Memória RAM

Páginas (34): 1 ... 24 25 26 27 28 ... 34
337 respostas neste tópico
 #251
O Pc deu tela azul algumas vezes, já fiquei com uma pulga atrás da orelha em relação às memórias, vi o @martec falando do memory test e resolvi testar, parece que devo pedir a troca, mas acho que devo identificar antes se os dois módulos estão com problema ou apenas um.

[Imagem: oKEHTx3.jpg]
Responder
 #252
(06/09/2020, 12:32)Ash_ Escreveu: O Pc deu tela azul algumas vezes, já fiquei com uma pulga atrás da orelha em relação às memórias, vi o @martec falando do memory test e resolvi testar, parece que devo pedir a troca, mas acho que devo identificar antes se os dois módulos estão com problema ou apenas um.

Spoiler: Imagem  
[Imagem: oKEHTx3.jpg]

O máximo que o Ryzen 2 se dispõe a suportar é 2933, não 3000MHz. Pra saber se a memória tá bichada, o que eu duvido, teste ela com o clock sem XMP, 2133 ou 2400.
1 usuário curtiu este post: Ash_
Responder
 #253
(06/09/2020, 12:32)Ash_ Escreveu: O Pc deu tela azul algumas vezes, já fiquei com uma pulga atrás da orelha em relação às memórias, vi o @martec falando do memory test e resolvi testar, parece que devo pedir a troca, mas acho que devo identificar antes se os dois módulos estão com problema ou apenas um.

Spoiler: Imagem  
[Imagem: oKEHTx3.jpg]

teste com configuração SPD.... quer dizer tirar o XMP e deixar toda config de RAM em auto...
e informe tbm o modelo da placa mãe e a versão de Bios... talvez tenha atualização de Bios com correção de compatibilidade de RAM.
1 usuário curtiu este post: Ash_
Responder
 #254
Valeu, me deixaram mais tranquilo, vou fazer o que disseram pq os erros não param de subir aqui. O Pc tá rodando de boa, jogos e etc, a tela azul se deu na inicialização.

@martec a BIOS tá relativamente atualizada, instalei a versão mais recente qd adquiri a mobo ano passado.

Vocês estavam certos, coloquei tudo no auto, o sistema setou em 2666mhz, quase uma hora de teste e nenhum erro detectado, acho que posso deixar assim.
Responder
 #255
(06/09/2020, 12:55)Ash_ Escreveu: Vocês estavam certos, coloquei tudo no auto, o sistema setou em 2666mhz, quase uma hora de teste e nenhum erro detectado, acho que posso deixar assim.

vc pode aumentar a velocidade da RAM para 2933 e fazer o teste de novo...
lógico o resto da config de RAM em auto... e não ativar o XMP...

se o teste passar em 2933 vc pode aumentar pouco a pouco a velocidade...
pra mim os erros que apareceram estão mais ligado ao timming do XMP do que a velocidade (frequencia) da RAM.
Responder
 #256
(06/09/2020, 14:04)martec Escreveu: vc pode aumentar a velocidade da RAM para 2933 e fazer o teste de novo...
lógico o resto da config de RAM em auto... e não ativar o XMP...

se o teste passar em 2933 vc pode aumentar pouco a pouco a velocidade...
pra mim os erros que apareceram estão mais ligado ao timming do XMP do que a velocidade (frequencia) da RAM.

Cada mobo tem um "auto" diferente. Na minha pra cada clock eu posso escolher 3 conjuntos de timings: um mais relaxado, um mediano e um "alta performance".

No caso dele, acho que deveria tentar 2933 18-18-18-38, depois tentar baixar os timings. Parece que o SPD da RAM é 2666, o que já é excelente.

(06/09/2020, 12:55)Ash_ Escreveu: Vocês estavam certos, coloquei tudo no auto, o sistema setou em 2666mhz, quase uma hora de teste e nenhum erro detectado, acho que posso deixar assim.

Se quiser pode deixar assim, porque configurar RAM é chaaaaaaato. Qualquer erro lá vem tela preta e ter que resetar a BIOS.
Responder
 #257
Deixei o teste rodando por mais alguns minutos, pra garantir que o problema era o clock, seguiu sem problemas. @rapier @martec devo deixar assim mesmo, 2666mhz já me deixa satisfeito e é mais que os 2400mhz de antes, então o upgrade não foi fracassado. Poderia tentar mexer um pouco mais atrás de um ponto estável, mas isso requer tempo e paciência, acho que no momento não estou preparado pra entrar nesse mundo de overclocking.
[Imagem: AdHUOdp.jpg]
Responder
 #258
(06/09/2020, 14:50)Ash_ Escreveu: Poderia tentar mexer um pouco mais atrás de um ponto estável, mas isso requer tempo e paciência, acho que no momento não estou preparado pra entrar nesse mundo de overclocking.

n seria tão dor de cabeça se n ficar fazendo ajuste de timming...
pra mim em 2933 iria rodar na boa praticamente na primeira em tudo "auto", caso tenha a opção de conjunto de timming como rapier mencionou só botar no relaxado... A minha mobo é Asrock e nem tem essa opção de timming de relaxado, um mediano e um "alta performance".

eu fiquei ajustando timming no meu setup de Ryzen 3600, pq nesse estou com a bosta de Hynix-M die....
Já no setup de Ryzen 2200GE SE como tenho tbm Samsung-B die, deixei tudo no auto com a frequência em 3200 e não fiz mais nada além disso ta e firme e forte até hj e se quer precisei aumentar a tensão da RAM que está em 1.2V...
Responder
 #259
(11/11/2020, 10:01)Anthrax Escreveu: Isso é um problema, eu estou usando 2 pentes de 2400Mhz CL15, que foi o que deu pra comprar na época, as 3200Mhz estavam pelo menos 30% mais caras.

Cadê o over nessas memórias? Tu quer PC pra jogo com RAM 2400MHz? HAHA! Olha um exemplo: https://anime-forum.info/showthread.php?...#pid374673.

Faça over nelas, tente conseguir 2933MHz 16-18-18-3x. No tópico tem algumas dicas... Você precisará tomar cuidado pra tensão do SoC não passar de 1.2V. O over na RAM implicará em over no Infinity Clock e no controlador de memória do processador, logo sua CPU irá esquentar uns 5° a mais, ou até mais.

PS.: Over na memória é ultrachato, prepare-se pra resetar a BIOS da mobo N vezes.
Responder
 #260
(11/11/2020, 10:06)rapier Escreveu: Cadê o over nessas memórias? Tu quer PC pra jogo com RAM 2400MHz? HAHA! Olha um exemplo: https://anime-forum.info/showthread.php?...#pid374673.

Faça over nelas, tente conseguir 2933MHz 16-18-18-3x. No tópico tem algumas dicas... Você precisará tomar cuidado pra tensão do SoC não passar de 1.2V. O over na RAM implicará em over no Infinity Clock e no controlador de memória do processador, logo sua CPU irá esquentar uns 5° a mais, ou até mais.

PS.: Over na memória é ultrachato, prepare-se pra resetar a BIOS da mobo N vezes.

Já me falaram pra fazer OC nessas memórias mas tenho medo de fazer alguma coisa errada e tomar um prejuízo desnecessário, além de que eu nem sei mexer com BIOS, só o básico do básico.
Responder
Páginas (34): 1 ... 24 25 26 27 28 ... 34

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes