Koutetsujou no Kabaneri

Tópico em '2016' criado por martec em 30/11/2014, 19:24.
Páginas (53): 1 ... 16 17 18 19 20 ... 53
520 respostas neste tópico
 #171
(30/04/2016, 10:16)Opeth Escreveu: Achei o ep3 bem bom, assim como os anteriores. Não vi fundamento na maioria das reclamações de roteiro que vi aqui até agora do tipo "por que eles não sentam e conversam?", isso não é um aspecto do roteiro, isso é uma sujeição de lógica de pensamento próprio pro universo do anime. Acontece que os personagens, tal como a Mumei, podem simplesmente estar com o "foda-se" ligado, enquanto outros estão ocupados demais com medo e ignorantes pra saber discutir. Considerando o tempo em que se passa e a situação do mundo, esse comportamento político e ético do "vamos todos dialogar", como a @Kiyomin  apontou, é quase anacrônico. Tô achando os personagens bem construídos até aqui, dentro do "clichê" que são 90% dos animes, eles se saem até bem em suas apresentações. Não é pra ter nenhuma dúvida sobre personalidade dos personagens até agora, de forma que é fácil de deduzir o passado que tiveram só por associação. Isso não é um defeito, é um recurso de mídia. Anime é uma indústria que assumidamente adota uma mesma estética visual em suas obras. Portanto, não faz sentido questionar o que a própria indústria se propôs a fazer. É como reclamar que os abstracionistas não faziam figuração. Primeiro passo para avaliar uma obra, qualquer que seja, é se sujeitar à lógica interna dela.

O diálogo se faz necessário tanto do ponto de vista do "foda-se" como do ponto de vista de alguém que se preocupa. Só pensar no fato de que ela deixar isso para depois causaria mais incômodo para ela à longo prazo do que resolver na hora. Pensando de forma pragmática, ela resolver isso ali na hora teria sido a melhor escolha. Poderia ter sido resolvido com ela conversando ou com ela simplesmente agindo. Acabou que ela não fez nenhum nem outro. Levando isso em consideração ou o escritor é ruim ou ele definiu que a Mumei é alguém habilidosa, mas burra. Tudo bem que o cara quer que a história siga um rumo específico, mas há maneiras inteligentes de se fazer isso. A atual não é uma delas, ainda mais se você levar em consideração que o crescimento pessoal de personagens ao longo da história é algo que dificilmente acontece nos animes ultimamente. Você geralmente vê um personagem burro ser burro até o final da história ou no máximo em um ou dois episódios antes do final acontece alguma mudança. Não tem progressão. É 8 ou 80, de uma hora pra outra. Se por algum milagre decidirem mostrar esse crescimento durante os próximos episódios, vai justificar as escolhas de narração tomadas até agora. Até aí, tudo bem. Se isso acontecer o anime vai merecer meu voto de melhor anime da temporada. Senão vai significar que foi feito sem consideração alguma, ou seja, mal escrito. Mas a questão é aquela que eu já disse antes e que você mesmo confirmou. É coisa de anime.
1 usuário curtiu este post: PaninoManino
Responder
 #172
(30/04/2016, 15:47)Phoenix232 Escreveu: O diálogo se faz necessário tanto do ponto de vista do "foda-se" como do ponto de vista de alguém que se preocupa. Só pensar no fato de que ela deixar isso para depois causaria mais incômodo para ela à longo prazo do que resolver na hora. Pensando de forma pragmática, ela resolver isso ali na hora teria sido a melhor escolha. Poderia ter sido resolvido com ela conversando ou com ela simplesmente agindo. Acabou que ela não fez nenhum nem outro. Levando isso em consideração ou o escritor é ruim ou ele definiu que a Mumei é alguém habilidosa, mas burra. Tudo bem que o cara quer que a história siga um rumo específico, mas há maneiras inteligentes de se fazer isso. A atual não é uma delas, ainda mais se você levar em consideração que o crescimento pessoal de personagens ao longo da história é algo que dificilmente acontece nos animes ultimamente. Você geralmente vê um personagem burro ser burro até o final da história ou no máximo em um ou dois episódios antes do final. Não tem progressão. É 8 ou 80, de uma hora pra outra. Se por algum milagre decidirem mostrar esse crescimento durante os próximos episódios, vai justificar as escolhas de narração tomadas até agora. Até aí, tudo bem. Se isso acontecer o anime vai merecer meu voto de melhor anime da temporada. Senão vai significar que foi feito sem consideração alguma, ou seja, mal escrito. Mas a questão é aquela que eu já disse antes e que você mesmo confirmou. É coisa de anime.

 Isso que vive disse do desenvolvimento dos personagens é exatamente o que estou prevendo, os personagens agem dessa forma agora apara depois "amadurecer" e aprender a conviver. Fazem de tudo para fazer parecer que a Mumei não se importa para depois revelar que ela se importa e pode até se sacrificar por eles no futuro. O olhar dela depois que matou a grávida indica isso.
Responder
 #173
(30/04/2016, 19:17)PaninoManino Escreveu:  Isso que vive disse do desenvolvimento dos personagens é exatamente o que estou prevendo, os personagens agem dessa forma agora apara depois "amadurecer" e aprender a conviver. Fazem de tudo para fazer parecer que a Mumei não se importa para depois revelar que ela se importa e pode até se sacrificar por eles no futuro. O olhar dela depois que matou a grávida indica isso.

Não vejo a questão de amadurecimento dos personagens como algo ruim. Isso é algo que se feito de forma bem pensada elevaria bastante a qualidade do anime no geral. É fácil afirmar que isso é algo que é necessário para a maioria das histórias. Poucos conseguem manter uma história em um bom nível sem que haja mudanças na natureza dos personagens. A maioria simplesmente falha.

O meu problema maior com o anime, no momento, é que a narrativa parece muito artificial. Como se os personagens fossem literalmente marionetes. Tomando decisões que realmente não fazem sentido apenas para a progressão da história. Tudo bem que a maioria dos animes é desse jeito, mas é sempre triste ver uma premissa com tantas possibilidades de desenvolvimento sofrer com isso logo no começo. É simplesmente um desperdício.
Responder
 #174
(30/04/2016, 15:47)Phoenix232 Escreveu: O diálogo se faz necessário tanto do ponto de vista do "foda-se" como do ponto de vista de alguém que se preocupa. Só pensar no fato de que ela deixar isso para depois causaria mais incômodo para ela à longo prazo do que resolver na hora. Pensando de forma pragmática, ela resolver isso ali na hora teria sido a melhor escolha. Poderia ter sido resolvido com ela conversando ou com ela simplesmente agindo. Acabou que ela não fez nenhum nem outro. Levando isso em consideração ou o escritor é ruim ou ele definiu que a Mumei é alguém habilidosa, mas burra. Tudo bem que o cara quer que a história siga um rumo específico, mas há maneiras inteligentes de se fazer isso. A atual não é uma delas, ainda mais se você levar em consideração que o crescimento pessoal de personagens ao longo da história é algo que dificilmente acontece nos animes ultimamente. Você geralmente vê um personagem burro ser burro até o final da história ou no máximo em um ou dois episódios antes do final acontece alguma mudança. Não tem progressão. É 8 ou 80, de uma hora pra outra. Se por algum milagre decidirem mostrar esse crescimento durante os próximos episódios, vai justificar as escolhas de narração tomadas até agora. Até aí, tudo bem. Se isso acontecer o anime vai merecer meu voto de melhor anime da temporada. Senão vai significar que foi feito sem consideração alguma, ou seja, mal escrito. Mas a questão é aquela que eu já disse antes e que você mesmo confirmou. É coisa de anime.

Errado, e a justificativa do "é anime" foi pra outra coisa, não pra o roteiro ser bom ou ruim. Se eu não gostasse de anime eu não estaria aqui.

Os problemas da Mumei, como ela mostrou, se resolvem tão simplesmente quanto socar o Ikoma, esse é o nível em que ela se importa com os outros nesse momento. Isso retorna à mesma questão que eu apresentei no post: Induzir sua lógica pra cima dos personagens. Não se trata de ser mal escrito ou bem escrito, se trata de caçar problema onde não tem só em função da opinião pessoal de quem tá achando ruim. A maioria das obras em qualquer meio (de cinema a anime) tem seu grau de conveniência, que passa pela história que o autor quer contar, mesclado com "um fato leva a outro". Isso não há de ser assumido como um defeito, mas como uma proposta. Você pode gostar dela ou não, que é o que está acontecendo. 

É até engraçado eu tentando discutir isso nos termos das reclamações porque eu acho elas totalmente infundadas, já estão falando sobre roteiro ser bem feito ou mal feito, evolução de personagem e sei lá mais o quê quando o anime tem só 3 eps, mas a verdade é que na vida real (que nem devia aparecer na discussão de um anime de fantasia, palavra que eu devia grifar) problemas acontecem justamente por decisões tolas ou falta de diálogo. Se os caras acharam que a Mumei não explicar o todo pro Ikoma era a melhor forma de conduzir o enredo, vamos ver onde isso vai dar antes de sair chorando, que tal?

Povo vem me falar de técnica de roteiro, quando a tática de apresentação foi bem clara no ep3. Dá pra fazer um gráfico disso, aliás, de como o anime (um dos poucos já faz um tempo) tá interessado em ritmo e direção, com as transições de cena muito bem planejadas no roteiro. A exemplo, o fato justamente da revelação dos Kabaneri precisarem de sangue servir de transição para o Ikoma zumbificado no trem, e a transição seguinte voltar pra fogueira através do som (o grito quando a kabane grávida aparece), ligando a intensidade dramática das duas cenas (coisas técnicas que eu tava com preguiça, mas posso apontar desde o ep1), já que agora a Kabane que assume o foco da atenção serve pra imaginarmos o que está acontecendo no vagão, aumentando a tensão dramática da sequência. Se quiserem uma avaliação técnica eu escolho um ep e faço um post redação em detalhes, mas uma coisa já adianto, posso gostar do final ou não, mas mal feito é a última coisa que esse anime é.
3 usuários curtiram este post: gangrena, Kiyomin, mandrake_
Responder
 #175
(30/04/2016, 22:09)Opeth Escreveu: Errado, e a justificativa do "é anime" foi pra outra coisa, não pra o roteiro ser bom ou ruim. Se eu não gostasse de anime eu não estaria aqui.

Os problemas da Mumei, como ela mostrou, se resolvem tão simplesmente quanto socar o Ikoma, esse é o nível em que ela se importa com os outros nesse momento. Isso retorna à mesma questão que eu apresentei no post: Induzir sua lógica pra cima dos personagens. Não se trata de ser mal escrito ou bem escrito, se trata de caçar problema onde não tem só em função da opinião pessoal de quem tá achando ruim. A maioria das obras em qualquer meio (de cinema a anime) tem seu grau de conveniência, que passa pela história que o autor quer contar, mesclado com "um fato leva a outro". Isso não há de ser assumido como um defeito, mas como uma proposta. Você pode gostar dela ou não, que é o que está acontecendo. 

É até engraçado eu tentando discutir isso nos termos das reclamações porque eu acho elas totalmente infundadas, já estão falando sobre roteiro ser bem feito ou mal feito, evolução de personagem e sei lá mais o quê quando o anime tem só 3 eps, mas a verdade é que na vida real (que nem devia aparecer na discussão de um anime de fantasia, palavra que eu devia grifar) problemas acontecem justamente por decisões tolas ou falta de diálogo. Se os caras acharam que a Mumei não explicar o todo pro Ikoma era a melhor forma de conduzir o enredo, vamos ver onde isso vai dar antes de sair chorando, que tal?

Povo vem me falar de técnica de roteiro, quando a tática de apresentação foi bem clara no ep3. Dá pra fazer um gráfico disso, aliás, de como o anime (um dos poucos já faz um tempo) tá interessado em ritmo e direção, com as transições de cena muito bem planejadas no roteiro. A exemplo, o fato justamente da revelação dos Kabaneri precisarem de sangue servir de transição para o Ikoma zumbificado no trem, e a transição seguinte voltar pra fogueira através do som (o grito quando a kabane grávida aparece), ligando a intensidade dramática das duas cenas (coisas técnicas que eu tava com preguiça, mas posso apontar desde o ep1), já que agora a Kabane que assume o foco da atenção serve pra imaginarmos o que está acontecendo no vagão, aumentando a tensão dramática da sequência. Se quiserem uma avaliação técnica eu escolho um ep e faço um post redação em detalhes, mas uma coisa já adianto, posso gostar do final ou não, mas mal feito é a última coisa que esse anime é.

Ninguém reclamou das transições do anime. Isso na verdade é algo bem raro de errarem, justamente porque é uma das coisas que mais utilizam, principalmente quando querem fazer um gancho para o próximo episódio. Isso aí é o de menos.

Agora basicamente o que você explicou é que o anime é assim porque querem e que devemos aceitar. Mas a questão é que se o anime ao invés de responder as questões que ele levanta, apenas cria mais questões, é simplesmente um erro de roteiro. Claro, estamos no terceiro episódio. Eu mesmo disse que se conseguirem justificar todas as ações tomadas nos próximos episódios, o anime vai ter meus parabéns. O problema é que sendo uma obra original a possibilidade de muitas coisas não serem respondidas são grandes e não vai ter nenhuma outra fonte para procurar o sentido delas, ainda mais quando uma possível continuação do anime dependerá justamente de como o autor vai lidar com o retorno do investimento de tempo da audiência. Você faz comparação de obras de outro meio. É justo. Mas é aí que eu te pergunto: que obra que se preze realmente simplesmente te joga em uma ambiente desconhecido e não tenta responder nada? Apenas obras que têm como foco principal o desenvolvimento dos personagens. É isso ou foco na ambientação. Por mais que o anime ainda esteja em andamento, três episódios foram gastos e eles não responderam absolutamente nada sobre nada. Apenas algumas tentativas de explicar algo que também não serviram pra nada. Foi tudo feito de formar deliberada para seguir o caminho que o autor quer. Não há problema em fazer o uso de uma história linear, muito pelo contrário, várias obras consagradas dos meios mais variados são dessa maneira, contanto que você trabalhe todo o enredo de forma a mascarar essa percepção de ser tudo artificial e que faça com que a audiência se foque mais no momento atual, fazendo apenas algumas indagações sobre o futuro do anime, ao invés de criar questões no começo do anime que não serão respondidas até os próximos episódios. A parte final, do sangue, do Ikoma com sede de sangue, foi razoável, já que o papel dela era criar um gancho para o próximo episódio. Mas perder tempo criando toda uma questão no começo do anime sobre o que são os Kabaneri, do que eles podem ou não fazer, e simplesmente deixar pra lá, "vamos treinar", para responder no outro episódio apenas é tosco. O começo desse terceiro episódio funcionaria mais como um gancho de final de episódio do que como foi usado. É um mal uso dos 13 episódios que o anime terá. O que vai acabar acontecendo vai ser aquilo que eu falei, a Mumei vai ter uma epifania e vai acabar se importando com as pessoas.
Responder
 #176
(30/04/2016, 20:45)Phoenix232 Escreveu: Não vejo a questão de amadurecimento dos personagens como algo ruim. Isso é algo que se feito de forma bem pensada elevaria bastante a qualidade do anime no geral. É fácil afirmar que isso é algo que é necessário para a maioria das histórias. Poucos conseguem manter uma história em um bom nível sem que haja mudanças na natureza dos personagens. A maioria simplesmente falha.

O meu problema maior com o anime, no momento, é que a narrativa parece muito artificial. Como se os personagens fossem literalmente marionetes. Tomando decisões que realmente não fazem sentido apenas para a progressão da história. Tudo bem que a maioria dos animes é desse jeito, mas é sempre triste ver uma premissa com tantas possibilidades de desenvolvimento sofrer com isso logo no começo. É simplesmente um desperdício.

Mas isso é exatamente o que quis dizer.

@Opeth
Não é questão de forçar nossa lógica para cima dos personagens. Apenas apontamos barradas dos personagens, coisas que poderiam ser feitas de várias formas que os personagens escolheram as piores na situação. E muitos aqui e fora como eu já assistimos centenas de animes, já assistimos séries desse diretor e roteirista, sabemos para qual público a série é, não é mistério quais truques narrativos que estão disponíveis estão usando (o que você comentou de transição no final desse episódio na verdade é básico do básico, e pelo contrário, discordo, já apontei erros de continuidade e "mise-en-scène" ali). Nesse episódio os truques usados ficaram muito óbvios para o espectador, não é ruim, é manjado. Esperamos sempre o melhor, quando vemos que a série preferiu pegar o caminho do lugar comum ficamos decepcionados, natural.
1 usuário curtiu este post: ElankerM
Responder
 #177
(30/04/2016, 22:52)Phoenix232 Escreveu: Mas a questão é que se o anime ao invés de responder as questões que ele levanta, apenas cria mais questões, é simplesmente um erro de roteiro.

Por que isso é erro de roteiro?

(30/04/2016, 22:52)Phoenix232 Escreveu: Eu mesmo disse que se conseguirem justificar todas as ações tomadas nos próximos episódios, o anime vai ter meus parabéns.

Todas as ações precisam ser justificadas pro anime ser bom? Se não tiver uma explicação explícita pra cada uma das ações o anime vira uma bosta?

(30/04/2016, 22:52)Phoenix232 Escreveu: Por mais que o anime ainda esteja em andamento, três episódios foram gastos e eles não responderam absolutamente nada sobre nada.

Não responderam nada? Nada sobre o quê? Dê exemplos.

(30/04/2016, 22:52)Phoenix232 Escreveu: Apenas algumas tentativas de explicar algo que também não serviram pra nada.

Quais tentativas?

(30/04/2016, 22:57)PaninoManino Escreveu: E muitos aqui e fora como eu já assistimos centenas de animes, já assistimos séries desse diretor e roteirista, sabemos para qual público a série é, não é mistério quais truques narrativos que estão disponíveis estão usando. Nesse episódio os truques usados ficaram muito óbvios para o espectador, não é ruim, é manjado. Esperamos sempre o melhor, quando vemos que a série preferiu pegar o caminho do lugar comum ficamos decepcionados, natural.

Se já sabem, por que estão reclamando? Acham mesmo que o objetivo da staff é fazer algo radicalmente diferente, pegando tantos elementos de obras deles mesmos?
Responder
 #178
Se tão reclamando de ser manjado, nem tentem assistir Bungou Stray Dogs

Eu acho que tá tolerável por enquanto
Responder
 #179
(30/04/2016, 23:02)jasque Escreveu: Se tão reclamando de ser manjado, nem tentem assistir Bungou Stray Dogs

Eu acho que tá tolerável por enquanto

Tá tolerável, e pra mim não só isso, tá muito bom. O anime tem uma dupla de protagonistas que presta, onde o cara não é toscão (é um nerd num mundo steampunk) e a dona é foda sem precisar depender do protag. Animação presta, char design presta, OST presta, anime não é lento e há boas dicas visuais no anime.
1 usuário curtiu este post: jasque
Responder
 #180
(30/04/2016, 22:52)Phoenix232 Escreveu: Agora basicamente o que você explicou é que o anime é assim porque querem e que devemos aceitar. Mas a questão é que se o anime ao invés de responder as questões que ele levanta, apenas cria mais questões, é simplesmente um erro de roteiro. Claro, estamos no terceiro episódio. Eu mesmo disse que se conseguirem justificar todas as ações tomadas nos próximos episódios, o anime vai ter meus parabéns. O problema é que sendo uma obra original a possibilidade de muitas coisas não serem respondidas são grandes e não vai ter nenhuma outra fonte para procurar o sentido delas, ainda mais quando uma possível continuação do anime dependerá justamente de como o autor vai lidar com o retorno do investimento de tempo da audiência. Você faz comparação de obras de outro meio. É justo. Mas é aí que eu te pergunto: que obra que se preze realmente simplesmente te joga em uma ambiente desconhecido e não tenta responder nada? Apenas obras que têm como foco principal o desenvolvimento dos personagens. É isso ou foco na ambientação. Por mais que o anime ainda esteja em andamento, três episódios foram gastos e eles não responderam absolutamente nada sobre nada. Apenas algumas tentativas de explicar algo que também não serviram pra nada. Foi tudo feito de formar deliberada para seguir o caminho que o autor quer. Não há problema em fazer o uso de uma história linear, muito pelo contrário, várias obras consagradas dos meios mais variados são dessa maneira, contanto que você trabalhe todo o enredo de forma a mascarar essa percepção de ser tudo artificial e que faça com que a audiência se foque mais no momento atual, fazendo apenas algumas indagações sobre o futuro do anime, ao invés de criar questões no começo do anime que não serão respondidas até os próximos episódios. A parte final, do sangue, do Ikoma com sede de sangue, foi razoável, já que o papel dela era criar um gancho para o próximo episódio. Mas perder tempo criando toda uma questão no começo do anime sobre o que são os Kabaneri, do que eles podem ou não fazer, e simplesmente deixar pra lá, "vamos treinar", para responder no outro episódio apenas é tosco. O começo desse terceiro episódio funcionaria mais como um gancho de final de episódio do que como foi usado. É um mal uso dos 13 episódios que o anime terá. O que vai acabar acontecendo vai ser aquilo que eu falei, a Mumei vai ter uma epifania e vai acabar se importando com as pessoas.

 Não apaguei mais partes porque é complicado nesse navegador móvel que estou usando.
Sobre a parte destacada se você não está errado pelo menos certo não está, já está falando de outras coisas ao invés de falar da série. História nenhum tem obrigação de se explicar ou ser explicado, precisa apenas fazer sentido, ter coerência interna, você que entenda sozinho ou fique sem entender, há muita série assim. O problema aqui em Kabaneri é os personagens saberem, dizerem que sabem e não falarem por birra porque o autor que colocar eles para bater cabeça para ter drama. É um problema muito diferente.

(30/04/2016, 22:59)rapier Escreveu: Se já sabem, por que estão reclamando? Acham mesmo que o objetivo da staff é fazer algo radicalmente diferente, pegando tantos elementos de obras deles mesmos?

 Porque eu assisti e vim no tópico comentar.
Não estou reclamando COM o anime, estou discutindo com outros que assistiram e tem uma opinião diferente.
Responder
Páginas (53): 1 ... 16 17 18 19 20 ... 53

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes