Usenet tutorial

Páginas (2): 1 2
12 respostas neste tópico
 #1
Resumo:
Este tutorial consiste de uma pequena introdução sobre o funcionamento da tecnologia chamada de “Unix User Network” abreviada de usenet, com a explanação de um dos seus clientes, GrabIT e como se obter uma conta no usenetlink e sua importância, com o objetivo de baixar animes, na sua maioria em inglês.

Conteúdo:
Todos sabem como usar Torrents, baixar de links como zipshared, alguns usam private trackers (AnimeBytes e Fansubber), conhecemos essa tecnologia muito bem e sabemos buscar nela, porém existem outras tecnologias com a mesma função e com conteúdos diferentes, então se uma falha ou não tem o que queremos recorremos a outra.

Para a função de "download" temos além de Torrents, duas outras tecnologias:
  • IRC de internet relay chat, da qual eu não abordarei aqui
  • Usenet
Ambas tem suas funções semelhantes, Usenet é usado como um reddit que compartilha arquivos, porém diferente do IRC aonde competimos pela internet do boot (um dia tenho que postar um sobre IRC), nós usamos um provedor de acesso os chamados "usenet servers" eles irão fornecer para nós o acesso e velocidade, com isso downloads não ficam mais dependentes de seeds ou de boots, mas sim de acesso, você precisa ter um "provedor" de acesso rápido que alcance aquele arquivo, o que é na maioria dos casos é fácil de achar, se tiver paciência.

Exapandido essa ideia agora.

Usenet é uma comunidade que gera post cada post fica salvo na nuvem esses post podem conter textos, ou qualquer arquivos como mkv, os post tem tempo de vida algo em torno de 1000 dias, variando de acordo com o dono da postagem, podendo a ir de periódos de 7 anos a 60 dias, toda comunidade é usada para manter sigilo dos usuários, aqui usamos conexões SSL e outras técnicas para se evitar o rastreio, com isso a comunidade se sente livre para postar conteúdo sem ser presa, lembra do cara que postou Kimi no na wa?, então se ele tivesse usada essa tecnologia ele ainda poderia estar livre. A liberdade aqui é tão grande que vc pode até comprar CNHs originais com dados registrados na base oficial, mas vamos focar nos animes e downloads.

Como falado a comunidade é semelhante ao reddit por isto ela também se subdivide em grupos, usando o reddit como comparação temos "/" como separador dos subgrupos, aqui temos o ".", um exemplo é o grupo "alt.brinaries.animes" ele é do grupo alt = alternative, binareis = arquivos, animes = sobre animes, ou seja se olharmos os post deste grupo iremos encontrar arquivos de animes.

Para conseguir esses arquivos usamos um client que acessa o servidor e depois esse servidor acessa os arquivos enviando de volta. Ou seja temos um intermediário aqui importante, ele que assegura nosso anonimato, nós podemos usar SSL, VPN e tunneling, porém não irei abordar como funciona essa tecnologia e nem como conseguir uma VPN, pois é facilmente encontrado no google.

Além disso os arquivos são indexados e catalogados em alguns sites como o binsearch, nele podemos buscar arquivos como no TPB ou nyaa, no caso binsearch é um index geral, você terá que restringir a busca usando os grupos e sub-grupos, ou seja, caso eu queria buscar um anime como "Haibane" eu procuro somente no grupo "alt.binaries.animes".

Agora que você tem uma ideia de como funciona a tecnologia vamos ao tuto em si.

Primeiro precisamos de um client o usado aqui é o "GrabIt" do site www.shemes.com/index.php?p=download , programa antigo já tem mais de 18 anos de vida e muito completo, sua última versão saiu em 2014, mas nada mudou muito desde lá, caso vc queira usar outros clients vc pode usar, existe o "NZBGet" mais novo que o Grabit, mas funciona de modo diferente ele necessita dos arquivos nzb e não pode ler grupos de mensagens como o grabit.

Uma foto do GrabIt

[Imagem: FthH72K.png]

Então primeiro passo é baixar e instalar o GrabIt, depois de instalar precisamos achar o nosso usenet servidor, no caso meu eu achei 3, porém recomendo o uso do usenetlink, irei abordar como vc pode conseguir o acesso dele.

O site dele é esse https://www.usenetlink.com/ clique em "get free", ele mostra que é possível conseguir o acesso durante 60 minutos, depois disso tem que fazer de novo o processo, a ideia é abusar dos "trial" dos servidores porque eles são sempre pagos, mas este aqui me deu 60 minutos sem restrições e com muita velocidade e eu repeti o processo várias vezes e foi de boas.

Depois de clicar em get free ele pedirá um e-mail, use algum e-mail temporário da net, como este https://temp-mail.org/pt/ :

va em alterar: 
[Imagem: dENbhgI.png]
porque precisamos de um e-mail no domínio "got2usa.info", então selecione ele e coloque um nome qualquer. Agora temos nosso email:
[Imagem: NANRAum.png] 
na parte de cima do site vc vê o e-mail, deixe o site aberto e agora use esse email no cadastro do Usenetlink, coloque um nome qualquer e o e-mail.

[Imagem: r4TlNyQ.png]
depois vc recebe um e-mail com um link de vereificação clique nele, e depois um e-mail com os dados virá.

[Imagem: Cxuwf2v.png]
nele temos o nossos dados:
*user name:  [email protected]
*senha: kijewyhew4d
Server address: news.usenetlink.com
porta: 119 ou 563
número máximo de conexões: 25

*Estes dados serão inválidos depois de 60 minutos, então por isso postei por completo até a senha.

Pronto agora vamos ao nosso grabit cadastrar nosso server.

clique com o lado direito do mouse em cima de "My Grab" e depois em "add server".

[Imagem: zoiYy1L.png]

preencha esta tela com os nossos dados:

[Imagem: Bue2PgL.png]

atente ao número de conexões, clique em Ok. agora temos o nosso server no canto junto dos meus.

[Imagem: dyTzWOe.png]

Antes de baixar vá em "edit>preferences>folders" e mude o lugar aonde os arquivos serão salvos, recomendo colocar a pasta de cache num HD com espaço, pois os caches podem pesar alguns GBs.

Nesse exemplo irei mostrar como baixar um arquivo do binsearch; Procure por algum anime nele, por exemplo: seiren
a lista é para vc selecionar os arquivos que vc quer baixar e depois clique em generate nzb:
[Imagem: l7CKroY.png]

Eu selecionei dois, depois de clicar ele baixa um arquivo .nzb execute ele com o GrabIt:

[Imagem: 39HhUla.png]
Selecione o nosso servidor e clique em "Grab". Pronto ele irá baixar.

Na aba "Batch" vc pode ver como ele está indo, normalmente ele separa em vários arquivos.

[Imagem: q5bmw5Y.png]

Na parte de baixo a velocidade nossa:

[Imagem: DcHLPDh.png]
Esse é quase o limite da minha conexão, então estamos bem, ele termina esse arquivo antes de 60 minutos, se fosse demorar mais eu teria que refazer o passo para conseguir acesso ao server.

Depois de baixar vc verá que os arquivos são meios estranhos então temos que juntar eles basta clicar em "repair and extract"
[Imagem: zQDtnJ3.png]
Tem que terminar todos os arquivos, e outra caso ele não funcione, normalmente os arquivos vem em .001 ou rar parts, então usar o winrar ou jsplit pode ser uma solução, mas comigo o GrabIt tem dado conta.

Limitações do cliente: como ele não tem suporte ao multi-download de um mesmo arquivo quando um arquivo é grande e só tem uma parte ele baixa um pouco devagar algo em torno de 300kbps.

OBS: talvez eu melhore o tutorial ou tenha que alterar o servidor usado. Caso vc tenha dúvidas pergunte que eu tentarei responder.

Note que existe um grupo só de ISO e Blu Ray de anime muito forte então caso vc queira um conteúdo desse e não tenha no torrent é fácil baixar por aqui. 

Resumindo é uma forma diferente ela não irá subistituir os Torrents, ela é um caminho alternativo ao Torrent e IRC.
2 usuários curtiram este post: mandrake_, Musashi
Responder
 #2
(10/02/2017, 10:27)Aria-shachou Escreveu: deleta isso afff eu tava escrevendo daí postei sem querer deleta @rapier

Não tenho motivos para deletar o tópico pois ele não é contra as regras e parece que terá conteúdo. Você pode simplesmente ir editando o primeiro post com as informações que desejar adicionar.
Responder
 #3
Nunca ouvi falar de Usenet, dá pra baixar anime com isso?
Responder
 #4
Eu vou montar antes calma
Responder
 #5
(10/02/2017, 10:31)Aria-shachou Escreveu: Eu vou montar antes calma

Sugiro que divida seu tutorial em "partes" e a cada parte salve-o num txt e adicione o conteúdo ao primeiro post pra evitar perder texto.

É comum povo escrever um textão sobre algo e depois perder porque apertou F5 sem querer, Backspace sem querer, o browser travou, o PC travou, a internet caiu...
Responder
 #6
(10/02/2017, 10:31)mandrake_ Escreveu: Nunca ouvi falar de Usenet, dá pra baixar anime com isso?

da sim e da para baixar de tudo nele não só animes.
Responder
 #7
Tem material (anime, série, filme etc) em ptbr? E programas, livros, jogos e etc, tem também? HAHA!
Responder
 #8
Pelo o que eu entendi, isso é uma forma complicada e nada prática de baixar por Torrent.
Qual é a vantagem de todo esse trabalho em comparação com 2 cliques no Torrent?
Responder
 #9
(10/02/2017, 14:31)Oiacz Escreveu: Qual é a vantagem de todo esse trabalho em comparação com 2 cliques no Torrent?

"Nós usamos um provedor de acesso os chamados "usenet servers" eles irão fornecer para nós o acesso e velocidade, com isso downloads não ficam mais dependentes de seeds ou de boots"

Isso aqui é muito interessante.
Responder
 #10
(10/02/2017, 14:34)mandrake_ Escreveu: "Nós usamos um provedor de acesso os chamados "usenet servers" eles irão fornecer para nós o acesso e velocidade, com isso downloads não ficam mais dependentes de seeds ou de boots"

Isso aqui é muito interessante.

Hmm, pra arquivo grande e/ou velho deve ser mesmo, mas para o dia-a-dia como mostrou na imagem, baixando anime de temporada reencodado pela Deadfish que pesa 200mb, não acho que todo esse trabalho valha a pena. No Torrent um download desses já demora míseros 5 minutos e olhe lá HAHA!
Responder
Páginas (2): 1 2

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes