Mangás/Animes com traço original

Tópico em 'Discussões gerais' criado por Opeth em 02/09/2014, 22:14.
Páginas (4): 1 2 3 4
32 respostas neste tópico
 #1
Mangá como um estilo de desenho é conhecido popularmente por características como os olhos grandes e expressivos, economia e simplificação de linhas e uso de recursos da arte gráfica como as retículas, herdadas da gravura em metal. No caso dos animes, particularmente os da era digital, a colorização é baseada em cores "chapadas" e sombras bem demarcadas, que emprestam suas técnicas da ilustração gráfica. De uso desta fórmula que é tida como a estilização moderna do desenho japonês cuja maior influência se atribui ao Tezuka, chega-se ao traço "padrão" ou "clichê"(no sentido original do termo).

Minha intenção com o tópico é reunir imagens de artistas que vocês considerem originais dentro do mangá ou animê, de preferência os que não saiam da estilização supracitada para um traço mais realista, como é o caso do desenhista de vagabond, que faz um trabalho excelente no realismo e na aguada de nanquim. Vale de tudo: imagens de anime, mangá, e coisas random (de preferência com fonte ou nome do artista). Quero avaliar o quanto o traço padrão tem a oferecer e o quanto ainda pode ser explorado sem perder sua originalidade.


Organização: Vamos manter as imagens dentro das caixas de spoiler pra não virar bagunça, e pra facilitar, diga o nome do anime ou mangá, quando possível, assim quem conhece não perde tempo carregando imagens à toa.

Edit: Passei pra itálico o importante pra galera não ter que ler a redação.

No Game No Life:  
Comecei com a primeira coisa que me veio à cabeça. Um anime recente que acho que usa de forma genial o traço padrão, com um design de personagens e cores bem diferentes do resto dos animes por aí. O Design da Shiro, em especial, é excelente. Gosto também de como o desenho tem movimento e abusa da linha sem gerar excesso de informação a ponto de dificultar a visualização.
Spoiler:  
[Imagem: sora-shiro-no-game-no-life-anime-1920x1080.jpg]
[Imagem: shiro_fly.jpg]
Responder
 #2
(02/09/2014, 22:14)Opeth Escreveu: Minha intenção com o tópico é reunir imagens de artistas que vocês considerem originais dentro do mangá ou animê, de preferência os que não saiam da estilização supracitada para um traço mais realista, como é o caso do desenhista de vagabond, que faz um trabalho excelente no realismo e na aguada de nanquim.

Boa limitação. Ficar citando gente com traço realista seria muito fácil.

(02/09/2014, 22:14)Opeth Escreveu: Quero avaliar o quanto o traço padrão tem a oferecer e o quanto ainda pode ser explorado sem perder sua originalidade.

Pra mim o traço default de animes não tem como simplificar mais. Espero um visual mais rebuscado não nos corpos, mas sim nas roupas e acessórios advindo do uso de CG.

(02/09/2014, 22:14)Opeth Escreveu: No Game No Life:  
Comecei com a primeira coisa que me veio à cabeça. Um anime recente que acho que usa de forma genial o traço padrão, com um design de personagens e cores bem diferentes do resto dos animes por aí. O Design da Shiro, em especial, é excelente. Gosto também de como o desenho tem movimento e abusa da linha sem gerar excesso de informação a ponto de dificultar a visualização.

O povo considera justamente o contrário na parte "dificultar a visualização". Tem gente que acha carregado o estilo de pintura de Nogenora. Pra mim é bonito e destoa o suficiente do cenário. Só não destoa mais no anime porque a resolução nativa do anime é apenas 720p.
Responder
 #3
Questão de traços em mangás é um pouco diferente. A arte pode ser essencial, complemento ou até mesmo irrelevante em uma obra. Procurar uma arte peculiar é praticamente comentar sobre o mangá em sí.

darei alguns exemplos:
Sun Ken Rock = tá ele é bastante realista, porém é lindo de se ver os detalhes nas expressões faciais que o mangaká usa.
The Music of Marie = o Surrealismo expressado em cada cenário, explicando de forma eloquente o enredo.
Yotsubato! = traço simplório que cativa qualquer um.


Bom , claro que tenho os meus mangakás/desenhistas preferidos como a Amano (Katekyo hitman Reborn, Psycho Pass)
Responder
 #4
(02/09/2014, 22:32)skarpzinho Escreveu: darei alguns exemplos:
Sun Ken Rock = tá ele é bastante realista, porém é lindo de se ver os detalhes nas expressões faciais que o mangaká usa.

Tá, você já começou fugindo da proposta do tópico. HAHA!

É tão difícil assim citar mangás com traço bom que não sejam realistas?

(02/09/2014, 22:32)skarpzinho Escreveu: Yotsubato! = traço simplório que cativa qualquer um.

Dei uma olhada no Google Images por aí e o traço não parece nada diferente do padrão em animes com sérias restrições orçamentárias.

(02/09/2014, 22:32)skarpzinho Escreveu: Bom , claro que tenho os meus mangakás/desenhistas preferidos como a Amano (Katekyo hitman Reborn, Psycho Pass)

O traço dela é obviamente voltado pra yaoi/shoujo: caras com jeitão yaoi e donas feias.

Falando de traço de anime, o de Chaika (http://anime-forum.info/showthread.php?t...8#pid18218) é eficaz e bastante detalhado no que se propõe. Os olhos possuem um nível ótimo de detalhamento, não só na pupila mas também nos cílios e nas sobrancelhas. Olha só o detalhe em Z no canto exterior do olho.
Responder
 #5
(02/09/2014, 22:19)rapier Escreveu: Pra mim o traço default de animes não tem como simplificar mais. Espero um visual mais rebuscado não nos corpos, mas sim nas roupas e acessórios advindo do uso de CG.
 

A coisa mais forte e difícil em termo de visual criativo de personagem acaba sendo a silhueta. Um bom design geralmente se reconhece só pela sombra (exemplo bobo, mickey mouse, exemplo decente, os personagens de blazblue). Isso acho que sempre é passível de exploração, mesmo que não seja rebuscado.  

@skarpzinho
Citar:A arte pode ser essencial, complemento ou até mesmo irrelevante em uma obra. Procurar uma arte peculiar é praticamente comentar sobre o mangá em sí.

A intenção é postar justamente só o valor da imagem, não da história. Mas a Amano é um ótimo exemplo, tu podia upar uma imagem que goste dela. Acho a lineart dela excelente.


Edit: @rapier, vi que postou chaika. A Chaika é uma que tem uma silhueta muito boa. O traço e colorização do anime é bom no nível: Se tu vê um personagem random, sabe de onde é.
Responder
 #6
(02/09/2014, 22:41)Opeth Escreveu: A coisa mais forte e difícil em termo de visual criativo de personagem acaba sendo a silhueta. Um bom design geralmente se reconhece só pela sombra (exemplo bobo, mickey mouse, exemplo decente, os personagens de blazblue). Isso acho que sempre é passível de exploração, mesmo que não seja rebuscado.

A "criatividade" atual que vejo nisso é botarem donas com 24 pares de costelas, como aquela capa famosa do mangá de Evangelion e em http://anime-forum.info/showthread.php?tid=441&page=5. Aliás, nessa página aí tem um desenhista que eu acho muito foda: Oyari Ashito. Ele é muito bom em desenhar corpos, veja aí como a Yuniko consegue ser loli e ter um corpo bem delineado.

Outro cara bom do mundo dos animes é o Range Murata, de Last Exile e Blue Submarine. O cara desenha donas com corpos realistas, mas com rostos bem estilizados que ainda ficam lindos. Exemplo:

Spoiler: Blue Submarine nº 6  
[Imagem: 5mzwQ4s.jpg]

A sensualidade que o corpo dela passa é incrível, é uma imagem que dá tesão de ver.

@Opeth, particularmente também gosto do traço do Naruko Hanaharu (Gargantia, http://anime-forum.info/showthread.php?tid=154). Você deve ter vito Gargantia e se lembrar do traço. Tem homens e mulheres bem definidos e diferentes, e traço feminino bem marcado nas partes que mais interessam. O Ledo no traço de outro desenhista seria um baitolão, já no traço dele é visivelmente um macho.
1 usuário curtiu este post: Xenogears
Responder
 #7
(02/09/2014, 22:46)rapier Escreveu: A "criatividade" atual que vejo nisso é botarem donas com 24 pares de costelas, como aquela capa famosa do mangá de Evangelion e em http://anime-forum.info/showthread.php?tid=441&page=5.
Eu ri alto aqui. A preta de neve é um ótimo exemplo disso.

O Range Murata é muito bom. Baixei várias imagens dele aqui.
Responder
 #8
Lembrei de outro cara que considero bom desenhista ao estilo anime: redjuice (Guilty Crown). O rosto dos personagens não têm muitos detalhes únicos, mas o traço no geral é bom o suficiente pra deixar aquela de impressão de familiaridade, mas não cópia. Basicamente, um traço pensado pra ser facilmente adaptável pra anime.

Spoiler: Guilty Crown  
[Imagem: f84Cqd1.jpg]
Responder
 #9
Também curto muito essa arte de Guilty Crown. Nesse caso em especial a pintura.

Mais range murata aí:
Spoiler:  
[Imagem: tumblr_mrl2i6yi561rzlvnuo4_1280.jpg]
[Imagem: 2057ffc46b421f49f114e60b502e229a.jpg]
Responder
 #10
(02/09/2014, 23:02)Opeth Escreveu: Também curto muito essa arte de Guilty Crown. Nesse caso em especial a pintura.

Se você analisar os componentes da imagem em separado, você não vai ver muito detalhe ali. Mas como um todo, o traço do redjuice é ótimo.

(02/09/2014, 23:02)Opeth Escreveu: Mais range murata aí:
Spoiler:  
Spoiler: Imagem  
[Imagem: tumblr_mrl2i6yi561rzlvnuo4_1280.jpg]
Spoiler: Imagem  
[Imagem: 2057ffc46b421f49f114e60b502e229a.jpg]

Prefiro esse tipo de traço, onde há uma diferenciação clara entre homens e mulheres e o traço de ambos é bem feito. Não gosto de traço onde todo mundo tem cara de macho ou de dona.
Responder
Páginas (4): 1 2 3 4

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes