Aprendendo japonês

Tópico em 'Vale tudo' criado por lGabel em 02/01/2017, 23:45.
Páginas (10): 1 2 3 4 5 ... 10
97 respostas neste tópico
 #11
Olá, antes eu vou me apresentar, sou um programador que aprendeu sozinho inglês em casa e hoje assisti animes legendados ou dublados em inglês, e como eu tinha feito isto pensei em ir tentar fazer o mesmo com o japonês.

Então primeiro vou fazer uma pequena comparação para mostrar quais diferenças você terá ao aprender japonês se comparado ao inglês:

Dificuldades:
Não existe quase nada de cognatos no japonês, no inglês sim, tem muitos.
A estrutura gramatical deles não se assemelha em nada com a nossa, diferente do inglês que chega perto, com exceção dos adjetivos.
O sistema de escritas dele é diferente do nosso (ofc kk), no inglês é o mesmo sistema que o nosso.

Facilidades:
Todos os fonemas do idioma japonês podem ser reproduzidos por qualquer leigo brasileiro, o que eu quero dizer, é que não existem fonemas no japonês que a gente tenha que aprender a falar, como no caso do inglês.
E isto torna o "Listing" em japonês muito fácil se comparado ao inglês.
Depois que vc aprender o hiragana e katakana, vc consegue ler quase qualquer coisa em japonês, diferente do inglês que fica mudando a leitura, logo no japonês tirando algumas exceções a leitura é sempre a mesma.
Existem marcações (Partículas) para as funções gramaticais de cada palavra, com isto fica mais fácil perceber se algo é um objeto direto do verbo, ou outras coisas.

Quais ferramentas usar:

Anki, usa a técnica dos flashcard para memorizar, a gente usa ele para aprender vocabulário, existem decks prontos para usar é só baixar no site do ankiweb, no meu caso eu uso o japonese core 10k optimizado, um com imagem e outro sem para treinar leitura.
Um bom dicionário, exemplos: http://jisho.org/http://www.romajidesu.com/http://nihongo.monash.edu/cgi-bin/wwwjdic?1Chttp://tangorin.com/http://jlearn.net/Dictionary/Search
Por último a ferramenta Zkanji é um pacote cheio de coisas para vc aprender jp, ele tem até uma função para vc treinar katakana e hiragana.
obs: existe Anki para android, e tem muita coisa legal em android para treinar hiragana e katakana.

Por onde começar:

Primeiro de tudo tu é um "analfabeto" perante ao japonês se tu não souber hiragana e katakana, por isto seu primeiro objetivo é aprender eles.

Depois você tem que aprender as partículas, claro que existem umas mais difíceis e outras mais fáceis, porém aprenda as mais comuns, como: "は、の、へ、が、に" ou em romaji "wa, no, e, ga, ni" (sim a leitura muda quando são partículas)

Isto é um alerta, nunca, mas nunca fique aprende japonês em romaji OK?
Porém se usado somente para indicar leitura, tudo bem, mas sempre prefira o uso do "FURIGANA" que são aqueles hiraganas em cima do kanji.

Depois aprenda um pouco de conjugação verbal, forma "masu", "desu", e o mais importante sim aprenda sempre a forma informal das coisas, já que é assim que ela aparece nos animes.

e enquanto tudo isto acontece vá aprendendo vocábulos, e treine sempre, como treinamento final, eu indico fazer traduções, traduza qualquer coisa, notícias, historias, e talvez animes.

É isto o que eu planejo para mim também, foi o que eu fiz com meu inglês e como treinamento final eu faço traduções.
6 usuários curtiram este post: japatamalu, Kyyzao, lGabel, NhK-kun, Rararagi, Scar
Responder
 #12
cara eu aprendi com umas videos aula (24 no total) q baixei no fansubber (site torrent), acho q é o mesmo do ecchinya, é uma japinha muito simpatica ensinando uma mulher brasileira e é bastente facil entender, ela vai ensinar tudo q precisa pra andar em lugares públicos/empresas/nome ferramentas/hopistal.  Isso a tempos atras.

hj só sei ler hiragana e katakana e alguns kanji e contar até 1 bilhão uahsdu e entender 50 ~60% do q falam em animes. Falta só criar coragem de aumentar meu vocabulário hahahaha.

o melhor jeito é assistir sem legendas automaticamente seu cérebro vai aprendendo as palavras (siginificado nao xd claro), acho q é aqui onde realmente tem q ter dedicação.

o objetivo vo tenta agora é ler novel  Clap , mas dizem q demora em torno de 2 anos, afinal kanji não é alfabeto e sim palavras xd.
2 usuários curtiram este post: lGabel, NhK-kun
Responder
 #13
Tem um site chamado aulasdejapones que tem boas dicas gratis, mas o curso completo é pago. Aprendi hiragana em uma semana com o metodo deles, um pouco de katakana mas quando chegou no kanji pensei que não preciso aprender japonês  HAHA!
Responder
 #14
cara fuçando aqui achei uns livrinhos feitos para brasileiros em terras japones, era um projeto dos tucanos parece.

olha os livrinhos ensinam bem viu, são simples e bastante explicativo, eles ensinam kanji.

o nome dos livrinhos é "meu amigo kanji" começa ensinando 80 depois 160 e 200 kanji desenvolvido se nao me engano para o primeiro ate o quinto ano ou era do 5 ao nono não lembro, se eu não achar de onde eu tirei eles eu upo no mega depois pq agora to indo pro trampo.
Responder
 #15
Japonês só pode ser aprendido em duas circunstâncias:
1 - Morar no japão.
2 - Hobby.

Pessoalmente aprender por hobby igual a jogar muito tempo fora pelo hobby, que não será útil em nenhum momento da sua vida a não ser na circunstancia 1.

Não vejo a hora de eles evoluírem a outro patamar as traduções simultâneas.
Responder
 #16
(03/01/2017, 18:29)gusyavoo Escreveu: Japonês só pode ser aprendido em duas circunstâncias:
1 - Morar no japão.
2 - Hobby.

Pessoalmente aprender por hobby igual a jogar muito tempo fora pelo hobby, que não será útil em nenhum momento da sua vida a não ser na circunstancia 1.

Não vejo a hora de eles evoluírem a outro patamar as traduções simultâneas.

A opção 1 também não é fácil, visto que eles não são muito receptivos a estrangeiros. Se houvesse a chance de eu conseguir um trampo de TI lá, eu iria fácil, mas é mais fácil rolar um trampo pra mim nos EUA do que no Japão neste caso.
Responder
 #17
Uma pergunta ignorante minha... eles tbm falam inglês (algo proximo a uma segunda lingua talvez)? Quero dizer, eles devem estudar inglês bem melhor que a gente ._.


Sabe, eu pretendo um dia visitar o JP, inglês já sei bastante, mas o japones pretendo conhecer melhor só o basico mesmo. Eu meio que to no ponto de entender +/- o que acontece em um anime sem a legenda, é o unico contato que tenho com a lingua e tbm as musicas que baixo.

Vou dar uma olhada nas dicas do pessoal tbm Icon_e_biggrin
Responder
 #18
(04/01/2017, 12:21)Scar Escreveu: Uma pergunta ignorante minha... eles tbm falam inglês (algo proximo a uma segunda lingua talvez)? Quero dizer, eles devem estudar inglês bem melhor que a gente ._.

Eu cheguei a namorar uma japinha que fez intercâmbio aqui. Pelo que ela me explicou a segunda lingua é opcional. A maioria faz ingles e ela optou por fazer portugues.
Responder
 #19
(04/01/2017, 12:21)Scar Escreveu: Uma pergunta ignorante minha... eles tbm falam inglês (algo proximo a uma segunda lingua talvez)? Quero dizer, eles devem estudar inglês bem melhor que a gente ._.


Sabe, eu pretendo um dia visitar o JP, inglês já sei bastante, mas o japones pretendo conhecer melhor só o basico mesmo. Eu meio que to no ponto de entender +/- o que acontece em um anime sem a legenda, é o unico contato que tenho com a lingua e tbm as musicas que baixo.

Vou dar uma olhada nas dicas do pessoal tbm Icon_e_biggrin

sim eles sabem, mas cara a pronuncia deles é horrível, quase sermpre vc não entende.
Responder
 #20
(04/01/2017, 12:21)Scar Escreveu: Uma pergunta ignorante minha... eles tbm falam inglês (algo proximo a uma segunda lingua talvez)? Quero dizer, eles devem estudar inglês bem melhor que a gente ._.

O que eu tinha escutado é que eles não falam muito inglês não... Mas nunca pesquisei a fundo.
Capaz que em Tóquio ou outra cidade grande encontre mais pessoas que fale, mas no interior deve ser pouco provável..

Aqui no Brasil, como nós não temos nossa própria cultura, a gente importa muita coisa dos EUA, o que acaba nos ensinando pelo menos o básico de inglês.
Responder
Páginas (10): 1 2 3 4 5 ... 10

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes