Inuyashiki

Tópico em '2017' criado por rapier em 15/12/2016, 09:09.
Páginas (36): 1 ... 3 4 5 6 7 ... 36
358 respostas neste tópico
 #41
Caramba, é difícil descrever o quanto eu gostei desse anime. 
É a estreia que eu mais gostei dessa temporada, e tem grande chance de ser meu preferido ao acabar. 


Acho que vocês devem ter notado que eu não tenho um tipo preferido/único que gosto de assistir. Mas posso dizer que um dos tipos de anime que eu mais gosto (quem sabe o que eu mais gosto) é esse tipo daqui. Maduro, verossímil e não convencional. 

Um dos pontos fortes é que, por ser um lançamento atual, o universo é também o atual. A ambientação não poderia ser mais realista - jovens com seus smartphones, twittando coisas de seus dia a dia, metrôs lotados, empregos comuns... Nada de colegiais tímidas querendo falar sukidayo pro cara mais inteligente e popular, nada de tsunderes querendo chamar atenção, nada de representantes de classe de óculos sendo moralistas (isso não é uma crítica a animes que tem isso ou coisa assim, não entendam desse modo! hahah. O que quero dizer é que a proposta aqui é algo fora do esperado de um anime "clássico" ou convencional. Tipo de anime que eu assisto aos montes também, quando quero assistir algo com essa proposta). 

Isso abre espaço pra outro ponto forte - os personagens. Ninguém aqui é plano. Todos os personagens são, mesmo que levemente, redondos. Todos parecem pessoas de verdade. Passando os olhos rapidamente pelos posts de vcs, acho que li alguém dizer que o Inuyashiki é um velho gagá sem personalidade, mas acho a construção dele maravilhosa. A aparência é de um velho de uns 80 anos (considerando a expectativa/qualidade de vida dos japoneses). Quando a história começa, vemos ele como um vozinho coitadinho que tem problemas de saúde, e então atribuímos suas dores nas costas e desânimo a isso. Mas aí descobrimos que ele tem 58 apenas. Isso significa que teve uma vida sofrida principalmente do ponto de vista psicológico. Isso dá pra perceber pela sua relação com sua família (não vou explicar a relação dele com a família porque a) acho que ficou bem claro de se analisar no anime e b) isso já tá grande demais). 

A descoberta do câncer é o ponto culminante e de maior tensão emocional. É extremamente triste o jeito com que ele resolve não falar sobre a doença pra família. E aí vem a parte dos aliens/super poderes/coisas de outra dimensão/afins. A grosso modo, transformou ele em algo não humano. A intenção do autor é extremamente clara ao transforma-lo num robocop absurdo. Não há respeito a regras, lógica, biologia/medicina e não há medo em transformar o personagem... Naquilo. E isso abre questões e perguntas muito boas - o que é ser humano? Qual o limite entre o biológico e o artificial? Quem/o quê fez aquilo com ele e por quê? 

A cena dele salvando o morador de rua é fenomenal. Nem o morador de rua é um personagem plano - numa cena tão simples e curta (dele falando no telefone com a ex) conseguimos ter uma perspectiva de como foi a sua vida e entendê-lo como pessoa. E não um morador de rua genérico. 

Enfim, tem outros detalhes que eu falaria aqui, mas já tá muito grande e tals né 
Espero que alguém leia/tenha gostado do anime, cry
2 usuários curtiram este post: gaogoa, Opeth
Responder
 #42
(13/10/2017, 23:02)nami-chan Escreveu: Passando os olhos rapidamente pelos posts de vcs, acho que li alguém dizer que o Inuyashiki é um velho gagá sem personalidade, mas acho a construção dele maravilhosa. A aparência é de um velho de uns 80 anos (considerando a expectativa/qualidade de vida dos japoneses). Quando a história começa, vemos ele como um vozinho coitadinho que tem problemas de saúde, e então atribuímos suas dores nas costas e desânimo a isso. Mas aí descobrimos que ele tem 58 apenas. Isso significa que teve uma vida sofrida principalmente do ponto de vista psicológico. Isso dá pra perceber pela sua relação com sua família (não vou explicar a relação dele com a família porque a) acho que ficou bem claro de se analisar no anime e b) isso já tá grande demais). 

Eu achei essa abordagem alta forçação de barra. Eu preferiria ver o Inuyashiki como um homem de 78 anos que mora sozinho porque sua mulher morreu e seus filhos têm vida independente (viajando pro exterior, pra aumentar a distância), aí ele adota o cachorro, nota que não tá mais sozinho e depois o resto do anime se desenrola. Do jeito que ficou pareceu que eu estava vendo alguma novela da trilogia mexicana das Marias. A parte dele ficar puto com os jovens mal-educados nem destoaria disso.
Responder
 #43
Acho que a única coisa que me incomodou mesmo foi o modo automatizado de identificação e exposição dos delinquentes. A história dos lasers (ou sei lá o que) dá pra relevar a algum sistema de auto-defesa, e é algo comum de ocorrer em diversas obras. Mas todo aquele sistema de hackeamento é algo muito mais intencional e específico, e não deu nenhuma impressão de que foi realizado de forma proposital. Mas como também pode vir a se revelar que tem algum tipo de sistema operacional dentro dele com o qual ele possa interagir, ou talvez que tenha sido o outro cara que fez a delação (o que acho muito improvável), ou qualquer outra explicação já que o show já está absurdo o bastante eu não vou considerar um defeito muito grave.
Responder
 #44
(13/10/2017, 23:19)rapier Escreveu: Eu achei essa abordagem alta forçação de barra. Eu preferiria ver o Inuyashiki como um homem de 78 anos que mora sozinho porque sua mulher morreu e seus filhos têm vida independente (viajando pro exterior, pra aumentar a distância), aí ele adota o cachorro, nota que não tá mais sozinho e depois o resto do anime se desenrola. Do jeito que ficou pareceu que eu estava vendo alguma novela da trilogia mexicana das Marias. A parte dele ficar puto com os jovens mal-educados nem destoaria disso.

Sobre a questão da idade, inicialmente pensei a mesma coisa. Pensei "poxa, se ele fosse mais velho faria mais sentido, daria mais "pena", ele seria mais vulnerável, digamos, e assim teria um contraste maior com o velhinho coitado de antes com o robocop de depois."
Mas aí pensei na questão que falei ali, do lado psicológico. Qualquer pessoa, por melhor/alegre/saudável que tenha sido sua vida, ao chegar a uns 70-90 anos vai estar meio acabada, não tem como fugir disso. Mas colocar um homem de 58 anos desse jeito todo acabadasso me faz pensar no sofrimento psicológico dele que o levou a envelhecer assim rápido. Quantas pessoas jovens parecem tão mais velhas do que realmente são só pelo sofrimento psicológico, pressão e exaustão que sofreram? Quantas pessoas perdem quilos e mais quilos e mudam a aparência completamente depois de passarem por momentos estressantes, perderem entes queridos cedo demais, verem suas empresas falirem, etc? Eu interpretei assim, não sei dizer se a intensão do autor foi essa. Faria sentido. 
Sobre os jovens mal educados e afins, achei que tiveram uma colocação bem realista e válida no episódio. A cena do metrô, por exemplo, quando ele imagina que está enfrentando o guri que está sendo meio inconveniente e "invadindo" o espaço dele, mas aí mostra que é só imaginação. Mostra como o Inuyashiki é uma pessoa retraída, que se humilha e abaixa a cabeça pra qualquer um, e não tem coragem nem de dizer "com licença, pode tirar o braço? Tá me atrapalhando. Obrigado!". Mas no fundo ele queria reagir, gritar, dar um soco em alguém, reclamar por seu espaço, porque é um ser humano comum, nem mais e nem menos, e tem uma gama infinita de sentimentos e não deveria ficar se culpando por isso. 

Essa proposta que você descreveu também seria interessante, entendi o que você quis dizer. Mas não é a desse anime. Com certeza deve haver algum por aí nessa linha.
2 usuários curtiram este post: Makoto-kun, Opeth
Responder
 #45
(14/10/2017, 00:00)nami-chan Escreveu: Mas aí pensei na questão que falei ali, do lado psicológico. Qualquer pessoa, por melhor/alegre/saudável que tenha sido sua vida, ao chegar a uns 70-90 anos vai estar meio acabada, não tem como fugir disso. Mas colocar um homem de 58 anos desse jeito todo acabadasso me faz pensar no sofrimento psicológico dele que o levou a envelhecer assim rápido.

Um japonês de 58 tão velho é absolutamente irreal, tão verossímil quanto Benjamin Button. HAHA! Lá é o país com uma das maiores expectativas de vida e onde parecer mais novo é o comum. Sofrer forte pressão social é o padrão japa nem por isso todo mundo lá tem cara de acabado numa idade nem tão velha.
Responder
 #46
(13/10/2017, 23:44)Israfil Escreveu: Acho que a única coisa que me incomodou mesmo foi o modo automatizado de identificação e exposição dos delinquentes. A história dos lasers (ou sei lá o que) dá pra relevar a algum sistema de auto-defesa, e é algo comum de ocorrer em diversas obras. Mas todo aquele sistema de hackeamento é algo muito mais intencional e específico, e não deu nenhuma impressão de que foi realizado de forma proposital. Mas como também pode vir a se revelar que tem algum tipo de sistema operacional dentro dele com o qual ele possa interagir, ou talvez que tenha sido o outro cara que fez a delação (o que acho muito improvável), ou qualquer outra explicação já que o show já está absurdo o bastante eu não vou considerar um defeito muito grave.

Hm, eu diria que é muito cedo pra pensar num resposta pra isso. Acho que é algo que o anime vai aos poucos apresentar, já que é um ponto essencial da trama. 
Eu gostei desse ponto, sobre esse sistema de hackeamento que vai além de qualquer tecnologia que se possa imaginar. Não seria impossível algo do tipo vindo de seres com uma capacidade tecnológica muito acima da nossa, por exemplo. Deixaram essa questão bastante misteriosa justamente para ficarmos imaginando isso. Não acho que vá se tornar algo injustificado, como "ele ganhou esses poderes de entidade X porque sim/porque quiseram dar e é um troço com potencial infinito e tudo sabe e tudo vê, bom, é isso, agora salve os fracos e oprimidos", hahaha. 

Isso tudo sem contar com a presença do guri né, que supostamente foi "abduzido" na mesma hora que o véio e deve ter retornado à Terra(?) de alguma maneira.

(14/10/2017, 00:04)rapier Escreveu: Um japonês de 58 tão velho é absolutamente irreal, tão verossímil quanto Benjamin Button. HAHA! Lá é o país com uma das maiores expectativas de vida e onde parecer mais novo é o comum. Sofrer forte pressão social é o padrão japa nem por isso todo mundo lá tem cara de acabado numa idade nem tão velha.

Bem, como eu disse, to ligada em toda essa questão de expetativa de vida e etc. Realmente ficou um pouco jovem demais 58 anos. 68 talvez fosse a idade ideal pra se encaixar na minha interpretação? Talvez mais pra frente tenha alguma explicação quanto a isso, pra ele parecer tão mais velho, algo que no momento a gente ainda não sabe? Pouco provável, mas não impossível. Anyway, não vou deixar que algo assim atrapalhe a minha experiência com o anime, idade é algo objetivo, dá pra imaginar que ele tem 68 anos então, se a gente achar que fica melhor  HAHA!  hahah
Responder
 #47
@"nami-chan" , muito bem observado. Sobre os personagens, no geral o autor é muito bom em escrever pessoas "reais", vide Gantz, e usa isso pra fazer críticas sociais. Não sei se o anime vai prestar, mas eu acho que será nota 7 porque ele vai ficando mais nonsense com os poderes e alguns acontecimentos são Deus Ex Machina metafóricos, então vai depender do estúdio deixar isso natural e da capacidade de quem tá assistindo de abstrair e ver o todo em vez de só o que tá acontecendo na cena.

Vendo agora após ler o mangá, algumas coisas que me incomodaram tô aceitando melhor justamente porque são mais metafóricas mesmo e tem a ver com o estilo do autor, então sofre menos quem perceber logo que a obra apesar do tom realista, caga e anda pra fazer sentido e as explicações pro funcionamento das coisas (assim como em Gantz) zombam da vontade do espectador de querer saber tudo. Ele explica as coisas, mas é tudo zoado assim tipo "é tecnologia alienígena então não precisa falar como x ou y funciona". Já vou alertar no ep1, quanto mais a sério o povo levar o anime em termos de comparar com o real, mais vai sofrer. A própria coisa que o @rapier comentou do início ser melodramático não é para te fazer sentir pena do cara, o melodrama é pra ser cômico mesmo. Notem o ritmo acelerado da edição (no original essa parte é mais longa) e a referência a filmes como Ikiru e Hachiko. Pra mim isso é coisa de quem tá se divertindo fazendo as cenas e não quem tá querendo te envolver num dramalhão. O propósito da cena do balanço por exemplo não é tu ver o cara chorando no balanço e falar "coitado", é pra rir mesmo e (ao menos pros japoneses) dizer "ah, tão citando o filme do Kurosawa". Metalinguagem assim é praticamente uma quebra de quarta parede então a quebra de imersão é instantânea. Isso não é algo que se faça em cena séria de verdade.
1 usuário curtiu este post: Nami
Responder
 #48
Quem tá esperando algo muito sério do anime certamente não conhece Gantz. Não nutram esperanças de seriedade. Qualquer ofensa à lógica será explicada como "é tecnologia alienígena".
Responder
 #49
(14/10/2017, 08:37)rapier Escreveu: Qualquer ofensa à lógica será explicada como "é tecnologia alienígena".

Tem muita coisa derp pra mim aqui. A primeira delas é que sempre acho ilógico essa coisa de aliens "acidentalmente" atropelar alguém porque não sabem dirigir sua nave espacial. A outra é a obrigação que eles sentem em preservar "vida inteligente", então se mataram alguém, tem que reconstruir. Como se a humanidade fosse alguma ameaça a eles...

E por fim mas não menos importante, não têm material pra reconstruir a pessoa, então reconstruam com milhares de armas alienígenas só porque sim, sem nem colocar nenhum tipo de bloqueio para a pessoa nunca ativar essas armas. Bem, a série não é pra mim, mas pelo menos com ela descobri que Gantz também não é.
Responder
 #50
A graça do anime será a justiça com as próprias mãos, um tema muito amado. E vou ver é por isso mesmo.
Responder
Páginas (36): 1 ... 3 4 5 6 7 ... 36

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes