Enquete: Qual destas garotas de Euphonium é a melhor?
Kousaka Reina
34.69%
17 34.69%
Oumae Kumiko
26.53%
13 26.53%
Tanaka Asuka
38.78%
19 38.78%
Total 49 votos 100%
* Você votou neste item. [Mostrar Resultados]

Hibike! Euphonium

Tópico em '2015' criado por martec em 28/12/2014, 09:15.
Páginas (17): 1 ... 7 8 9 10 11 ... 17
165 respostas neste tópico
 #81
O fato da loirinha saber que tá errada mas fazer anyway é o que deixa ela um personagem mais interessante. Extremamente odiável, mas interessante XD
Só achei estranho a falta de votação por parte dos alunos. Todo o objetivo desse drama desnecessário não era tirar a decisão do professor? No fim deu "empate" e quem decidiu foi o professor de qualquer forma (e nem deixou claro porque ele escolheu a do terceiro ano, já que tive a impressão de que a Reina claramente foi superior). No fim a Reina acabou sendo salva de uma injustiça pela crise de consciência da outra.
Realmente gosto da postura da Asuka em relação à situação toda, reflete minha agonia de ver o povo criando drama infantil besta...
Responder
 #82
Hibike 1 - 10

Gostei.
Não esperava muita coisa no início, mas a forma que o anime trabalhou o tema me agradou, e a protagonista é legal.

Sobre esse último episódio, chegou em um ponto interessante, se bem que a resolução meio que andou em circulos. O professor conhecer a aluna há algum tempo realmente pode influenciar a decisão, mas claro que para quem está assistindo o anime (consequentemente vendo todos os pontos de vista) o professor não parece alguém que faria isso. A ideia de fazer um segundo teste seria legal caso fosse analisado por dois professores, mas o modo que foi decidido pode influenciar novamente a decisão, já que os alunos preferem a vitória da Kaori.

Pelo fato da Kaori ser veterana, normalmente eu apoiaria ela tocar o solo, mas fazer o que, a própria turma no primeiro episódio decidiu levar a sério e participar das competições nacionais. Então o importante é tocar bem. Por falar nisso, gostei da Kaori, ótima personagem.

Hibike 11

Bom episódio. Deixarou bem claro para o espectador a diferença da Reina e Kaori, foi ótimo mostrar as duas tocando em sequência em vez de pular a parte ou algo assim.

Bem, o resultado foi o esperado.
Acho que 13 episódios é pouco, mas ao mesmo tempo sei que 24 seria totalmente massante. Faltam dois episódios, sinto que vai ficar muito apertado e realmente só vai mostrar a competição nacional.

E o melhor casal, rola? Provavelmente não.

(16/06/2015, 19:18)Israfil Escreveu: No fim deu "empate" e quem decidiu foi o professor de qualquer forma (e nem deixou claro porque ele escolheu a do terceiro ano, já que tive a impressão de que a Reina claramente foi superior).

Ele não escolheu a Kaori, creio que ele já esperava aquela reação dela.
Responder
 #83
Até os próprios trastes dos colegas perceberam a diferença de performance das 2.
Responder
 #84
(16/06/2015, 19:51)AmagamiBr Escreveu: Ele não escolheu a Kaori, creio que ele já esperava aquela reação dela.

Cara... sendo outro aluno esperando tal reação talvez... eu não acho que o professor se importe o suficiente com a maioria dos alunos pra conhecer o modo como eles se comportam (estaria acontecendo tudo isso se fosse o caso?), me pareceu mais um cara ou coroa e eu realmente queria saber o que ele ia fazer se ela nao tivesse recusado...
Responder
 #85
(16/06/2015, 19:56)Israfil Escreveu: Cara... sendo outro aluno esperando tal reação talvez... eu não acho que o professor se importe o suficiente com a maioria dos alunos pra conhecer o modo como eles se comportam (estaria acontecendo tudo isso se fosse o caso?), me pareceu mais um cara ou coroa e eu realmente queria saber o que ele ia fazer se ela nao tivesse recusado...

Pelo desenvolvimento que a Kaori vinha tendo nos últimos episódios, e ainda mais nesse, é bem claro que ela não faria isso. Ela é uma garota dedicada e esforçada, com alguns problemas para ser honesta consigo mesmo (um processo de aceitação bem comum entre jovens da idade), mas é verdadeira em expor o que sente aos outros apesar disso. Então, acho que o roteiro fez muito bem em transparecer esse aspecto para justificar a decisão dela.
Responder
 #86
(16/06/2015, 19:56)Israfil Escreveu: Cara... sendo outro aluno esperando tal reação talvez... eu não acho que o professor se importe o suficiente com a maioria dos alunos pra conhecer o modo como eles se comportam (estaria acontecendo tudo isso se fosse o caso?), me pareceu mais um cara ou coroa e eu realmente queria saber o que ele ia fazer se ela nao tivesse recusado...

Mas do que foi mostrado até agora (com exceção do episódio passado), o Taki vem manipulando os membros do clube o tempo todo. Mesmo que ele não conheça completamente o modo como cada um se comporta individualmente, ele sabe como eles se comportam como um grupo.

Se você parar pra observar, a não ser que ele não tivesse plena confiança na vitória da Reina, propor uma nova audição seria contraproducente. Caso a Kaori vencesse, daria brecha pros alunos confirmarem as suspeitas de que ele escolheu a Reina por a conhecer previamente. Ele perderia toda a credibilidade ganhada até o momento.
Responder
 #87
(17/06/2015, 03:20)Taneda Escreveu: Pelo desenvolvimento que a Kaori vinha tendo nos últimos episódios, e ainda mais nesse, é bem claro que ela não faria isso.
É claro para nós, telespectadores, sim. Para o professor eu não acredito que fosse.

(17/06/2015, 03:20)Taneda Escreveu: Então, acho que o roteiro fez muito bem em transparecer esse aspecto para justificar a decisão dela.
Sim, a atitude dela ficou justificada para nós que vimos ela e outros interagindo sobre o assunto. Eu não disse que não fazia sentido dentro do contexto do personagem dela em momento algum.

(17/06/2015, 18:50)Raffael Escreveu: o Taki vem manipulando os membros do clube o tempo todo.
A princípio não concordo com isso. Acho que ele leva o trabalho a sério e a partir do momento que a turma optou por um objetivo tão difícil ele começou a cobrar esforço e desempenho à altura, então pode-se dizer que ele está guiando os alunos pro objetivo (que eles próprios decidiram) mas manipulando é uma palavra com outras conotações que não acredito que se aplicam. Se puder me explica melhor o que vc quis dizer com "manipulando os membros do clube o tempo todo", não ficou claro pra mim...

(17/06/2015, 18:50)Raffael Escreveu: Se você parar pra observar, a não ser que ele não tivesse plena confiança na vitória da Reina, propor uma nova audição seria contraproducente.
Pelo contrário, depois que começou o drama de "eles já se conheciam" a turma toda começou a mandar mal na performance, ele não tinha opção a não ser adereçar a preocupação da turma de algum modo, então mesmo que a Reina perdesse a disputa não acredito que seria contraproducente pois a turma voltaria a treinar com a preocupação de favoritismo resolvida.

(17/06/2015, 18:50)Raffael Escreveu: Caso a Kaori vencesse, daria brecha pros alunos confirmarem as suspeitas de que ele escolheu a Reina por a conhecer previamente. Ele perderia toda a credibilidade ganhada até o momento.
Se realmente houvesse uma diferença considerável de habilidade da Kaori sobre a Reina eu até concordo que o Taki perderia a credibilidade e poucos iriam seguir os conselhos dele (por birra), mas a diferença na habilidade delas é algo que ele tinha conhecimento por ter avaliado as duas. E como a turma mesmo pôde ver que a Reina era superior essa preocupação não existiria da parte dele na minha opinião... Então mérito estando fora de questão, a Kaori poderia ganhar por ter mais amigos ou ser do terceiro ano. Mas nem isso aconteceu, pois ao notar a diferença quase ninguém apoiou a Kaori. Logo, o Taki oferecer a vaga pra Kaori primeiro não fez sentido pra mim, pois abre a possibilidade da banda ter uma performance pior na competição caso a Kaori não fosse o tipo de pessoa que cedesse a posição. Essa história de "ele sabia que ela ia fazer isso" não colou comigo, só isso ;P
Responder
 #88
(17/06/2015, 21:32)Israfil Escreveu: A princípio não concordo com isso. Acho que ele leva o trabalho a sério e a partir do momento que a turma optou por um objetivo tão difícil ele começou a cobrar esforço e desempenho à altura, então pode-se dizer que ele está guiando os alunos pro objetivo (que eles próprios decidiram) mas manipulando é uma palavra com outras conotações que não acredito que se aplicam. Se puder me explica melhor o que vc quis dizer com "manipulando os membros do clube o tempo todo", não ficou claro pra mim...


Pode-se dizer que "manipular" foi um termo muito forte, mas observe as situações e como ele acaba influenciando a banda:
  • A votação no início do anime. Note que ele escolheu uma forma de votação aberta em que todos poderiam ver quem votou em quem, algo que acabou influenciando o voto das pessoas por criar uma situação de "o que eu quero fazer" x "o que é o certo a se fazer", que foi o que aconteceu no anime.
  • A forma como ele praticamente tomou uma posição de "vilão" durante os treinamento iniciais, como forma de motivar a turma. Com isso ele conseguiu colocar ordem no clube  e ganhar todos os alunos desinteressados ao demonstrar os resultados do treinamento.
  • Durante o SunFes, O Taki não deu nenhum discurso motivacional inicialmente, mas quando os alunos mais precisavam ele já estava com uma fala pronta. A depender da forma como você olhar isso, mostra clara premeditação por parte dele.
  • Na audição entre a Reina e a Kaoru ele fez  com que o clube visualizasse claramente as duas personagens que estavam tocando, o que afetou claramente a votação. Caso os alunos apenas escutassem sem saber necessariamente qual das duas estava tocando no momento, a votação teria sido diferente.   


(17/06/2015, 21:32)Israfil Escreveu: Pelo contrário, depois que começou o drama de "eles já se conheciam" a turma toda começou a mandar mal na performance, ele não tinha opção a não ser adereçar a preocupação da turma de algum modo, então mesmo que a Reina perdesse a disputa não acredito que seria contraproducente pois a turma voltaria a treinar com a preocupação de favoritismo resolvida.

Os alunos não gostam dele. Eles o respeitam por ter mostrado resultados como instrutor. No momento em que ele perder a credibilidade por escolher alguém através de puro favoritismo, surgiria rumores ainda maiores a respeito disso, teria pessoas duvidando das escolhas feitas até o momento, seria um caos.

(17/06/2015, 21:32)Israfil Escreveu: Se realmente houvesse uma diferença considerável de habilidade da Kaori sobre a Reina eu até concordo que o Taki perderia a credibilidade e poucos iriam seguir os conselhos dele (por birra), mas a diferença na habilidade delas é algo que ele tinha conhecimento por ter avaliado as duas. E como a turma mesmo pôde ver que a Reina era superior essa preocupação não existiria da parte dele na minha opinião...

Justamente por já ter avaliado as duas, ele já estava previamente ciente sobre os resultados.

(17/06/2015, 21:32)Israfil Escreveu: Então mérito estando fora de questão, a Kaori poderia ganhar por ter mais amigos ou ser do terceiro ano. Mas nem isso aconteceu, pois ao notar a diferença quase ninguém apoiou a Kaori. Logo, o Taki oferecer a vaga pra Kaori primeiro não fez sentido pra mim, pois abre a possibilidade da banda ter uma performance pior na competição caso a Kaori não fosse o tipo de pessoa que cedesse a posição. Essa história de "ele sabia que ela ia fazer isso" não colou comigo, só isso ;P

Como eu havia dito anteriormente, ele conhece o grupo como um todo e sabe como os influênciar. Não havia imparcialidade alguma naquela forma de avaliação. A Kaori não recebeu apoio de quase ninguém, no entanto, os alunos também não tiveram coragem de apoiar a Reina, seja por questão de terem amizade com a Kaori ou por não quererem admitir que todo problema criado previamente foi inútil.

Oferecer a vaga para a Kaori foi o golpe final. Deixar que a personagem em questão decida se quer ou não o solo, apesar de ter ficado claro pra todos que ela não é a melhor, chega a ser cruel. Se a Kaori aceitasse, pegaria mal para a imagem dela. Se ela recusasse, acabaria sendo uma admissão de derrota.
Responder
 #89
(17/06/2015, 23:47)Raffael Escreveu: Os alunos não gostam dele. Eles o respeitam por ter mostrado resultados como instrutor. No momento em que ele perder a credibilidade por escolher alguém através de puro favoritismo, surgiria rumores ainda maiores a respeito disso, teria pessoas duvidando das escolhas feitas até o momento, seria um caos.
Tem dois pontos aqui pra notar. Meu comentário era sobre você dizer que fazer uma nova audição seria contraproducente, você está dizendo que não fazer nada e manter a decisão da Reina como solista não seria contraproducente então?
O segundo ponto é que se a Reina perdesse a votação não haveria perda de credibilidade do professor pois não seria por questão de habilidade. E mais, eles teriam "vencido" e conseguido a amiguinha como solista, então estariam satisfeitos. Todos tiveram a oportunidade de refazer o teste então não culpariam o professor. O método de ensino dele como você mesmo disse já foi comprovado como eficiente, então não seria contestado também. Enfim, nessa parte temos que concordar em discordar pq é altamente especulativo acho...

Adiante você se contradiz dizendo:
(17/06/2015, 23:47)Raffael Escreveu: Não havia imparcialidade alguma naquela forma de avaliação.
Mas já na próxima frase reconhece imparcialidade:
(17/06/2015, 23:47)Raffael Escreveu: A Kaori não recebeu apoio de quase ninguém, no entanto, os alunos também não tiveram coragem de apoiar a Reina, seja por questão de terem amizade com a Kaori ou por não quererem admitir que todo problema criado previamente foi inútil.
Ora, se elas não votam na Kaori por ela ser pior, mas também não votam na Reina por amizade à Kaori então tá comprovado que tem imparcialidade no processo. Que por sinal seria evitado se fosse um teste onde eles não fossem permitidos saber quem estava tocando, daí seria totalmente meritocrático com base no critério de performance musical.

(17/06/2015, 23:47)Raffael Escreveu: Deixar que a personagem em questão decida se quer ou não o solo, apesar de ter ficado claro pra todos que ela não é a melhor, chega a ser cruel.
Sim, e pra ser sincero adoro esse tipo de situação em histórias. Mas ela só funciona se a pessoa tem caráter pra sentir o conflito interno...
Responder
 #90
(18/06/2015, 02:08)Israfil Escreveu: Tem dois pontos aqui pra notar. Meu comentário era sobre você dizer que fazer uma nova audição seria contraproducente, você está dizendo que não fazer nada e manter a decisão da Reina como solista não seria contraproducente então?

Uma nova audição em si, não é contraproducente, mas uma nova audição com a Kaori ganhando é. O ponto em que eu queria chegar é que caso a Kaori ganhasse, ao meu ver, teríamos essa reação aqui:

(17/06/2015, 18:50)Raffael Escreveu: Caso a Kaori vencesse, daria brecha pros alunos confirmarem as suspeitas de que ele escolheu a Reina por a conhecer previamente. Ele perderia toda a credibilidade ganhada até o momento.

(17/06/2015, 23:47)Raffael Escreveu: Os alunos não gostam dele. Eles o respeitam por ter mostrado resultados como instrutor. No momento em que ele perder a credibilidade por escolher alguém através de puro favoritismo, surgiria rumores ainda maiores a respeito disso, teria pessoas duvidando das escolhas feitas até o momento, seria um caos.




(18/06/2015, 02:08)Israfil Escreveu: O segundo ponto é que se a Reina perdesse a votação não haveria perda de credibilidade do professor pois não seria por questão de habilidade. E mais, eles teriam "vencido" e conseguido a amiguinha como solista, então estariam satisfeitos. Todos tiveram a oportunidade de refazer o teste então não culpariam o professor. O método de ensino dele como você mesmo disse já foi comprovado como eficiente, então não seria contestado também. Enfim, nessa parte temos que concordar em discordar pq é altamente especulativo acho...

São realmente diferentes formas de ver a situação. Ao meu ver, caso a Kaori ganhasse, seria por habilidade, não por amizade. Por isso o Taki perderia credibilidade e ocorreria a situação já citada acima. É justamente por isso que uma nova audição com a Kaori ganhando seria contraproducente.
Já pra você, se a Reina viesse a perder, seria porque os alunos escolheram votar na Kaori por amizade, não habilidade. Embora eu duvide que a Kaori aceitasse isso, dessa forma não haveria perda de credibilidade e nem problemas com os alunos.


(18/06/2015, 02:08)Israfil Escreveu: Ora, se elas não votam na Kaori por ela ser pior, mas também não votam na Reina por amizade à Kaori então tá comprovado que tem imparcialidade no processo.

Isso não é imparcialidade, é sequer conseguirem tomar um posição e escolher uma das duas. Não votaram de forma parcial, como a Haruka e a Yuuko fizeram. Mas também não conseguiram ser imparciais o suficiente pra votar apenas com base na perfomance musical. 


(18/06/2015, 02:08)Israfil Escreveu: Que por sinal seria evitado se fosse um teste onde eles não fossem permitidos saber quem estava tocando, daí seria totalmente meritocrático com base no critério de performance musical.

E é como deveria ter sido. Eles são músicos. O critério de análise tem que ser justamente a perfomance musical, nada além disso.
1 usuário curtiu este post: Israfil
Responder
Páginas (17): 1 ... 7 8 9 10 11 ... 17

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes