Haibane Renmei

Páginas (4): 1 2 3 4
38 respostas neste tópico
 #31
Episódio 6

Depois de uns 4 episódios do anime sendo Slice of Life vem isso daqui pra dar um chacoalhão em mim.

Os Haibane vêm de algum lugar do mundo exterior e nascem de um ovo, já na cidade cercada por muros. Não podem ter dinheiro, não podem morar em lugares novos (apenas os abandonados), nem as roupas que usam podem ser novas, somente de segunda mão. Eles precisam trabalhar dentro da cidade, recebendo em comida ou outras coisas e não podem chegar perto do muro ou avançar para fora dele.

[Imagem: 4icPKoS.png]

Kuu, esse é o nome do Haibane que foi o foco nesse episódio.
Eu senti o clima de despedida na fala dela, deu pra perceber que ela ia partir pra alguma jornada. Eu até cheguei a pensar que talvez ela se rebelaria e pularia o muro para se aventurar lá fora... mas não...

O dia do vôo....
Kuu vira um feixe de luz e desaparece.
Parece que é o fim do ciclo de vida de um Haibane... depois de um certo tempo dentro da cidade o Haibane é avisado sabe-se lá como que o seu dia de voar chegou. Ele não pode dizer isso para ninguém.

Legal que esse acontecimento cria várias perguntas: O que é exatamente a vida de um Haibane? Seria um ciclo de pecados e a cidade ali um purgatório? E o que a Reki quis dizer com "todos me abandonam?
Responder
 #32
Episódios 7-13 (FIM).

[Imagem: nKBJyun.jpg]
Foi um anime muito bom, gostei bastante dele.

Vou dizer como eu interpretei as coisas, não tomo isso como verdade absoluta, por óbvio, é só como a história me pareceu.

Pra mim todos os humanos e Haibane naquela cidade estão mortos mas os Haibane são os únicos que algum dia podem encontrar a redenção e sair dali. Nesse sentido a cidade age como "inferno/prisão" para os humanos e como purgatório para os Haibane.

Os Haibane foram humanos que cometeram algum tipo de pecado em vida, pecado este que pode ser perdoado, ao contrário dos humanos. Isso tem muito a ver com a forma que os Haibane morreram e como eles encontram o caminho para essa redenção/perdão, enquanto passam seu tempo na cidade (tempo que é limitado, vc tem uma data limite para alcançar o voo/redenção). Alguns pecados são fáceis de perdoar, outros não. O mais difícil é o de tirar a própria vida.

Tanto a Rakka quanto a Reki (que são as "Haibane vinculadas ao pecado") tiveram sonhos que indicaram que elas cometeram suicídio, a Rakka sonhou de estar caindo de um lugar alto e alguém (que era a figura do corvo), tentava salvá-la. Já a Reki obviamente se jogou numa linha de trem e foi atropelada.

O suicído é o pecado mais difícil pq vc deve perdoar, sobretudo, a si mesmo.
A Rakka deixou alguém sofrendo pra trás, o corvo (que pode ter sido sua mãe, seu irmão, seu melhor amigo, etc). Esse corvo tentou de todas as maneiras puxá-la pra cima em vão, enquanto ela caia. Foi alguém em vida que provavelmente tentou evitar que ela se matasse. Quando a Rakka entendeu o quanto fez essa pessoa ficar triste, conseguiu alcançar o perdão, inclusive perdoou a si mesma.

Já a Reki foi mais difícil, pq pelo que eu entendi ela sempre foi sozinha, então ninguém lamentou sua perda. Ela foi para a linha de trem sozinha, morreu sozinha, sem uma pessoa que sentisse sua falta. Isso pq ela em algum momento da sua vida foi traída e nunca mais quis confiar em alguém. Sem vínculos e isolada, ela escolheu aquele destino. Então a única saída pra ela alcançar o perdão seria usar o tempo no purgatório para entender que precisava de vínculos, precisava confiar em alguém novamente. Ela foi um apoio para muitos Haibane, mas nunca o contrário. No momento que ela finalmente admite que precisa da Rakka o perdão chega e ela finalmente alcança o voo.

A história principal foi bem satisfatória, mas algumas perguntas ficam e o anime não se deu o trabalho de responder.
Acho que o objetivo é cada um interpretar a história da sua maneira.
2 usuários curtiram este post: PaninoManino, Riluthut
Responder
 #33
Uau, até mesmo o nome "Haibane Renmei" me lança na nostalgia, como faz o OP. Assisti no 2012, em dois dias (provavelmente passei a noite). O cena final de Reki foi muito poderosa. Na realidade, não entendi o que estava acontecendo (acho que não sou sozinho), mas o tom é muito interessante e arrepiante. Deveria assistir mais uma vez logo, mas talvez é demais pesado. Acho que sou uma fã de Yoshitoshi ABe, tudo que ele toca vira ouro.
Responder
 #34
Ótimo anime, lembro haver uma associação com Lain, acho que alguém ou estúdio é relacionado com essa série.
Responder
 #35
(09/07/2022, 07:08)Havokdan Escreveu: Ótimo anime, lembro haver uma associação com Lain, acho que alguém ou estúdio é relacionado com essa série.

Yoshitoshi Abe é o autor de Haibane e desenhista de Lain.
1 usuário curtiu este post: Havokdan
Responder
 #36
Estava revendo



e sempre me perguntei que anime era esse

[Imagem: dfZMsLD.png]

Bem, até que enfim descobri.

Vi o episódio 1 e achei bom.

A cena das asas da Rakka brotando me deu agonia.

Aliás, as asas eram bem maiores quando saíram.
Responder
 #37
Mesmo criador de Lain. Preciso ver isso ai. Aceito links para assistir via DM.  Icon_rolleyes
Responder
 #38
(10/02/2023, 11:32)Killy Escreveu: Mesmo criador de Lain. Preciso ver isso ai. Aceito links para assistir via DM.  Icon_rolleyes

No goyabu tem.
1 usuário curtiu este post: Killy
Responder
 #39
(10/02/2023, 12:36)M3troid Escreveu: No goyabu tem.

Gratidão!  Thumbup
Responder
Páginas (4): 1 2 3 4

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes