13 Reasons Why

Páginas (3): 1 2 3
22 respostas neste tópico
 #11
(21/05/2018, 17:41)desparions Escreveu: serio q tu assistiu a s01? eu só aguentei 4 ep.

Tu parou justamente no pior episódio da S1. Compreensível.
Responder
 #12
depois vo ve se termino pra ve se muda algo.
Responder
 #13
Fui obrigada a assistir os 13 porquês com minha prima adolescente para agir como o "adulto responsável". 

[Imagem: xGlNwAy.jpg]
Eu já tinha visto a primeira temporada que foca no suicídio da Hannah Baker, mas parei ali. Ela é ruim, mas não tão ruim como as temporadas subsequentes.
O plot é praticamente um tutorial de como se matar (eles retiraram a cena depois e tal, que é bem desnecessária, e graças a Deus nessa versão com a minha prima já não tinha) e deixar 13 fitas para os responsáveis se sentirem mal, vlwflws. Não é de se admirar o efeito Werther já que totalmente romantizaram a coisa, colocando uma suicida como uma "heroína vingadora".

Sim pra mim foi muito mais sobre vingança do que uma discussão saudável sobre o que o suicídio representa. Tanto que as fitas causam uma culpa fortíssima em um determinado personagem fazendo com que ele atire na própria cabeça. Ou seja um suicídio gerou outro suicídio. Pelo menos o cabra não morreu... mas enfim que grande merda. 

Suicídio não deveria ser tratado como vingança contra aqueles que te oprimiram. Suicídio é o fim pra você e pra mais ninguém. Sim talvez seus pais, família e amigos próximos sofram, só que no final todo mundo segue a vida, coisa que o suicida nunca será capaz. E sim muita gente até faz por vingança, mas tem todo um quadro de saúde mental.

Saúde mental é um tema foi explorado porcamente e muito pouco na série... é a maior responsável por levar alguém ao suicídio. A série passa a impressão que Hannah se matou por vingança: Vingança contra bullynadores, vingança contra os pais que estavam se separando, vingança contra o cabra que a estuprou e etc. Não existe todo um trabalho em transformar esses acontecimentos chocantes da vida dela em um quadro de saúde mental grave. Tanto que a virada para ela se tornar suicida acontece em apenas um episódio. Eles até tentam jogar no ar alguns eventos, quando ela escreve sobre "não sentir nada", ou etc. Mas são coisas que simplesmente não convencem da condição depressiva em que ela se encontrava.
"Ah mais ela cortou o cabelo" Fala sério, pessoas saudáveis tbm cortam o cabelo.
"Ah mas ela mudou a forma como agia com os outros". Mas claro, num lugar que todo mundo está sendo escroto com você, como você agiria?
Os sinais até estavam lá de certa forma, mas foram explorados de forma rasa. Não há um indício forte de uma psique abalada ou etc. Ainda mais que o efeito narrativo das fitas não ajuda nesse aspecto. Pq as fitas continuam apontando para o "culpado" do suicídio, quando na verdade o culpado é ela mesma.
E vc entende ainda menos sobre a Hannah na segunda temporada, por causa de contradições... eventos que ela claramente não teria escondido das fitas. Dai vc fica tipo??

Hmm
 
A segunda e a terceira temporada são tão sofríveis que tive que me esforçar pra minha prima não perceber que eu tava pescando.

A segunda temporada teve uma cena de estupro de um cabra com cabo de vassoura. Outra cena totalmente desnecessária e pra continuar mantendo a série chocante. Pq aparentemente mostrar uma menina cortando os pulsos com uma lâmina e sangrando na banheira na primeira temporada não foi chocante o suficiente (tiraram a cena, como já falei... mas depois de todo o estrago né? To só aqui esperando tirarem esse estupro horrível tb).
E esse cara que foi sodomizado tenta fazer um massacre com armas de fogo na escola, mas é impedido por um dos colegas, que quase é morto por fazer isso. Algo que ninguém deveria tentar fazer tipo NUNCA, que é enfrentar um atirador com um rifle na mão...

Mas a terceira é a pior de todas, pq tentam "humanizar" o estuprador. Aquele que estupra a Hannah e mais trocentas meninas e mostra zero remorso, mente no tribunal e etc, nas primeiras temporadas. O ranço foi tão forte que eu tava pedindo pra Deus pra acabar logo. É claro que o estuprador é um ser humano e pode se arrepender na vida, pagar por isso e tentar ser uma pessoa melhor e tal. Mas a série falha miseravelmente nisso. Eles ainda tiveram a cara de pau de colocar uma menina nova que sabendo de todas as coisas abomináveis que o cara tinha feito, ainda vai pra cama com ele. OI?

E ainda vai ter a quarta e última (amém), já estou sofrendo por antecipação. Pelo menos até lá talvez eu convença minha prima de assistir com outro "adulto responsável".

Os personagens são detestáveis, as cenas são repetitivas, sempre terminando com alguém indo embora depois de falar uma frase solta no ar. Os pais dos jovens são totalmente pastéis, e o mistério não convence, simplesmente pq querem enfiar 13 episódios de uma hora e segurar o "mistério" até o final. Fora que existem frases de efeito de alguns personagens que claramente ninguém normal diria daquela forma. Outra tentativa miserável da série em tentar criar empatia ou "dar lições".

Um negócio que era pra ser uma conversa séria sobre bullying, suicídio e massacres virou um deserviço para a sociedade. As temáticas são exploradas de forma rasa, apenas pelo fator choque, pq os personagens, tirando alguns poucos, simplesmente não convencem de seus dramas interiores. Me dá até raiva ver o cinismo da produção em ainda colocar "procure ajuda" ou "entre no nosso site para achar o número do CVV do seu país".

Não percam seus preciosos tempos.
Responder
 #14
(04/09/2019, 11:50)juno Escreveu: A segunda e a terceira temporada são tão sofríveis


Isso tem terceira temporada? Cry
Responder
 #15
meeeeeeeeeeeeeeee alguns aqui falaram q a segunda temp foi boa xD já eu prefiro ficar com a primeira temp incompleta mesmo xd
Responder
 #16
A T1 disso já é auto suficiente.
Responder
 #17
No aguardo da quarta temporada. Segunda foi uma bosta, a terceira deu uma melhorada.
Responder
 #18
(04/09/2019, 12:26)M3troid Escreveu: Isso tem terceira temporada? Cry

Tem e não veja.
Responder
 #19
(04/09/2019, 13:43)M3troid Escreveu: A T1 disso já é auto suficiente.

Isso mesmo. Mais pra que? Os caras inventam B.O só pra render mais temporadas.

(04/09/2019, 14:51)Havokdan Escreveu: No aguardo da quarta temporada. Segunda foi uma bosta, a terceira deu uma melhorada.

Sério que vc pretende ver mais disso?  Icon_e_sad
Responder
 #20
(04/09/2019, 16:32)Killy Escreveu: Sério que vc pretende ver mais disso?  Icon_e_sad

Bem, o futuro a Deus pertence, mas se eu tiver vivo, com saúde e com condições de ver, o plano é esse.
Responder
Páginas (3): 1 2 3

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes