Star Ocean - Série

Páginas (31): 1 ... 4 5 6 7 8 ... 31
300 respostas neste tópico
 #51
Ontem comecei a jogar o SO5 do PS4. Estou mais ou menos na metade do jogo, infelizmente não tem como usar cheats no PS4. HAHA! Okay

Impressões:
  • Muita coisa idiota no jogo que não devia ter. Tipo saves só em certos pontos e personagens sumindo do teu grupo quando tu mais precisa.
  • Ter uma ruma de gente dando porrada ajuda pra caralho nas batalhas. É por isso que esse SO está "mais fácil", é porque ele deixa você ter mais gente ao mesmo tempo. São 6 pessoas, a Relia é personagem mas só serve pra apanhar.
  • A barra de especial das batalhas tá rigorosa d+, assim fica quase impossível acumulá-la.
  • Criar itens tá muito mais fácil, é assim que deve ser.
  • A jogabilidade não é muito boa. Você precisa de 3 mãos pra poder correr pelos mapas. O jogo deveria deixar você usar L1 e R1 pra girar a câmera, ou ter autorun.
  • O jogo tem uns sistemas, mas nada complicado pra quem jogou o SO3. Mesmo sistema de cancel, guard, ataque fraco e forte. Problema é que as skills ficaram mais difíceis de conseguir e são menos eficazes.
  • Gráficos com textura lindíssima, nível PS4. À primeira vista o jogo é bonito, mas tem problemas que não precisava ter tipo a construção dos detalhes dos cenários bem na tua cara, e vários defeitos de colisão. É normal cabelo atravessar os personagens.
  • Não vi slowdown algum no jogo.
  • Você pode atravessar os NPCs e isso é péssimo pra falar com eles.
  • A câmera nem sempre ajuda.
  • Personagens OK. As 3 donas são decentes mas nenhuma especial. Os 3 caras também são decentes.
Responder
 #52
Parei de jogar antes das dungeons finais, onde você não pode mais voltar. Minha nota particular do jogo tá melhor que as notas que o povo deu. Mesmo com problemas, o jogo resolve muita coisa ruim do Star Ocean 3, no caso:
  • 6 personagens nas lutas. Não precisa mais deixar personagens de lado, é todo mundo dando porrada junto.
  • Private Actions estão bem simples de achar, é fácil fazer umas 10 de uma vez na mesma cidade. Não tem mais como perder a maioria como era no SO2.
  • Criação de itens tá mais fácil que no 3, mas não tão fácil quanto no 2.

O jogo é bem pequeno, é o menor SO que joguei em questão de área. Boa parte do tempo de jogo é comido com cenas que não se pode acelerar nem pular e muitas idas e vindas, e também pelas side quests.
Responder
 #53
Terminei SO5 no PS4, quer dizer, fui obrigado a zerar o jogo honestamente. Cry

Tecnicamente, o gráfico tem texturas lindas, a nível PS4. O jogo não fica lento em partes cruciais, apenas em alguns momentos bizarros nas cidades. Os modelos têm nível OK de detalhes, mas os erros de colisão são inúmeros. Cabelo atravessa gente, roupa atravessa cabelo e quando você dá zoom na galera isso fica horrível.

O som é OK, com as músicas e efeitos sonoros de sempre da época do PS1. Ah, tem vozes em japa e obviamente são boas, nem joguei com voz em ing pra ouvir como eram.

O jogo é curto, provavelmente o menor Star Ocean que eu já joguei (Não joguei o 4). Eu zerei ele em 20 e poucas horas sendo que fiz várias sidequests e dezenas de Private Actions e ainda fiquei 1h indo e voltando na dungeon final pra ganhar XP, e ainda tem o problema de o relógio do jogo continuar a rodar quando você "pausa" ele (chama o mapa), logo seria até viável eu terminá-lo em 20 horas. Entretanto não comecei ainda a Cave of Trials nem as quests pós-final.

O mapa do jogo é minúsculo: o jogo é atolado de idas e vindas, com quase nenhum local que você passe apenas uma vez na história normal, e mesmo a "viagem expressa" que você pega mais pra frente não te deixa em cantos exatos, te obrigando a correr 1-2 minutos até onde você quer. O nome do jogo é "Star Ocean" mas ele se passa basicamente num único planeta, numa nave e em um asteroide; a variedade de locais é a mínima dos SO que eu joguei. Até SO1 tem 2 planetas, e pra completar 2 linhas temporais distintas. Aliás, há um momento tristeza no jogo onde dizem "Vocês podem nunca mais voltar para este planeta", e poucas horas depois lá está o povo voltando para exatamente o mesmo planeta. HAHA!

Sobre os personagens principais, não tem ninguém ali irritante, mas não há nenhum personagem bom mesmo. A meu ver, os personagens perdem dos de SO2 e 3. Um breve resumo sobre eles a seguir:
  • Fidel: cara main, não fede nem cheira. Espadachim principal.
  • Miki: dona main, bem marrom. Típica Yamato Nadeshiko. Maga de cura.
  • Fiore: dona apresuntada. É tipo uma v2 da Celine do SO2. Maga de ataque.
  • Victor: um personagem meio apagado, aquele cara meio sério com problemas de se integrar ao grupo. Lembra uma v2 do Dias do Star Ocean 2. Espadachim tanker.
  • Emmerson: ele é da família Kenny, cara mais velho que gosta de beber e pegar donas. Tem cara de neandertal e voz do Archer. Atirador.
  • Anne: dona com aquele template típico de "dona que parece masculinizada mas na verdade gosta de coisas fofinhas e é bem feminina". Porradeira fraquíssima, vive morrendo. Pra que um personagem que luta com soco/chute ter defesa baixíssima?
  • Relia: loli mascote. Não é possível lutar com ela.

Dos secundários, creio que só a Welch mereça menção. Ela continua perturbada como sempre.

O sistema de Private Actions foi bem simplificado e agora você só perde PAs se quiser. É possível fazer 6 PAs ao mesmo tempo, e fazer umas duas dezenas de eventos de uma vez numa mesma cidade.

A história é bem simples e não vale a pena falar muito sobre ela. Envolve os vilões querendo criar viagem no tempo pra dar uma rasteira na Federação Galáctica, e pra isso eles usam "simbologia" ou qualquer nome que cada SO dê pras suas magias. Ela não é muito boa em desenvolver os personagens; as PA contêm informações bem mais engraçadas (e até mais úteis) sobre eles.

O jogo não é difícil (joguei no Galaxy, o "normal") desde que você faça quests e em algum momento pare para evoluir os personagens. Considerem também que eu sou um cara que apesar de ser ruim de jogo conhece as manhas de Star Ocean, logo tal experiência pode fazer o jogo parecer mais fácil do que realmente seja.

A câmera não ajuda muito e em vários momentos você perde detalhes do cenário como baús e inimigos se não mexê-la. Ao menos é possível ver os fundos das donas. As cutscenes deixam você mover a câmera e com isso ficam totalmente sem graça, e não dá pra pulá-las.

O principal de Star Ocean começa agora: as batalhas. O sistema é simples, parecido com o do 3. Depois de poucas horas de jogo já é possível lutar usando apenas skills, apertando apenas X e bola. Os efeitos visuais são bem chamativos e há momentos onde a tela fica incompreensível, mas mesmo assim você consegue vencer se ficar alternando X e bola pra dar os cancel, e obviamente tendo bons equipamentos, nível e... papéis.

A IA dos amigos é determinada por um sistema de papéis, parecido com o sistema de gambits do FF12. É meio chato fazer os personagens agirem remotamente parecido com o que você quer; se você escolher papéis errados eles simplesmente ficarão parados esperando a morte ou tomarão atitudes idiotas. Eu teria morrido menos se jogasse algumas batalhas com a healer, conselho da minha irmã que eu nunca quis seguir à risca. No final do jogo você começa a pegar uns papéis fodas que deixam a IA dos personagens bem decente e isso ajuda bastante a sobreviver.

Além disso, a IA dos personagens parece reagir à sua situação na batalha. Se você começar a apanhar muito e ficar com pouco life, a IA vira BA. Em algumas batalhas tive que ficar de longe soltando Air Slash no chefão pros amigos não emburrecerem e eu vencer sem maiores problemas.

Caralho, ter 6 personagens lutando ao mesmo tempo e atropelando os inimigos é lindo d+. É uma das coisas que tornam o jogo menos difícil. É a grande graça do jogo, as batalhas contra inimigos patos viram simplesmente moleza, e as contra os chefões se resumem a fazer montinho... só que não. Há chefões muito apelões, especialmente os que voam. Teve algumas batalhas que já comecei morrendo, e outras que só consegui vencer usando a tática do Air Slash.

Nas batalhas há uma barra de especial chamada Reserve Rush que é cruel demais. É difícil enchê-la e facílimo perdê-la, isso foi pura sacanagem dos desenvolvedores.

O sistema de criação de itens deu umas melhoradas mas nem fiz isso direito, não foi preciso no main game. Além de não precisar por causa dos inimigos, também não foi necessário porque o jogo dá dinheiro suficiente pra você comprar todas as armas e equipamentos disponíveis sem precisar vender itens, desde que você faça sidequests.

Alguns problemas do jogo que não citei nos parágrafos anteriores são os mesmos dos SO anteriores: o limite de 20 unidades pros itens de cura, não poder pular cenas, não poder salvar em todo canto, chefões invencíveis que te obrigam a morrer, criar itens depende de tentativa e erro. Isso de não poder salvar é um saco porque tem ocasiões onde ocorre [Chefão A -> Cutscene imensa e "impulável" -> Chefão B] e se tu morrer no chefão B tu volta lá pra antes do A. Há momentos onde o jogo impede de você utilizar o save point, ele fica vermelho.

Por mim o jogo merece nota 7. Mesmo com os defeitos, só a melhoria imensa de lutar com 6 carinhas ao mesmo tempo já é muito divertida.
1 usuário curtiu este post: Opeth
Responder
 #54
Melhor que o 2?  Icon_lol Icon_lol Icon_lol Icon_lol Icon_lol Icon_lol  Só joguei o dois, sempre que vejo os demais em vídeos de Youtube não me dá nenhuma vontade de jogar, o 2 é meu rpg favorito, seguido do primeiro Grandia. Um dia eu reúno coragem para jogar do PS2 no emulador.
Responder
 #55
(03/01/2017, 21:49)rapier Escreveu: Por mim o jogo merece nota 7. Mesmo com os defeitos, só a melhoria imensa de lutar com 6 carinhas ao mesmo tempo já é muito divertida.

Massa, cara, ótima análise, deu pra ter uma boa ideia do que esperar quando for jogar. Parece que vai ser um jogo divertido, mas que vai parar aí. Melhor do que ser um jogo chato e com história chata igual o 4 tava sendo pra mim até eu dropá-lo.

Bizarro esse negócio das cutscenes, a função delas é justamente direcionar sua atenção e dar ênfase às coisas. Uma cutscene que funciona igual o resto do jogo provavelmente vai me deixar é com a sensação de estar preso e não de estar livre pra mexer na câmera. Se iam fazer isso podiam ter feito os personagens falarem enquanto tu anda normalmente.

O sistema espero que seja bom, eu gosto dos combates da tri-ace e isso da party grande parece realmente divertido. Quando isso aparecer num preço menor que 100 reais eu compro pra jogar.
Responder
 #56
(03/02/2017, 20:53)Opeth Escreveu: O sistema espero que seja bom, eu gosto dos combates da tri-ace e isso da party grande parece realmente divertido. Quando isso aparecer num preço menor que 100 reais eu compro pra jogar.

Minha irmã comprou quando estava por uns 90 reais na... "loja do Playstation".
Responder
 #57
(03/02/2017, 20:55)rapier Escreveu: Minha irmã comprou quando estava por uns 90 reais na... "loja do Playstation".

Vou ficar de olho.
Responder
 #58
Remaster do SO3 pra PS4.



Prefiro jogar no PCSX2.
Responder
 #59
Jogando Star Ocean: First Departure. Parece que viajar no tempo nunca foi tão fácil. Só chegar no portal dizendo "Quero ir para tal lugar 300 anos atrás" e pronto Pacman

De todo modo, esse remake do primeiro está parecendo um clone do sucessor nos aspectos visuais e jogabilidade.
Responder
 #60
Star Ocean só joguei o 2 e na época não me identifiquei muito, achava difícil o combate em tempo real no campo aberto daí não fui muito longe. Ainda tem a miséria queen nas dungeons finais? Sinto vontade de jogar só pelo combate épico que ela proporciona(VP).
Responder
Páginas (31): 1 ... 4 5 6 7 8 ... 31

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes