Tales of Arise

Páginas (13): 1 ... 5 6 7 8 9 ... 13
129 respostas neste tópico
 #61
Não consegui fazer o controle funcionar mesmo baixando a versão do jogo com controller fix e também os arquivos de fix...
Amanhã começarei o jogo no mouse/teclado mesmo.
Responder
 #62
Terminei a primeira parte do jogo, e vi a 2ª OP desse Tales. Fazer um post maior agora que cheguei à metade do negócio.

Os quatro primeiros reinos do jogo são bem criativos, mas o quinto foi o padrão dos Tales. O jogo tem umas temáticas mais pesadas mas ainda é um Tales. Diria que é apenas mais dark que o Berseria, ficando com clima mais próximo de um FF. Sim, esse Tales é menos japa, mas ainda é japa.

Até agora achei a dificuldade (Normal) desbalanceada, os desafios são bem difíceis enquanto que os inimigos padrão ao menos são combáveis. O jogo tem muitos sistemas de limitação a começar pelo CP (Combat Points), além de que é demorado farmar XP. Desconfio que dessa vez a Bandai exagerou no desespero pra comprarem as DLCs de ganhar coisas. Houve um momento onde tive que usar a DLC de poder ter até 99 itens consumíveis para poder ter paz, o limite de 15 é baixo demais. Na verdade, só uns 30 já seria bom o suficiente.

O sistema de batalha é legal mas tem curva alta de aprendizado e é cansativo pras mãos. É comum eu trocar de Artes equipadas no meio da batalha (trocar de Arte do Vento para Terra ou Eletricidade...), trocar personagens... você tem que aproveitar os pontos fracos dos inimigos e usar os melhores personagens para aquele grupo de inimigos, senão você morre fácil em alguns momentos. Você não poder defender, exceto com a Kisara (pior personagem em combate), exige bem mais do jogador. O jogo te dá mais liberdades, mas ele exige que você as use. O jogo seria superchato sem autosave.

As Artes interagem entre si, logo você não consegue fazer combo de qualquer coisa com qualquer outra coisa. Além disso, os ataques perdem eficácia se você os ficar repetindo, logo tem que variar as skills. Meu fluxo de combo comum é

Ataques normais -> Arte pra levar o inimigo pro ar -> Ataques normais no ar -> Arte pra botar o inimigo no chão -> Arte para terminar o combo.

Com isso eu ganho certa invencibilidade enquanto flutuo e consigo lidar com um inimigo por vez.

(12/09/2021, 22:30)Befire Escreveu: Não consegui fazer o controle funcionar mesmo baixando a versão do jogo com controller fix e também os arquivos de fix...
Amanhã começarei o jogo no mouse/teclado mesmo.

Se começar no teclado, terá que terminar no teclado, e será bastante difícil. Não baixou a versão da Fitgirl, que já deve ter tudo pronto?
Responder
 #63
Bom, agora que testei em 2 lugares, (PC e PS5), posso dizer que tá mal otimizado em ambos. Vou começar jogar a sério provavelmente semana que vem, ainda não vi o suficiente do jogo pra opinar muita coisa, mas gostei do tom da narrativa.
Responder
 #64
(12/09/2021, 22:39)Opeth Escreveu: Bom, agora que testei em 2 lugares, (PC e PS5), posso dizer que tá mal otimizado em ambos.

A arte do jogo é linda, mas o antialiasing é fraco, parece que o jogo não tem AF, quase nenhum dos comandos de filtros da UE4 funciona...
Responder
 #65
(12/09/2021, 22:48)rapier Escreveu: A arte do jogo é linda, mas o antialiasing é fraco, parece que o jogo não tem AF, quase nenhum dos comandos de filtros da UE4 funciona...

Sim, o que deixa o jogo bonito são as texturas que tão num padrão melhor que o usual pra tales e os post processing da unreal + o custom deles. Eu não vi nenhum problema de AA no meu PS5 nem na 3080 do meu amigo que vi jogando, provavelmente tá mal otimizado pro hardware aí. Não prestei atenção em AF, mas talvez o problema venha do custom filter, o propósito dele é borrar as texturas pra simular aquarela. Eis um comparativo: 

Em berseria, tanto a iluminação e as cores são mais sólidas. Grande parte do sombreamento é resolvido "na mão" no trabalho de textura, de forma que a iluminação não afeta o comportamento das sombras. De filtro, consigo identificar um bloom, que espalha a iluminação, bem usual nesse tipo de arte e deve ter mais coisas, mas de resto é isso. Se prestar atenção ao castelo no fundo, vai notar que a textura flat dele é igualmente detalhada e definida de longe ou de perto. 
Spoiler: Berseria  
[Imagem: Ypf1gqu.jpg]
 

Agora em Arise. Queria ter achado uma screenshot do mundo, mas tirei uma eu mesmo do começo pra mostrar os detalhes. Aqui também tem bloom (de praxe), mas tem um bocado de outras coisas. Se prestar atenção às texturas, vai ver que elas estão reagindo à luz. Pipeline padrão pra se beneficiar de unreal, com uso dos mapas de normal pra checar a direção da luz e da câmera e decidir como definir o relevo. Com isso cê tem detalhes como altura da fenda da máscara, volumes das roupas, volume das pedras no chão, etc. Agora, a parte esquisita e original do jogo, tá nessas "manchas" das texturas em si. Se você testar aí, vai ver que andando até um objeto (mesmo se a distância for pouca), o acabamento com essas manchas vai mudar. Isso é porque pra trazer a estética de aquarela, que é baseada em manchas aguadas sobre um papel meio granuloso, o efeito precisa misturar as cores entre os objetos. Como cada objeto tem um material, pra essa mistura funcionar, esse filtro é aplicado à área da tela, sendo baseado no enquadramento naquele instante e recalculado constantemente, mudando um pouco dependendo de como você se aproxima e se afasta de objetos. De forma que eles ficam mais ou menos borrados e se misturam mais ou menos intensamente ao cenário conforme a área que ocupam na tela. Claro, isso não é a única coisa acontecendo em Arise. Eles usam bem as coisas que a Unreal fornece e notei uso de fog e volumes de pós processamento entrando e saindo de ambientes (a iluminação muda e tal).

Spoiler: Arise  
[Imagem: ZPKsryp.jpg]

Bom, ao menos isso é o que eu acho que está acontecendo e o que eu consigo perceber. Teve um evento onde explicaram mais a fundo o custom filter deles, mas a lógica da coisa é isso aí. É algo relativamente pesado e agressivo, então faz sentido falarem que demoraram pra chegar no resultado que queriam. Os melhores resultados de filtros como esse, que deve ter base no Kuwahara filter, são anisotrópicos, portanto isso deve estar afetando diretamente o que você comentou.
Responder
 #66
Segunda parte do jogo até agora tá bem normal de Tales. A originalidade do Arise já se foi há algum tempo.
Responder
 #67
(12/09/2021, 22:36)rapier Escreveu: Se começar no teclado, terá que terminar no teclado, e será bastante difícil. Não baixou a versão da Fitgirl, que já deve ter tudo pronto?

Sim, baixei essa mas não funcionou.
Responder
 #68
(13/09/2021, 17:51)Befire Escreveu: Sim, baixei essa mas não funcionou.

Tenta usar a versão 4 do X360CE, que usa um emulador de controles mais abrangente. Estou usando ela inclusive.
1 usuário curtiu este post: Befire
Responder
 #69
(13/09/2021, 18:34)rapier Escreveu: Tenta usar a versão 4 do X360CE, que usa um emulador de controles mais abrangente. Estou usando ela inclusive.

Essa quarta versão funcionou, nem sabia da existência dela.
Responder
 #70
Vou baixar e instalar isso só pra ver se tá funcionando direito aqui assim quando eu for jogar de fato não preciso ficar passando raiva.
Responder
Páginas (13): 1 ... 5 6 7 8 9 ... 13

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes