Dragon Age (franquia)

Páginas (6): 1 2 3 4 5 6
56 respostas neste tópico
 #21
(08/04/2015, 19:51)Opeth Escreveu: @Israfil o que te causa essa impressão é, de fato, o gamedesign. Há uma carga de texto e trabalho de arte muito maior em DAI que em qualquer outro da série. A mesma coisa foi dita do povo sobre ME3, que o jogo era muito pequeno comparado aos outros 2. Porém o jogo tem muito mais informação que os outros da série. Fora isso, tempo aí é uma coisa relativa. A Morgiana disse que achou o jogo longo, tu falou que achou curto. Eu levei 200 horas na primeira run. Se é citar coisas que você quer, vários sites comentaram justamente o oposto, os reviewers, por exemplo, do Polygon, do Kotaku e da IGN comentaram sobre como o jogo era longo, levando o Polygon a fazer um overview ao invés de review. Se você rushar só o main plot, de fato o tamanho, como eu disse, não é considerável, no entanto eis o que você estará fazendo: Rushando. Eu levei 20 horas pra rushar no nightmare pulando todas as cutscenes.

Cara, desculpa se eu estiver errado, mas acho que vc está pegando meu argumento fora de contexto. Eu também levei 150 horas pra completar o Inquisition, eu sei o quão longo o jogo pode ser. A questão que eu estava levantando era que essa impressão de que a Main Story era curta ia afetar negativamente os newcomers da franquia. Porque ou a maioria vai tentar fazer todas as sidequests e desistir por burnout, ou vão rushar pra chegar no fim e achar lackluster (por acharem curto e outros motivos como a falta de um envolvimento com o lore que pessoas que jogaram Origins e DA2 tiveram).

(08/04/2015, 19:02)Morgiana Escreveu: O que eu mais gostei nele foi que a história não é o épico batido de "Vamos juntar aliados e salvar o mundo do Mau Ancião!" que a Bioware tanto gosta de repetir eternamente, e que já é massante em outras mídias e jogos também. Ao invés disso, a história dele é tipo, "As Aventuras de Hawke & Amigos: uma turminha da pesada entrando em altas confusões (que por acaso acabam iniciando uma cadeia de eventos que quase irá destruir o mundo jogo seguinte)"; é algo muito mais pessoal, prefiro histórias assim. No final do DA2, Hawke parecia ser uma amiga que eu conhecia há tempos, Varric é meu camarada, Merril é uma amiga sonsa, Anders é um fdp que eu confiava, etc. O jogo conseguiu fazer eu me apegar muito aos personagens dele.

Eu particularmente não tenho problema com quests épicas que envolvem salvar o mundo, mas também aprecio histórias menores e mais "pé no chão" por assim dizer. Mas infelizmente com toda repercussão que DA2 teve eu acho improvável que eles repitam a fórmula, pelo menos em termos de ambientação (manter em uma cidade). Talvez se o foco fosse um grupo de mercenários fosse possível criar várias histórias mais curtas, sem repetir cenários, e formar um jogo completo sem que o mundo precise estar à beira do colapso... Eu definitivamente não odiei DA2 como a maioria da internet, mas acho que foi o que teve os companions que menos me interessaram no geral.

Como só pude comprar os DLCs de DA2 depois de ter começado o Inquisition (pois estavam em promoção) eu fiquei me devendo um replay do Origins (pra jogar de Mage e finalmente platinar), do Dragon Age II (pra finalmente jogar os DLCs) e do Inquisition (primeiro pra ver como é se aliar aos Mages, e segundo pra decidir exatamente quais as decisões que vou querer tomar oficialmente para levar para jogos futuros). Mas vai demorar bastante até eu poder começar essa brincadeira... Por sinal o DLC de Inquisition vai estar disponível em maio pra mim (já que jogo em Ps4)... Decisions, decisions...
Responder
 #22
(08/04/2015, 20:38)Israfil Escreveu: Cara, desculpa se eu estiver errado, mas acho que vc está pegando meu argumento fora de contexto. Eu também levei 150 horas pra completar o Inquisition, eu sei o quão longo o jogo pode ser. A questão que eu estava levantando era que essa impressão de que a Main Story era curta ia afetar negativamente os newcomers da franquia. Porque ou a maioria vai tentar fazer todas as sidequests e desistir por burnout, ou vão rushar pra chegar no fim e achar lackluster (por acharem curto e outros motivos como a falta de um envolvimento com o lore que pessoas que jogaram Origins e DA2 tiveram).

Sim,  e como eu disse, não achei que é o caso. A campanha do GTA V, por exemplo, leva um tempo muito menor pra ser concluída. E ninguém reclamou, é óbvio que um jogo em mundo aberto terá menos quests principais, visto que a elaboração e esforço aplicado a elas é muito maior. Acho que 13+ horas de campanha é um tempo excelente, a maioria dos AAA leva mais ou menos esse tempo pra ser zerado. Citei, inclusive, outros jogos da empresa, que seguem a mesma fórmula. É só fazer uma simples comparação de campanhas. Eu levo 5 horas pra fechar só as main quests do Mass Effect, já o dragon age eu levo mais. Em campanha tempo por tempo é inútil, foi exatamente o que senti com o reaproveitamento de cenários e inimigos no DA2. DA2 é um jogo "longo", mas puramente repetitivo. O fato é que os outros jogos da bioware tem de 10 a 13 quests no main plot. DAI tem 9. No entanto, nenhum outro jogo deles tem o escopo do DAI, nem são em mundo aberto. É óbvio que há escolhas de onde investir o esforço para criar uma experiência de jogo satisfatória ao máximo de jogadores possível. Além disso, os eventos em cada quest de DAI têm impacto muito maior ao mundo do jogo do que os do DAO e DA2. Os problemas apresentados no novo jogo fazem os problemas dos anteriores parecerem eventos isolados envolvendo pessoas que desconhecem o real problema.
Responder
 #23
(09/04/2015, 11:26)Opeth Escreveu: A campanha do GTA V, por exemplo, leva um tempo muito menor pra ser concluída. E ninguém reclamou

Ouso dizer que GTA V é o extremo oposto de Inquisition em termos de open world. Para a maioria dos jogadores de GTA V a main story é um afterthought, elas estão lá pra fazer todo o resto que o jogo permite, em Inquisition as pessoas querem a história central enquanto todo o resto que se pode fazer no jogo foi severamente criticado... Então não acho que essa comparação faça sentido.

(09/04/2015, 11:26)Opeth Escreveu: No entanto, nenhum outro jogo deles tem o escopo do DAI, nem são em mundo aberto. É óbvio que há escolhas de onde investir o esforço para criar uma experiência de jogo satisfatória ao máximo de jogadores possível. Além disso, os eventos em cada quest de DAI têm impacto muito maior ao mundo do jogo do que os do DAO e DA2. Os problemas apresentados no novo jogo fazem os problemas dos anteriores parecerem eventos isolados envolvendo pessoas que desconhecem o real problema.

Eu concordo com isso apenas na minha posição de fã que jogou o Origins e o DA II. Não vejo os novatos tendo essa mesma percepção.

Mas anyway, do que estou vendo ambos estamos nos repetindo já... O dia que sair o próximo Dragon Age eu vou ter uma confirmação de que essa minha impressão está certa ou errada. E como fã obviamente eu gostaria que estivesse errada, pois quero que ela consiga cada vez mais entusiastas dessa fantástica obra. Como você mesmo disse a Bioware tá fazendo um bom esforço pra responder o feedback dos fãs, quando eles puderem começar a produzir o próximo jogo pode ser que eles aderecem as reclamações e preocupações centrais levantadas pelos jogadores.
Responder
 #24
(09/04/2015, 13:31)Israfil Escreveu: Ouso dizer que GTA V é o extremo oposto de Inquisition em termos de open world. Para a maioria dos jogadores de GTA V a main story é um afterthought, elas estão lá pra fazer todo o resto que o jogo permite, em Inquisition as pessoas querem a história central enquanto todo o resto que se pode fazer no jogo foi severamente criticado... Então não acho que essa comparação faça sentido.


Eu concordo com isso apenas na minha posição de fã que jogou o Origins e o DA II. Não vejo os novatos tendo essa mesma percepção.

Mas anyway, do que estou vendo ambos estamos nos repetindo já... O dia que sair o próximo Dragon Age eu vou ter uma confirmação de que essa minha impressão está certa ou errada. E como fã obviamente eu gostaria que estivesse errada, pois quero que ela consiga cada vez mais entusiastas dessa fantástica obra. Como você mesmo disse a Bioware tá fazendo um bom esforço pra responder o feedback dos fãs, quando eles puderem começar a produzir o próximo jogo pode ser que eles aderecem as reclamações e preocupações centrais levantadas pelos jogadores.

Sensata a posição a respeito do GTA, porém não sou o único que joga isso só pela campanha e depois abandona, então seria sim um problema, se o jogo fosse só zoar, a franquia não teria o sucesso que tem, a história é parte chave mesmo aqui. Fora que diferente de dragon age, o jogo não dá vontade de revisitar coisas ou explorar, pois não há muita noção de progresso. Aproveitei muito menos ele do que o DAI.

Que fãs? A metacrítica do jogo é bem alta, que eu saiba. É óbvio que os novatos não vão reparar que DAI tem escolhas mais importantes que os outros 2, afinal eles não jogaram os primeiros. O que DAI está fazendo é colocar a história nos trilhos e seguir o caminho de ME, mantendo um personagem central e fazendo valer as escolhas do jogador. Algo muito criticado em DA, em termos de continuação e que eles já tentaram fazer no 2 e erraram.  
Responder
 #25
(09/04/2015, 13:48)Opeth Escreveu: O que DAI está fazendo é colocar a história nos trilhos e seguir o caminho de ME, mantendo um personagem central e fazendo valer as escolhas do jogador.

Não entendi, vc está dizendo que vamos jogar sendo o Inquisitor novamente no próximo jogo? Imaginei que eles iriam trocar de novo...
Responder
 #26
(09/04/2015, 14:42)Israfil Escreveu: Não entendi, vc está dizendo que vamos jogar sendo o Inquisitor novamente no próximo jogo? Imaginei que eles iriam trocar de novo...

Exato. DAI foi pensado pra resolver o problema de continuidade e plot armor gerado com essa troca de personagens. O final aberto no jogo, o diálogo sobre o Inquisidor ter vários problemas a lidar ainda por serem resolvidos. Os criadores disseram que DAI é um bom ponto de início na série também por causa desses elementos. Certamente, assim como em Mass Effect, o jogador vai poder alterar o visual/raça do inquisidor (tirando a ideia de raça no caso do ME) e continuar o jogo como se o inquisidor sempre fosse dessa raça, mas no mais, o jogo importará o personagem do inquisition. Eu cito tanto Mass Effect porque a semelhança na abordagem é clara, e facilita prever os caminhos que DA deve seguir. Eles apresentaram um vilão que não tinha total compreensão do todo (Coryphius) assim como em ME1 (Saren), apresentaram um problema maior por vir (Old Gods/ Reapers) e deixaram o jogador vivo e com sua base (skyhold/normandy)pra continuar a história.
Responder
 #27
(09/04/2015, 15:30)Opeth Escreveu: Exato. DAI foi pensado pra resolver o problema de continuidade e plot armor gerado com essa troca de personagens. O final aberto no jogo, o diálogo sobre o Inquisidor ter vários problemas a lidar ainda por serem resolvidos. Os criadores disseram que DAI é um bom ponto de início na série também por causa desses elementos. Certamente, assim como em Mass Effect, o jogador vai poder alterar o visual/raça do inquisidor (tirando a ideia de raça no caso do ME) e continuar o jogo como se o inquisidor sempre fosse dessa raça, mas no mais, o jogo importará o personagem do inquisition. Eu cito tanto Mass Effect porque a semelhança na abordagem é clara, e facilita prever os caminhos que DA deve seguir. Eles apresentaram um vilão que não tinha total compreensão do todo (Coryphius) assim como em ME1 (Saren), apresentaram um problema maior por vir (Old Gods/ Reapers) e deixaram o jogador vivo e com sua base (skyhold/normandy)pra continuar a história.

Nossa, sinceramente nunca pensei que eles fossem fazer isso com Dragon Age... Bem, interessante... Com certeza vou pensar com mais cuidado nas decisões que vou tomar quando for jogar novamente XD~

Agora uma picuinha pequena e pessoal que eu tive com o jogo. Se você jogar de anão não há nenhuma alteração na cena que vc conversa com o Solas em sonhos. Acham que foi esquecimento da Bioware ou só que não valia a pena fazer algum comentário sobre o assunto?
Responder
 #28
(09/04/2015, 18:25)Israfil Escreveu: Agora uma picuinha pequena e pessoal que eu tive com o jogo. Se você jogar de anão não há nenhuma alteração na cena que vc conversa com o Solas em sonhos. Acham que foi esquecimento da Bioware ou só que não valia a pena fazer algum comentário sobre o assunto?
Sério? Triste isso, porque o fato de Dwarves não sonharem é um dos pontos mais interessantes sobre os Anões. As relações deles com a Fade são um mistério que eu gosto de ver sendo explorado pouco a pouco na série. Enchantment?
Responder
 #29
(09/04/2015, 18:39)Morgiana Escreveu: Sério? Triste isso, porque o fato de Dwarves não sonharem é um dos pontos mais interessantes sobre os Anões. As relações deles com a Fade são um mistério que eu gosto de ver sendo explorado pouco a pouco na série. Enchantment?

Eles até reconhecem isso com a Dagna que te pede entusiasticamente pra analisar rochas perto do Rift (ela age como se estivesse sob efeito de dorgas XD~). Mas com o personagem principal que eu saiba nada naquela parte...
Responder
 #30
(09/04/2015, 18:43)Israfil Escreveu: Eles até reconhecem isso com a Dagna que te pede entusiasticamente pra analisar rochas perto do Rift (ela age como se estivesse sob efeito de dorgas XD~). Mas com o personagem principal que eu saiba nada naquela parte...
Alias, amo a Dagna desde o DA:O, e no DAI ela tá perfeita. Teria romance com ela fácil, se tivesse como.


Alias, comentário relacionado: eu passei 50h do jogo achando que a scout lá era uma humana baixinha. Só quando vi a Dagna que me toquei: "AHHH, ANÃS SÃO ASSIM NESSE JOGO!". Cry
Responder
Páginas (6): 1 2 3 4 5 6

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes