Alita: Battle Angel

Páginas (6): 1 2 3 4 5 6
55 respostas neste tópico
 #41
(18/02/2019, 16:33)Opeth Escreveu: Ciente disso. O cameron escreveu o roteiro, não só produziu. As coisas que tô apontando são em maioria decisões de roteiro. A direção do Rodriguez foi excelente, não por acaso elogiei as cenas de ação.
Escreveu roteiro com outra pessoa, não foi só ele.
Responder
 #42
(19/02/2019, 10:17)gangrena Escreveu: Escreveu roteiro com outra pessoa, não foi só ele.

Bom, não faz diferença pra crítica que eu fiz então falho em entender a necessidade da correção, mas continuando o pingue-pongue, tava ciente disso também quando escrevi a crítica. Eu omiti nomes deliberadamente porque a responsabilidade dos problemas de enredo é do escritor e o Cameron, como produtor e primeiro roteirista no script, deixou passar algumas coisinhas que eu levantei lá nos pontos negativos, considerando sua experiência de carreira. Claro, a Laeta também facilmente teria dado conta de amarrar melhor os arcos considerando os trabalhos excelentes que ela tem no portfólio, como Shutter Island, mas o Landau (co-produtor) revelou o envolvimento dela no filme bem depois, indicando que ela provavelmente só trabalhou sobre o draft que o Cameron já tinha. O Cameron tinha uma visão clara do que fazer e já tinha o projeto do filme há anos (20), incluindo os detalhes visuais e ambientação, uma vez que ele planejava dirigir o filme como um presente para a filha dele:



Quando o Rodriguez pegou o filme, o Cameron já tinha dado direções claras sobre o rumo do projeto, conversando com o Eric Saidon, que foi o supervisor de VFX, sobre como fazer a personagem e como ela ia se comportar. A ideia dos olhos gigantes, por exemplo, veio dele. Ele também detalhou coisas como iluminação e cores, explicando que para ele Alita acontece no Panamá, já que Zalém fica suspensa por um elevador espacial e portanto seria ideal situar esse elevador no equador.  

Enfim, isso deve explicar melhor porque eu citei especificamente o Cameron, mas já esperava que alguém fosse falar que o filme era do Rodriguez, quando nesse caso vai um pouco mais além.
1 usuário curtiu este post: gangrena
Responder
 #43
(18/02/2019, 11:32)Opeth Escreveu: Ow... Nem achei tão ruim. Achei o filme de Alita surpreendentemente divertido (e muito bem feito visualmente, diga-se de passagem). O filme é simplório e tem falhas facilmente corrigíveis que não sei como o J. Cameron deixou passar relativo a arcos de personagem e motivações, mas é, no meu entendimento, a primeira adaptação respeitosa de um mangá no ocidente e, considerando a dificuldade de aptar um mangá tão tonalmente caótico, isso é um grande mérito. Entendo a crítica comparar e reduzir o filme filosoficamente ao lado de Ghost In The Shell, já que é a única (e péssima) comparação que eles têm, mas a equivalência é tanto prematura, uma vez que provavelmente se trata de uma trilogia, quanto falha, considerando que o original de Alita é um mangá de ação e humor negro sem a pretensão de ser algo contemplativo como os trabalhos do Oshii que o live-action de GITS fez o favor de emburrecer.

Das coisas negativas: 
* Não gosto da ideia do Nova como um carinha de Zalém que invade o corpo da galera ou como um vilão "du-mal", isso não só é porcamente explicado quanto vai pra um sentido completamente oposto ao personagem. O Nova era um biruta que queria vencer o carma como experimento científico, dando chance do povo que falhou em conseguir um objetivo em vida de ter poder para realizá-lo. É como se ele habilitasse as pessoas a se tornarem super-homens nietzchianos pela pura curiosidade de ver até onde a moral que eles vão impor levará. Dou um desconto para isso apesar de descaracterizar o personagem porque o Cameron tá mirando algo mais sério enquanto o nova era humor-negro ambulante e por ser algo que terá sequel. Imagino que ele queira conectar melhor Zalém ao enredo e considerando que os gringos adoram bater em nazismo e que eles inventaram uma filha deficiente que o Ido não tinha como desculpa pra expulsá-lo de Zalém em vez do Ido ser expulso por não ter um limitador moral no chip neural. Se for o caso, a Zalém dos filmes pode ser um regime que tenta manter a paz através da manipulação mental/genética ou estado de "pureza", meio besta, mas o original não era muito interessante nisso também. Odiei o Hugo do filme e já esperava que iam focar em romance com ele, a motivação dele de ir a Zalém porque sim ignorando o backstory com o irmão do original ficou bem torta. Achei a Chiren uma personagem totalmente desnecessária e não entendi pq diabos ela logicamente ajudaria a Alita no final, não gosto dessas coisas de "poder do amor".

Das coisas positivas: 
O filme é absurdamente bem feito. A qualidade das CGs é altíssima e o mundo é muito bem realizado e visualmente fiel ao mangá. Achei que os olhos da Alita iam me incomodar, mas acostumei com eles bem rápido. As sequências de ação são excelentes e bem coreografadas. Em nenhum momento fica confuso e em raros momentos ocultam golpes pra parecer que as coisas estão se movendo mais rápido como é usual, toda a ação é muito bem comunicada. Achei o backstory a Alita como guerreira de Marte muito melhor trabalhado que no original, onde os flashbacks são tortos e desconexos. O ponto mais alto do filme é a personalidade da Alita. Pra mim isso foi algo que acertaram bastante. Tanto a ingenuidade infantil dela no início quanto a proatividade em combate e temperamento desafiador e explosivo que ela demonstra quando começa a se encontrar no combate. Também achei muito respeitoso como inseriram diversos easter-eggs e personagens de vários arcos como o Jashugan e o cara dos cachorros-robô que só apareciam mais pra frente e que devem ter importância na sequel. Também foi uma boa sacada integrar o motor-ball antes ao enredo, pois assim o arco do Jashugan não ficará tão estranho, já que a Alita só praticava o esporte nesse ponto pra se encontrar e desafiar o Ido e não porque queria ir a Zalém se vingar do Nova. Também espero ver o Zanpan alterado pelo Nova no próximo filme, que considerando que transformaram o Nova em vilãozinho, vai fazer um pouco mais de sentido do que o Nova ajudar o Zanpan só por diversão.

Concordo com tudo o que você escreveu, mas hoje vou assistir alita pela terceira vez pois lembro muito bem, por exemplo, do quanto o filme do warcraft, o batalha de los angeles e o do constantine foram divertidos pra mim e também lembro da frustração que foi saber que não iria ter continuação dos mesmos.

Não consigo concordar com essa nova leva de filmes onde os protagonistas são cgi pura, tais como kong, rampage e godzilla. Pra mim cgi tem que ser ferramenta e não o calcanhar de aquiles do gênero dos blockbusters.

PS: Alita não era pra ser blockbuster, mas já que o é então tenho que aceitar. Dói menos.
Responder
 #44
Eu achei o filme ok.

Sendo bem simplista, achei o filme meio adolescente, mas não é ruim de ver...
Gosto do estilo de filme futurista.
Responder
 #45
Gostei do filme, alias acho que cobriu parte até onde consegui ler o manga que considero muito ruim mesmo, achava na época a arte porca e o design de personagens tosca e me irritava.

Foi legal que apaguei completamente o manga da minha mente, só lembro do Makako que cortaram sei lá por qual motivo, mas comecei a lembrar das cenas assistindo: o serial killer do começo, ela pegando o corpo novo, a luta no boteco  Icon_lol

O romance adolescente era bem previsível até o desfecho, nada anormal do que o Cameron já não fez em outros filmes, tipo o romance lá em avatar entre espécies  Icon_lol  

O arco da história fiquei bem interessado nela ser soldada ou whatever do passado, alias ela é uma mistura descarada de Kenshiro com algo tosco de android anos 80/90  Icon_lol fora aquele campeonato de não sei o que também  Icon_lol  

Definitivamente tenho a minima ideia do que acontecerá pela frente, estou quase retomando o manga para ver se pego algum spoiler  Icon_lol  Mas suspeito que ela pegará a nave e ira voando para a cidade não sei o que porrar o Nova. Alias vi uma foto do nova o cara tem uma cerebro dele de backup na barriga  Icon_lol Icon_lol Icon_lol

Uma coisa que gostei muito foram as expressões, no começo em alguns pontos ela tem um ar meio sombrio, depois fica mais solta e da risada com aqueles dentes engraçados kkkk Alias a computação tornou ela a personagem mais expressiva da história  Icon_eek

Verei as continuações, não é um Cameron top já que ele não dirigiu mas achei bom.
Responder
 #46
Assisti ontem com minha esposa. CGI excelente, achei ótimo o desenvolvimento da Alita, o cenário também ficou bem feito o romance acho que não teria como escapar, pois o foco é agradar o máximo de pessoas possível, foi um ótimo tempo que passei assistindo, esperando pelos próximos, creio que vá ser uma trilogia né. Comecei a ler o mangá, li 8 caps, e pelo que vi até agora, fizeram um boa adaptação, mesmo com muita coisa diferente (Ou talvez não cheguei lá ainda kk).
Responder
 #47
Filme chegou em 350 milhões de doláres de arrecadação sem sair dos cinemas.

Estava vendo, Edge of tomorrow fez 370 milhões no total.
Responder
 #48
A gente está tão acostumado a ver filmes de super heróis chegando na casa do bilhão que as vezes isso parece pouco né, mas realmente é uma marca interessante.
Responder
 #49
Alita Battle Angel

MEODEOSDOCÉU!
Esse filme foi muito bom!
Finalmente fizeram um filme realmente decente baseado em um mangá/anime, por que não está tendo passeatas na rua para comemorar?!

Falando sério agora...
Deixa eu começar com os olhos.
Ainda é um erro terem deixado eles tão grandes, não há motivo, e acaba ficando esquisito. Ainda mais quando as expressões faciais da Alita são tão boas!
Aliais, o CG em geral é bom. Tem alguns momentos principalmente em interior em que parece meio estranho, mas isso parece ser um efeito colateral de tentarem fazerem essas cenas terem um ar... diferente. Parece algo intencional, não consigo explicar bem, por exemplo:

[Imagem: z1ytImT.jpg]

Fora esses poucos momentos o CG é muito bom, ainda mais nesses tempos sombrios de CG abaixo da média (para o orçamento dos filmes).
E desculpem da taradice, mas ficou lindo o corpo Berserker da Alita com aquela roupa de borracha.
A Alita como um todo, a personalidade incluída, ficou excelente.

Algo que surpreendeu demais e é o motivo de o filme ter sido bom é a história.
Incrível como alteraram tanto e ainda assim tudo fluiu tão bem, até mesmo fazendo a Alita participar do Motorball tão cedo, mesmo que você possa questionar alguns momentos como o Ido ter sido convencido tão fácil a deixá-la participar (e não mostraram a discussão).
Algumas mudanças que fazem alguns pontos chave do história serem fundamentalmente diferentes não incomodaram e inclusive me deixam louco para ver continuação. O Nova ter interesse em cérebros foi uma jogada bem esperta da história, dá para entender muito bem como dobraram a história original e podem planejar continuar isso em uma continuação.
Até mesmo isso, fazer do Nova um "grande inimigo", praticamente o Big Boss é algo que me deixou interessado em ver aonde pode ir.

[Imagem: HWEEFJy.jpg]

O que me lembra:

[Imagem: NEqoTPS.jpg]

Spoiler:  
Com a continuação da jornada de auto-conhecimento da Alita espero ver ela superar o ódio e o remorso em um novo filme, e quem sabe incluem esse momento:

[Imagem: q3lhKyS.jpg]

Voltando ao flashback do ataque a Zalem, me faz pensar que teve flashbacks demais. Os anteriores foram desnecessários mas entendo a necessidade de mostrar um pouco mais para o público.
E já que estou aqui nos spoilers, aquela nave de combate de Marte, foi a parte mais difícil de acreditar. Difícil de acreditar que ninguém nesse tempo todo tenha explorado ela por completo, incluindo o Nova.

Porra, foi tão bom que me deixou com vontade de continuar a ler aquele lixo do Last Order e Mars Chronicle.
Responder
 #50
única coisa que penso quando vejo essas imagens é: Vale da Estranheza
Responder
Páginas (6): 1 2 3 4 5 6

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes