A desconstrução em animes

Tópico em 'Discussões gerais' criado por KyubeyKun em 23/03/2017, 17:58.
Páginas (8): 1 ... 4 5 6 7 8
72 respostas neste tópico
 #61
Na minha opinião chamar de "desconstrução" é querer falar bonito e dar uma de intelectual.
O cara que faz anime tem que tentar ser "original" pra chamar a atenção do publico.

Mas isso é mais fácil falar do que fazer já que geralmente diferentes animes acabam bebendo da mesma fonte. Tira Boku no Hero que tem uma inspiração (afirmada pelo altor) em HQ, e substitui "individualidade" por chacra e "escola" por vila. É o Naruto moderno - Não que seja a mesma coisa, mas a estrutura é a mesma. Faz sucesso por causa das originalidades da obra. O que da a sensação que você está vendo algo muito diferente mas na verdade é bem mais do mesmo.
Responder
 #62
Não é um "subgênero" ou mutação como falaram acima, nem questão de ser intelectualmente superior. Desconstrução é só ironizar e negar algum aspecto do gênero. Não é algo tão raro.

Madoka é uma desconstrução de seu gênero, mas ainda tem várias tropes não questionadas.
Os pontos que madoka nega e traz para realidade:
  • Se em mahou shoujos o comum são garotinhas fofas ganharem poderes do nada para batalhar contra o mal, em Madoka uma civilização avançada usa as garotas como gado para adquirir energia, além de ter um motivo para a existência dos poderes e consequências ao utilizá-los.
  • A obra tenta misturar um plot de ficção científica onde civilizações avançadas batalham contra entropia máxima para evitar a morte térmica do universo.
  • Os verdadeiros vilões não se reduzem a monstros, há trope de dilema moral por ser uma espécie inteligente buscando sobrevivência.
  • O mascote comum desse tipo de obra é o vilão.
  • Em Madoka as garotas mágicas perdem seus corpos e suas almas são seladas no item mágico, ironizando as transformações.
  • Quando a main finalmente vira uma garota mágica... o anime termina.
2 usuários curtiram este post: gangrena, Nami
Responder
 #63
agora saiba ver tudo isto ao seu tempo e está pronto, pq animes depois podem copiar o modelo e ae vira-se regra então deixa de ser desconstrução.

só que eu vejo que o termo em si caiu meio que num limbo para dar uma de intelectual que foi o que ele acabou falando, tem outros termos que foram para o limbo tbm, mas ainda da para ver o real sentido dele.
Responder
 #64
Desconstrução é tão bacana, pena que como soa muito intelectual e algumas pessoas são chatas, o pessoal acaba tendo "preconceito".

Mas é um tema/tipo de obra que eu gosto muito, vou ler o tópico todo quando der pra ver se pego alguma recomendação inclusive o/

Ah, eu lembro que gostei daquele Ikusei Keikaku, acompanhei na temporada. Era legal ver um episódio por semana e acompanhar as death flags e tal. Mas não sei nem se recomendaria nem se assistiria hoje/maratonaria. 
Eu já sabia que a proposta era ser um mahou shoujo metido a sombrio e cheio de mortes e tragédia, então só abracei a ideia e assisti o troço. 

É a mesma coisa que aqueles animes de jogo de sobrevivência ou coisa assim. Não é nem muito inteligente/complexo e quase nunca inédito/surpreendente, mas volta e meia me dá vontade de ver unzinho
1 usuário curtiu este post: gangrena
Responder
 #65
desconstrução pra mim é seikasuro kado, construiu um anime mó legal ao longo dos episódios e no fim resolve demolir, ou desconstruir se preferirem, tudo.

deve ser o mais próximo de desconstrução que pode existir, ao menos no sentido literal.
4 usuários curtiram este post: JJaeger, mandrake_, Oiacz, rapier
Responder
 #66
Cry
Esse tipo de desconstrução é o mais triste de se ver.
Já assisti uns que fizeram isso...
Responder
 #67
Hoje eu estava lembrando desse termo e pensando como o uso do termo "desconstrução" é equivocado. Não só porque é um termo com sentido específico dentro da filosofia, mas porque também explica mal certos animes. Nenhum anime que o povo chamava de "desconstruído" era realmente desconstruído, apenas negava algum clichê ou elemento comum de um gênero e trabalhava nisso. Eu acho, por exemplo, que Evangelion não tem nada de desconstruído e na verdade é um anime que anda na pista das obras do vovô Gundam, principalmente Ideon. Já falei sobre isso no tópico específico.

A impressão que dá é que o povo blogueiro, que cunhou o termo "desconstrução", assistiu pouco anime e começaram a achar que certos animes diferentes, tipo Madoka, eram excepcionais demais, o quê é falso.

O termo "avant-garde" que o @rapier postou no tópico da blogueiragem é um bem mais justo.
Responder
 #68
(20/03/2022, 17:01)rapier Escreveu: Normal. Muitos termos que povo usa têm como real significado refletir gosto pessoal ou falta de conhecimento. Além de "desconstrução" temos "originalidade", "overrated", "underrated"... coisas que não servem pra avaliar animes, apenas pessoas.

Além disso, os blogueiros br roubaram isso dos blogueiros americanos, não foi? Depois eu vou fazer uma pesquisa para saber de onde o povo tirou esse termo, ver se dá para achar alguma origem. Eu lembro que isso virou moda com Madoka.
Responder
 #69
(20/03/2022, 17:10)Lonely Escreveu: Além disso, os blogueiros br roubaram isso dos blogueiros americanos, não foi? Depois eu vou fazer uma pesquisa para saber de onde o povo tirou esse termo, ver se dá para achar alguma origem. Eu lembro que isso virou moda com Madoka.

Você sabe de onde veio o termo originalmente, tipo em https://anime-forum.info/showthread.php?...#pid278298.

O uso atual dele infelizmente tem a ver com esquerdismo (desconstrução dos valores da SJCO): a maioria dos blogueiros, tanto americanos quanto BR, são dessa vertente política.

O mais comédia é usarem esse conceito prum anime que é um amontado de taras para o público masculino mais machista. HAHA!
1 usuário curtiu este post: Lonely
Responder
 #70
(20/03/2022, 17:17)rapier Escreveu: Você sabe de onde veio o termo originalmente, tipo em https://anime-forum.info/showthread.php?...#pid278298.

O uso atual dele infelizmente tem a ver com esquerdismo (desconstrução dos valores da SJCO): a maioria dos blogueiros, tanto americanos quanto BR, são dessa vertente política.

O mais comédia é usarem esse conceito prum anime que é um amontado de taras para o público masculino mais machista. HAHA!

Eu digo "tirar o termo" no sentido de alguém ter decidido usar isso para descrever Madoka. Me parece que surgiu do nada, o povo blogueiro adotou lá fora, veio para cá e sabemos o resto da história. HAHA!

A única pessoa que, pesquisando aqui, escreveu alguma coisa sobre isso parece essa dona: https://link.springer.com/article/10.100...018-9355-9

O problema do uso é justamente isso que você falou no segundo post: o povo usa o termo desconstrução para definir, por exemplo, o anime que inventou o mercado waifu moderno (Evangelion). Os ocidentais acreditam de verdade que o povo da Gainax, o Urobuchi, etc, são artistas críticos a cultura otaku, inimigos do público alvo deles, etc. Você já falou muito disso naquele tópico do ME!ME!ME, eu me lembro. Na época eu não entendi, mas agora eu entendo o quê você tá falando.

INIMIGOS DO PÚBLICO ALVO QUE DÃO AO PÚBLICO ALVO O QUÊ ELE QUER.

Não tem menor cabimento isso daí.
Responder
Páginas (8): 1 ... 4 5 6 7 8

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes