Animes de blogueiro

Tópico em 'Discussões gerais' criado por rapier em 29/10/2016, 16:02.
Páginas (83): 1 ... 78 79 80 81 82 83
828 respostas neste tópico
 #791
(29/07/2020, 21:08)DK666 Escreveu: Eu até curto a página de um blog de anime, mas os caras escrevem uma bíblia de análise a cada ep de cada anime da temporada, não tem como ler tanta coisa.

"Escrever muito" não tá diretamente relacionado com a definição da blogueiragem. Muito fã de anime de blogueiro tá no Twitter, onde é complicado escrever muito.
Responder
 #792
Achei que já tinha feito esse post no fórum mas nem o encontrei... então lá vai.

Sentido de anime comumente pode ser comparado a um quebra-cabeça onde você vai montando as pecinhas que o anime dá e as une com as que vem de fora, com os contextos anímicos. Há N pecinhas, mas o puzzle inteiro é um só.

As blogueiragens usam isso pra trapacear: elas criam um quebra-cabeça com menos peças do que o necessário para completá-lo, o que faz com que os fãs fiquem criando teorias para imaginar como seriam as peças que faltam e acabem gerando N interpretações do negócio. Um conjunto "completo" de X peças acaba gerando Y puzzles diferentes, todos completos na medida do possível, usando todas as peças disponíveis. Cada um interpreta a incompletude da temática do anime a seu jeito. No processo de interpretação, acabam cavando um buraco e criando suposta profundidade, pois dentre outros motivos partem da ideia de que um anime deve fazer sentido por si só, ou até que ele deva fazer algum sentido.

Os fãs acham isso genial mas eu só acho isso bosta: os autores criam uma história pela metade e esperam que os fãs tentem completá-la e acabem achando profundidade onde não tem. Pra mim anime bom tem apenas um punhado de interpretações válidas, esses que têm N comumente caem na vala comum da blogueiragem.
1 usuário curtiu este post: Slender
Responder
 #793
(28/09/2020, 23:09)rapier Escreveu: As blogueiragens usam isso pra trapacear: elas criam um quebra-cabeça com menos peças do que o necessário para completá-lo, o que faz com que os fãs fiquem criando teorias para imaginar como seriam as peças que faltam e acabem gerando N interpretações do negócio. Um conjunto "completo" de X peças acaba gerando Y puzzles diferentes, todos completos na medida do possível, usando todas as peças disponíveis. Cada um interpreta a incompletude da temática do anime a seu jeito. No processo de interpretação, acabam cavando um buraco e criando suposta profundidade, pois dentre outros motivos partem da ideia de que um anime deve fazer sentido por si só, ou até que ele deva fazer algum sentido.

Isso aí é arte moderna, uai.

(28/09/2020, 23:09)rapier Escreveu: ou até que ele deva fazer algum sentido.

A valorização do nonsense pelo nonsense como uma espécie de ironia é algo comum tb na arte moderna.
Responder
 #794
(28/09/2020, 23:09)rapier Escreveu: Achei que já tinha feito esse post no fórum mas nem o encontrei... então lá vai.

Sentido de anime comumente pode ser comparado a um quebra-cabeça onde você vai montando as pecinhas que o anime dá e as une com as que vem de fora, com os contextos anímicos. Há N pecinhas, mas o puzzle inteiro é um só.

As blogueiragens usam isso pra trapacear: elas criam um quebra-cabeça com menos peças do que o necessário para completá-lo, o que faz com que os fãs fiquem criando teorias para imaginar como seriam as peças que faltam e acabem gerando N interpretações do negócio. Um conjunto "completo" de X peças acaba gerando Y puzzles diferentes, todos completos na medida do possível, usando todas as peças disponíveis. Cada um interpreta a incompletude da temática do anime a seu jeito. No processo de interpretação, acabam cavando um buraco e criando suposta profundidade, pois dentre outros motivos partem da ideia de que um anime deve fazer sentido por si só, ou até que ele deva fazer algum sentido.

Os fãs acham isso genial mas eu só acho isso bosta: os autores criam uma história pela metade e esperam que os fãs tentem completá-la e acabem achando profundidade onde não tem. Pra mim anime bom tem apenas um punhado de interpretações válidas, esses que têm N comumente caem na vala comum da blogueiragem.

Realmente, alguns dos animes "profundos" que o pessoal cita as vezes são algo criado de maneira artificial como vc falou. Até o próprio anno admitiu isso sobre evangelion em entrevista.
Spoiler:  
[Imagem: 95EaTRM.jpg]
Responder
 #795
(29/09/2020, 11:57)Lonely Escreveu: Isso aí é arte moderna, uai.


A valorização do nonsense pelo nonsense como uma espécie de ironia é algo comum tb na arte moderna.

Não associo boa parte do que chamam de "arte moderna" à arte de verdade, logo não iria chegar a essa conclusão de que seguem a mesma lógica. HAHA!

(29/09/2020, 13:38)Roxas Escreveu: Realmente, alguns dos animes "profundos" que o pessoal cita as vezes são algo criado de maneira artificial como vc falou. Até o próprio anno admitiu isso sobre evangelion em entrevista.
Spoiler:  
Spoiler: Imagem  
[Imagem: 95EaTRM.jpg]

O cara começou a blogueiragem anímica mas foi sem querer, logo não o considero culpado.
Responder
 #796
Particularmente eu gosto de obras mais herméticas, apesar de que meus animes preferidos não são (Berserk, Logh, Geass). Não necessariamente por serem profundas, nem sempre é o caso. Depende um pouco de momento, mas a idéia de alguns desses animes é propor uma relação diferente com o conteúdo que por vezes vai tornar ele mais significativo/participativo. Exemplo, a relação da comunidade com o lore dos souls. Dependendo da temática do seu trabalho e da maturidade de quem está produzindo, isso pode gerar um resultado bem adequado. A edição de Perfect Blue e a forma como a história de Lain são apresentados, para citar algumas "blogueiragens" que já fiz post no fórum, são ambos recursos bem eficientes em te colocar na situação do personagem, configurando-se uma abordagem de storytelling e direção, que é sujeita, obviamente à preferência e envolvimento do espectador, e não como um recurso pra intelectualizar a obra, pois esse valor agregado é puramente subjetivo.

De um ponto de vista semiótico, qualquer obra, seja mais ou menos literal em sua execução é mais sujeita ao significador e a seu contexto e bagagem cultural, do que ao seu significado. Considerar por exemplo algo como "arte" ou não, nos termos que o rapier citou, é um juizo de valor, e não uma definição filosófica. É a visão de um indivíduo sobre um objeto, que é uma abordagem bem normal ao assunto, principalmente se você está tentando assumir uma postura crítica sobre algo. Só que é exatamente a mesma postura que o outro indivíduo assumirá pra defender um conteúdo mais hermético só com o argumento de ser arte. Arte, como conceito, não é sinônimo de qualidade. No fim do dia, cabe a todo mundo ser menos chato e perceber que o valor que você agrega a um conteúdo parte de você e do contexto onde você está inserido, e por isso é uma relação pessoal a ponto de o povo brigar pra defender uma peça de ficção. Nenhum conteúdo vai prestar se ele não faz nada por você.
Responder
 #797
Estava debatendo com o @rapier no tópico 86 e acho que "blogueiragem" poderia ser um anime que não tem nada com nada e por ser tão vago pessoas abrem blogs e ficam inventando teorias nada a ver com nada para concretizar esse espaço vazio no lixo - obra COF COF.
Responder
 #798
(03/02/2022, 20:11)Slender Escreveu: Estava debatendo com o @rapier no tópico 86 e acho que "blogueiragem" poderia ser um anime que não tem nada com nada e por ser tão vago pessoas abrem blogs e ficam inventando teorias nada a ver com nada para concretizar esse espaço vazio no lixo - obra COF COF.

dê exemplo de anime "nada com nada"
Responder
 #799
(03/02/2022, 20:12)Gabrinius Escreveu: dê exemplo de anime "nada com nada"
86
Responder
 #800
(03/02/2022, 20:13)Slender Escreveu: 86

86 não é blogueiragem.

Dos animes que você viu, Fate Zero é blogueiragem.
Responder
Páginas (83): 1 ... 78 79 80 81 82 83

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes