Programação

Páginas (96): 1 ... 70 71 72 73 74 ... 96
956 respostas neste tópico
 #711
Trabalho na área de TI, mas não sou programador... prefiro mais o meio termo.

Aqui eles chamam isso de analista funcional... enfim.

Mas eu quero exercer papéis mais importantes e comecei a estudar para virar um arquiteto de aplicação... algo nada fácil, já tirei algumas das certificações, mas ainda me faltam 2.

E o projeto que estou, veio a calhar, estamos sem desenvolvedores pra criar componentes de tela e fazer os deploys, caiu pra eu fazer.

Já estou há umas duas semanas mexendo pra caramba no git e to pegando gosto pela coisa. É um pouco demorado, mas não é tão difícil.

Pra minha próxima certificação, de developer 1, preciso estudar mais componentes de tela. html5 e java script. é um gap gigante no meu conhecimento, mas é só uns 5% da prova... mesmo assim, preciso estudar.
Responder
 #712
Quero iniciar na área e estou procurando conteúdos gratuitos, alguém tem recomendações? Sinto que se eu ficar só em Youtube vou mais desaprender que aprender. No momento estou vendo o introdutório de Java da própria Oracle, parece ter material pra estudar por um bom tempo, entretanto tudo em inglês, o que pode ser ruim ou bom dependendo do ponto de vista.
Responder
 #713
(02/07/2022, 17:26)Ash_ Escreveu: Quero iniciar na área e estou procurando conteúdos gratuitos, alguém tem recomendações? Sinto que se eu ficar só em Youtube vou mais desaprender que aprender. No momento estou vendo o introdutório de Java da própria Oracle, parece ter material pra estudar por um bom tempo, entretanto tudo em inglês, o que pode ser ruim ou bom dependendo do ponto de vista.

Se você é muito iniciante eu recomendaria o curso de lógica de programação do Gustavo Guanabara. De resto, documentação oficial das linguagens já é uma ótima fonte. PHP por exemplo, tem uma documentação oficial muito boa, Kotlin e Python também. Para dúvidas pontuais, "o que é OOP/MVC/whatever?", Google, stack overflow, blogs e artigos do medium. Sempre pesquise em inglês, evite material em português sempre que puder.

Infelizmente eu não conheço uma fonte única de aprendizado, como um curso ou livro foda. O meu método é sair pesquisando tudo pelo google e ir aprendendo na marra. Por exemplo, você está estudando Java, vai precisar entender:
  • diferença entre linguagens interpretadas e compiladas
  • namespaces Java
  • orientação a objetos
  • tipagem de variáveis em Java
  • tipos genéricos em Java
  • interfaces em Java
  • padrão MVC
Pra citar alguns temas importantes pra linguagem. Cada ponto pode ser pesquisado no google e ser aprendido a medida do necessário, de qualquer fonte que achar.
1 usuário curtiu este post: Ash_
Responder
 #714
(02/07/2022, 17:26)Ash_ Escreveu: Quero iniciar na área e estou procurando conteúdos gratuitos, alguém tem recomendações? Sinto que se eu ficar só em Youtube vou mais desaprender que aprender. No momento estou vendo o introdutório de Java da própria Oracle, parece ter material pra estudar por um bom tempo, entretanto tudo em inglês, o que pode ser ruim ou bom dependendo do ponto de vista.
Edx e Havard possuem cursos bem basicos de progamação, de introdução acho interessante vc fazer para ver se pega gosto.

Vida de programador é passar no minimo 8h com a cara no computador programando falando pouco com pessoas, outras horas estudando fora do expediente e convivendo com bugs  Icon_lol

Atualmente estou como tech lead em uma empresa de varejo gigante, meu perfil mudou um pouco mais para liderança, scrum e etc, mas nas hora vagas ainda programo ou estou lendo algo, nessa vida de TI é essencial gostar de estudar.
1 usuário curtiu este post: Ash_
Responder
 #715
(02/07/2022, 22:44)gangrena Escreveu: Vida de programador é passar no minimo 8h com a cara no computador programando falando pouco com pessoas, outras horas estudando fora do expediente e convivendo com bugs  Icon_lol

É até deprimente lembrar desse fato.

(02/07/2022, 22:44)gangrena Escreveu: Atualmente estou como tech lead em uma empresa de varejo gigante, meu perfil mudou um pouco mais para liderança, scrum e etc, mas nas hora vagas ainda programo ou estou lendo algo, nessa vida de TI é essencial gostar de estudar.

Deve ser um saco. Eu não quero um cargo de liderança nunca na vida. O peão ainda tem como tapear no trabalho, "tirar mini-férias"; o cara que tá na liderança é obrigado a participar de reuniões infindáveis de todo tipo, inclusive reunião que podia ter sido um e-mail ou reunião pra marcar a reunião real.
Responder
 #716
(02/07/2022, 23:15)JJaeger Escreveu: Deve ser um saco. Eu não quero um cargo de liderança nunca na vida. O peão ainda tem como tapear no trabalho, "tirar mini-férias"; o cara que tá na liderança é obrigado a participar de reuniões infindáveis de todo tipo, inclusive reunião que podia ter sido um e-mail ou reunião pra marcar a reunião real.
Descreveu bem minha vida, reuniões pra prestar satisfação do que o time está fazendo, planejamento e ficar cobrando o pessoal do time  Icon_lol

E o dia inteiro estilo santo, só atendendo as pessoas além de ser o para raios de broncas, tudo que é bronca vinda de outros times e de gerencia pra cima cai na minha cabeça primeiro.  Icon_cry  

E tem o outro lado, ficar tendo que aguentar funcionário zuado, tem uma QA que é extremamente mal educada e interagir com ela é certeza de grosseria. Isso é uma merda porque vc não pode responder a altura, ainda mais sendo mulher pode alegar machismo.  Icon_evil


Faz meses que não programo muito pela empresa, mas tenho feito um monte de code reviews do time e outras squads além de discussões de implementações das coisas dentro do que já existe no app e sempre preciso estar atento a qualidade do código produzido pelo time.

Quando vc está mais como dev a preocupação é a sua entrega e qualidade, pessoas que gostam de trabalhar mais concentradas acredito que seja mais o perfil se manter assim.
1 usuário curtiu este post: JJaeger
Responder
 #717
(02/07/2022, 19:32)JJaeger Escreveu: Se você é muito iniciante eu recomendaria o curso de lógica de programação do Gustavo Guanabara.
Estou no início do início, vi um pouco de logica/algoritmo e preciso de mais antes de partir para linguagens, vou ver todo o conteúdo que você indicou antes de ir para outras coisas.

(02/07/2022, 22:44)gangrena Escreveu: Vida de programador é passar no minimo 8h com a cara no computador programando falando pouco com pessoas, outras horas estudando fora do expediente e convivendo com bugs  Icon_lol
Essa parte me preocupa kk, pelo visto esse caminho não leva a um lugar ao sol.
1 usuário curtiu este post: JJaeger
Responder
 #718
(02/07/2022, 17:26)Ash_ Escreveu: Quero iniciar na área e estou procurando conteúdos gratuitos, alguém tem recomendações? Sinto que se eu ficar só em Youtube vou mais desaprender que aprender. No momento estou vendo o introdutório de Java da própria Oracle, parece ter material pra estudar por um bom tempo, entretanto tudo em inglês, o que pode ser ruim ou bom dependendo do ponto de vista.
(02/07/2022, 19:32)JJaeger Escreveu: Se você é muito iniciante eu recomendaria o curso de lógica de programação do Gustavo Guanabara. De resto, documentação oficial das linguagens já é uma ótima fonte. PHP por exemplo, tem uma documentação oficial muito boa, Kotlin e Python também. Para dúvidas pontuais, "o que é OOP/MVC/whatever?", Google, stack overflow, blogs e artigos do medium. Sempre pesquise em inglês, evite material em português sempre que puder.

Infelizmente eu não conheço uma fonte única de aprendizado, como um curso ou livro foda. O meu método é sair pesquisando tudo pelo google e ir aprendendo na marra. Por exemplo, você está estudando Java, vai precisar entender:
  • diferença entre linguagens interpretadas e compiladas
  • namespaces Java
  • orientação a objetos
  • tipagem de variáveis em Java
  • tipos genéricos em Java
  • interfaces em Java
  • padrão MVC
Pra citar alguns temas importantes pra linguagem. Cada ponto pode ser pesquisado no google e ser aprendido a medida do necessário, de qualquer fonte que achar.

Eu também sou inciante, mas já consegui avançar um pouquinho. 
Embora as instruções do JJaeger estejam corretas, há algumas ressalvas.

Primeiro:
Não fazer o Lógica de Programação do Gustavo Guanabara do Youtube, pois é um curso datado por usar o VisualG. 
Tanto que o próprio Gustavo Guanabara fez um novo curso dele de Lógica de Programação usando o Portugol Studio. 
Mas esse curso está na plataforma dele a Estudonauta.
Procure cursos de Lógica que usem o Portugol Studio em vez do VisualG.

Claro aqui também há uma ressalva da ressalva, se você sentir que o esutdo pelo VisualG nesse curso do Guanabara está funcionando bem para você, continue nele mesmo, pois datado ou não continua sendo algo válido.

Se fizer Lógica de Programação, use o Flowgorithm como complemento ao seu estudo, pois você pode treinar a lógica por Fluxogramas.

Segundo:
Evitar procurar coisas em Portguês? Discordo. 

Hoje em dia tem bastante conteúdo em Português e você consegue sanar a maioria das suas dúvidas.
Principalmente se você for iniciante ou se for dúvidas pontuais, pode procurar em Português tranquilamente. 
Para dúvidas mais profundas ou muito específicas, aí sim tu vai ter que ir pro inglês mesmo.

No geral o Youtube realmente tem cursos muito bons hoje em dia, sabendo procurar tu consegue uma excelente fonte de aprendizado sim.

Agora quanto com que você deve começar, além da Lógica de Programação já citada, antes de ir para qualquer linguagem, você deve pensar em qual caminho deve seguir. 
Quer ser Desenvolvedor Desktop, Web, Mobile, IA e etc...  Então procure uma linguagem que seja compatível com o caminho que você quer seguir.

Se for o caso de você não ter em mente nenhum caminho que queira seguir, mas quer aprender uma linguagem e tem tempo pra estudar, então comece com C
Pois C é basicamente a linguagem mãe da maioria. 

Claro que por eu ser iniciante de alguns meses, pode ser que haja pessoas com discordância comigo, mas esse é o ponto de vista de quem começou recentemente.
2 usuários curtiram este post: Ash_, JJaeger
Responder
 #719
(03/07/2022, 12:32)Hugo Escreveu: Eu também sou inciante, mas já consegui avançar um pouquinho. 
Embora as instruções do JJaeger estejam corretas, há algumas ressalvas.

Primeiro:
Não fazer o Lógica de Programação do Gustavo Guanabara do Youtube, pois é um curso datado por usar o VisualG. 
Tanto que o próprio Gustavo Guanabara fez um novo curso dele de Lógica de Programação usando o Portugol Studio. 
Mas esse curso está na plataforma dele a Estudonauta.
Procure cursos de Lógica que usem o Portugol Studio em vez do VisualG.

Não sabia que ele tinha um curso mais atual. Porém, como está nessa plataforma deve ser pago. O primeiro dele é 0800.

(03/07/2022, 12:32)Hugo Escreveu: Segundo:
Evitar procurar coisas em Portguês? Discordo. 

Hoje em dia tem bastante conteúdo em Português e você consegue sanar a maioria das suas dúvidas.
Principalmente se você for iniciante ou se for dúvidas pontuais, pode procurar em Português tranquilamente. 
Para dúvidas mais profundas ou muito específicas, aí sim tu vai ter que ir pro inglês mesmo.

Eu usei especificamente a palavra evitar por uma razão: o conteúdo grosso, que importa no fim, vai estar sempre em inglês. É bom se acostumar a beber logo da fonte se for levar a parada a sério. Não acho isso grandes coisas pra quem já sabe inglês, é um bom costume pra se cultivar.

(03/07/2022, 12:32)Hugo Escreveu: Se for o caso de você não ter em mente nenhum caminho que queira seguir, mas quer aprender uma linguagem e tem tempo pra estudar, então comece com C
Pois C é basicamente a linguagem mãe da maioria. 

Claro que por eu ser iniciante de alguns meses, pode ser que haja pessoas com discordância comigo, mas esse é o ponto de vista de quem começou recentemente.

Eu recomendaria C e Lisp. C ensina muito sobre hardware, baixo nível; Lisp te ensina muito sobre o que é uma linguagem de programação, como ela funciona internamente.

Se não se importa com essas coisas e está estudando pra ganhar dinheiro, não tem muito pra onde correr.
  • Web raiz: PHP e CMS populares como Wordpress e Joomla
  • Web nutella: SPA Javascript com React, Angular ou Vue.js, back-end com PHP ou Node e Express
  • Mobile raiz: Kotlin/Java, Swift
  • Mobile nutella: Javascript com React Native, Ionic com Angular ou Vue.js
  • Web focada em back-end (lógica): PHP, banco de dados (relacional e não relacional), Java, Golang (essa aqui tá em ascensão), Python, microsserviços
São algumas áreas que vieram à mente. Dessas aí, a que eu acho mais fácil pra ganhar uma grana é a primeira e segunda. Não quer dizer que é fácil, mas é menos difícil se comparada as demais.

(03/07/2022, 10:40)gangrena Escreveu: Descreveu bem minha vida, reuniões pra prestar satisfação do que o time está fazendo, planejamento e ficar cobrando o pessoal do time  Icon_lol

E o dia inteiro estilo santo, só atendendo as pessoas além de ser o para raios de broncas, tudo que é bronca vinda de outros times e de gerencia pra cima cai na minha cabeça primeiro.  Icon_cry  

E tem o outro lado, ficar tendo que aguentar funcionário zuado, tem uma QA que é extremamente mal educada e interagir com ela é certeza de grosseria. Isso é uma merda porque vc não pode responder a altura, ainda mais sendo mulher pode alegar machismo.  Icon_evil

O meu tech lead reclama das mesmas coisas  Icon_lol
Pelo menos você está ganhando rios de dinheiro (por mais que 25% vá pra receita federal).

(03/07/2022, 10:40)gangrena Escreveu: Faz meses que não programo muito pela empresa, mas tenho feito um monte de code reviews do time e outras squads além de discussões de implementações das coisas dentro do que já existe no app e sempre preciso estar atento a qualidade do código produzido pelo time.

Pois você se esforça bastante. O meu tech lead aprova os pull request num code review de dois segundos, ele passa o olho no commit e já manda o aprovar. Só reclama se não passar na pipeline Icon_lol
1 usuário curtiu este post: Ash_
Responder
 #720
(02/07/2022, 17:26)Ash_ Escreveu: Quero iniciar na área e estou procurando conteúdos gratuitos, alguém tem recomendações? Sinto que se eu ficar só em Youtube vou mais desaprender que aprender. No momento estou vendo o introdutório de Java da própria Oracle, parece ter material pra estudar por um bom tempo, entretanto tudo em inglês, o que pode ser ruim ou bom dependendo do ponto de vista.

Nesse Github aqui há um compilado de informações/cursos que você por ir usando para se aprofundar nos assuntos. É bem semelhante a grade de Ciências da Computação nas universidades, mas você não precisa seguir 100%, como está separado em módulos é possível ver "Programação Orientada a Objetos I" e "Bancos de Dados" e ignorar totalmente "Calculo I".

Os cursos são de diversas plataformas gratuitas como o Coursera, plataforma de cursos da Univesp e playlists do Youtube de alguns canais. Há recomendações de livros, mas eu mesmo só pego em livros para ver algum assunto muito especifico. Ler livro técnico sem ter uma base forte é frustrante.
1 usuário curtiu este post: Ash_
Responder
Páginas (96): 1 ... 70 71 72 73 74 ... 96

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes