime é a lindeza da animação, da interação, dos personagens deixando de serem apenas desenhos para se tornarem desenhos que se mexem e têm voz. O conjunto pode ser maravilhoso, as cores podem ficar vistosas, o traço bem trabalhado e as vozes harmônicas; Ou não. Então, cuidado. Veja o anime se não fores mimimizento e compreenderes as diferenças.

Opção 3 - Interesse proporcional por animes e mangás.
Se estás gostando mesmo da obra, siga lendo o mangá.
Já que o mangá é a obra original, há mais conteúdo nele, é melhor pegar spoilers do mangá do que do anime, porque no anime tu provavelmente verás uma cena acontecer de maneira superficial, enquanto no mangá tudo estará detalhado. É o mesmo esquema de ler o livro antes de ver o filme. O filme será mais compacto e cortará alguns detalhes que não influenciariam no plot, mas que são interessantes de conhecer.

Outra, o anime é a adaptação, na graaaaaande maioria das vezes. Se não foi o anime que inspirou o mangá, e sim o contrário, com certeza perderás algumas coisas vendo apenas a adaptação. Pelo óbvio: Nunca acrescentam mais detalhes no anime, só retiram. Quase como ler um livro x ler um resumo. Tu podes ler o resumo e entender os pontos principais, mas só sentirás mesmo o que o autor quis passar se leres o livro completo, pois esses detalhes só pegamos acompanhando o desenvolvimento. Mesmo que esteja escancarado no resumo a intenção do autor, só compreenderás o feeling se leres o livro.

Se ambos "empatam", a metáfora seria: O mangá é o bolo, o anime é a cobertura. A cobertura pode ser mais doce e bonita, mas o importante mesmo é o bolo.

Resumindo: Se tu te interessas tanto por mangás, quanto por animes, primeiro leia o mangá, por motivos já citados. Se te interessas mais por animes do que por mangás, primeiro veja o anime. Se te interessas mais por mangás do que por animes, primeiro leia o mangá. Simples.
4 usuários curtiram este post: M3troid, Out, skarpzinho, zakon
Responder
 #3
Não leio mangás mesmo, logo minha ordem é anime primeiro, mangá nunca. HAHA!
1 usuário curtiu este post: onorax
Responder
 #4
mangá quando eu gosto mto do anime como Skip beat, claymore e kenichi, o resto tbm dispenso mangá. Mas tbm assim só leio da parte q acabou o anime pra frente, nem leio oq passou no anime.
Responder
 #5
(26/04/2015, 13:07)ketolow Escreveu: Opção 3 - Interesse proporcional por animes e mangás.
Se estás gostando mesmo da obra, siga lendo o mangá.
Já que o mangá é a obra original, há mais conteúdo nele, é melhor pegar spoilers do mangá do que do anime, porque no anime tu provavelmente verás uma cena acontecer de maneira superficial, enquanto no mangá tudo estará detalhado. É o mesmo esquema de ler o livro antes de ver o filme. O filme será mais compacto e cortará alguns detalhes que não influenciariam no plot, mas que são interessantes de conhecer.

Muito bem dito.
Responder
 #6
Eu prefiro ver anime pra conhecer, mas se gostei ou se já decidi antecipadamente que quero de fato aproveitar a obra eu leio o mangá... O mangá deixa um pouco de brecha pra sua interpretação também em termos do tom das cenas, do tipo de voz e personalidade dos personagens de modo que as vezes até me decepciono ao ver alguns animes.
Em geral se a obra envolve ação eu acabo vendo o anime mesmo se já tiver lido a obra completa em mangá, que geralmente é o caso de battle shounen e sports.
Responder
 #7
(26/04/2015, 12:39)Out Escreveu: Andei catando uns mangas para ler esses últimos dias, e notei que muitos deles tinham adaptações para anime que eu ainda não assisti. Aí ficou a dúvida de qual seria a melhor ordem, anime antes do manga ou manga antes do anime e queria ver umas opiniões à respeito.


sinceramente... isso varia de obra e ansiosidade com a obra. Eu lhe recomendaria primeiro o anime ou a adaptação, pois 99,99999999999% das vezes, o anime estrega a obra original, o deixando estressado, irritado e outros sentimentos ruins.
Cancei se chorar por adaptações meia boca, tanto que eu deixei de ver muito anime lançado por ai.
Se caso o anime é enredo original, e tenho um manga, ai eu nao teria oque dizer. ( há relatos de q o mangá de Another é melhor q o anime :v)

(26/04/2015, 14:27)rapier Escreveu: Não leio mangás mesmo, logo minha ordem é anime primeiro, mangá nunca. HAHA!

ainda penso em te converter :v
Responder
 #8
(26/04/2015, 19:43)skarpzinho Escreveu: ainda penso em te converter :v

Mas eu já leio mangás, só ver http://anime-forum.info/forumdisplay.php?fid=23.
Responder
 #9
Não curto muito ler mangás, eu até começo a ler, mas depois enjoo.

Acho que os únicos mangás que eu li à fio quando pequeno, foram os de CDZ, eu tinha quase todos os mangás... ah, eu gostava muito de ler o Episode G, mas nunca li mais que 4... na época que eu comprava nas bancas era difícil sair novos... acabou que nunca li todo, mas era muito foda.

Ah, eu li Elfen Lied até o cap 85 mais ou menos... bem, sobre esse lance de anime e mangás, eu só vejo o anime mesmo... ele pode ter o final mais escroto do mundo http://anime-forum.info/showthread.php?tid=693 ou http://anime-forum.info/showthread.php?tid=692, que a minha vontade de ler é -1.
Responder
 #10
Minha regra geral é sempre seguir da adaptação pro original. Conhecer o original antes vai invariavelmente te fazer criar expectativas que nunca serão 100% correspondidas em adaptações.

Isso, claro, salvo raras exceções como KanColle, onde o conhecimento da obra original é essencial para aproveitar plenamente a adaptação.

Quanto a mangás, eu tenho preguiça pra começar a ler, mas geralmente quando eu começo a ler eu leio até o fim mesmo... Mas nunca cheguei a acompanhar capítulos de mangás que estão saindo.
Responder
Páginas (4): 1 2 3 4

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes