Memória RAM

Páginas (34): 1 ... 26 27 28 29 30 ... 34
337 respostas neste tópico
 #271
https://adrenaline.com.br/artigos/v/6873...to-importa

fico impressionado que Ryzen série 5000 n é tão afetado pela frequência e timming da RAM.
a quantidade de memória cache nem se alterou de uma geração para outra... é um feito bem impressionante pessoalmente...
quer dizer, valor a mais que vc gasta em série de 5000 vc pode economizar catando RAM mais barata, pois a diferença que RAM vai oferecer vai ser menor que a série anterior de Ryzen.
Responder
 #272
Comprei mais 16GB de RAM para aproveitar esse último ano de DDR4 com bons preços.

Quando botei os pentes e bootei ganhei todas as telas azuis possíveis e imagináveis. Fui ver na BIOS pois não tinha mudado a config default e... a BIOS botou as memórias em 1T, nada seguro pra 4 pentes! Botei elas em 2T e com isso deu tudo certo. Agora estou com 4x8GB.
Responder
 #273
Aqui eu deixo no auto e ele joga pra 1T também, mas nunca tive problemas com isso.

Como temos a mesma mobo, pode ser a diferença entre nossos módulos ou da controladora da cpu que deve ser um pouco mais tolerante no meu zen 2.
Responder
 #274
(10/11/2021, 10:42)TimeBandit Escreveu: Aqui eu deixo no auto e ele joga pra 1T também, mas nunca tive problemas com isso.

Como temos a mesma mobo, pode ser a diferença entre nossos módulos ou da controladora da cpu que deve ser um pouco mais tolerante no meu zen 2.

Lembrando também que a BIOS da sua mobo é mais nova que a minha. Não queria arriscar atualizar a BIOS só para testar 1T, nem acho que vale a pena.
Responder
 #275
To usando a versão 1.E0 de setembro de 2020.

Bom, como nenhum de nós dois têm GPUs absurdas a ponto do gargalo ser na cpu, 2t ou 1t tanto faz HAHA!

Vê se o Gear Down Mode tá ativo. Já que ele ativo é melhor do que 2T

O meu tava ativo por default e ele sobrescreve o Command Rate, então tudo oque falei de 1t e 2t não faz diferença
Responder
 #276
(10/11/2021, 10:47)TimeBandit Escreveu: To usando a versão 1.E0 de setembro de 2020.

Bom, como nenhum de nós dois têm GPUs absurdas a ponto do gargalo ser na cpu, 2t ou 1t tanto faz HAHA!

Vê se o Gear Down Mode tá ativo. Já que ele ativo é melhor do que 2T

O meu tava ativo por default e ele sobrescreve o Command Rate, então tudo oque falei de 1t e 2t não faz diferença

O meu tá em Auto e prefiro deixá-lo assim.
Responder
 #277
Recebi uma tela azul e lá fui eu pra BIOS. O Ryzen 2nd gen não gosta mesmo de 4 pentes. O clock garantido para 4 pentes cai para 2133MHz... Facepalm

Botei GearDownMode em Enabled, o que mudou o Command Rate de 2T para 1T, e dei um overvolt de 0.05V no SoC. Vamos ver se agora fica estável.

Como a tela azul ocorreu em idle, espero que o overvolt no SoC já seja o suficiente, pois quando tive problemas no over da RAM os travamentos também ocorriam em idle.
Responder
 #278
Aqui eu uso 4 pentes em 3000mhz sem problemas, tive que mudar a frequência na mão mas isso foi desde que eram só 2 pentes, nem mexi na voltagem também. Agora esse negócio de command rate nem sei o que é.
Responder
 #279
Depois que botei o CR em 2T, desativei o GearDownMode e aumentei a tensão em 0.1V o sistema ficou estável. O processador estava querendo mais tensão no SoC do que a que a mobo estava dando em modo Auto.
Responder
 #280
Mais tela azul e com isso atualizei a versão da BIOS de 1.40 para 1.50, que diz "Improved memory compatibility". Não queria fazer isso mas vamos ver se resolve.

Meus 4 pentes de RAM têm os chips de fabricantes diferentes: os dois mais antigos da Micron (dual rank), os dois mais novos da Nanya (single rank). Que ódio.

[Imagem: VS7NslX.png][Imagem: vigb1Z1.png]

Bem, no meu Core i5 eu fiz 3 pentes de RAM, todos de fabricantes diferentes (genérico, Kingston e GSkill) e capacidades diferentes (1, 2 e 8GB), cooperarem, logo espero que esses pentes atuais me ajudem.

Vejam que o part number das duas memórias é o mesmo! Comprar memória de entrada pode dar uma dificuldade...
Responder
Páginas (34): 1 ... 26 27 28 29 30 ... 34

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes