Placas-mãe

Páginas (40): 1 ... 32 33 34 35 36 ... 40
395 respostas neste tópico
 #331
(02/05/2022, 11:17)rapier Escreveu: Eu moro no Brasil, aqui nem sempre se tem a opção de comprar o que você quer. Agora mesmo só tem uma opção de mobo B450 decente no mercado, justamente a B450M Steel Legend.

Mobo aqui (e produtos de informática no geral) você acha ou as low ou as top super caras. As mid sempre são uma dificuldade, especialmente por no Brasil ser difícil achar as da MSI, a melhor marca pra AM4 mid, com um preço perto do honesto.

bem eu estava falando da fonte...
se bem que vc deve ter dado exemplo usando a mobo...
Responder
 #332
(02/05/2022, 11:21)martec Escreveu: bem eu estava falando da fonte...
se bem que vc deve ter dado exemplo usando a mobo...

O exemplo de "Brasil é ruim pra peças mid" serve pra fonte e mobo também. Se ainda tivesse a B450 Tomahawk (comum ou MAX) no Brasil pra comprar, eu estaria satisfeito. Peças quebram, isso é normal, o anormal é você não conseguir repô-las por uma de mesmo nível.

https://www.pichau.com.br/search?q=b450&...egory=6460 por exemplo só tem 3 mobos B450 fracas, o resto não tem.
Responder
 #333
(02/05/2022, 11:22)rapier Escreveu: O exemplo de "Brasil é ruim pra peças mid" serve pra fonte e mobo também. Se ainda tivesse a B450 Tomahawk (comum ou MAX) no Brasil pra comprar, eu estaria satisfeito. Peças quebram, isso é normal, o anormal é você não conseguir repô-las por uma de mesmo nível.

https://www.pichau.com.br/search?q=b450&...egory=6460 por exemplo só tem 3 mobos B450 fracas, o resto não tem.

que tristeza hein...
Responder
 #334
Estou com a ligeira impressão de que o voltage offset da B450M Steel Legend não funciona. Estou com max clock 4.3GHz em vários núcleos, o que é impossível com offset negativo, e tensão de 1.50V, que também seria impossível (máximo seria 1.45V).

O voltage offset da Asrock é invertido? Acabei de colocar +50mV em vez de -50mV e parece que tá dando certo... Facepalm

Consegui 77A de TDC e 110W de PPT, agora é ver se fica assim com o passar dos dias.
Responder
 #335
(03/05/2022, 21:45)rapier Escreveu: Estou com a ligeira impressão de que o voltage offset da B450M Steel Legend não funciona. Estou com max clock 4.3GHz em vários núcleos, o que é impossível com offset negativo, e tensão de 1.50V, que também seria impossível (máximo seria 1.45V).

O voltage offset da Asrock é invertido? Acabei de colocar +50mV em vez de -50mV e parece que tá dando certo... Facepalm

Consegui 77A de TDC e 110W de PPT, agora é ver se fica assim com o passar dos dias.

bem pelo menos na minha B450 Steel Legend o não M, por exemplo...
para baixar Soc Voltage precisei mexer no VDDCR_SOC...
e o local que deveria para baixar o Soc Voltage o VDD_SOC voltage não faz efeito algum...

bem placa mãe dessa marca deve ter um monte do tipo acima... como vc mesmo demonstrou lol

https://anime-forum.info/showthread.php?...#pid403417
Responder
 #336
O voltage offset da Asrock não é invertido, eu estava fazendo overvolt na CPU. Facepalm Já botei o undervolt normal.

Se eu entrar no A-Tuning ou no Fan-tastic a mobo buga as configs das ventoinhas. Mexi em umas opções manualmente, sem entrar no modo gráfico, e parece que agora as ventoinhas funcionam como eu mando. Com isso o desempenho da CPU aumentou, mas ainda dentro desse suposto limite de 70A no TDC.

Eu acho que esse limite é porque eu não tenho ventilação o suficiente nos VRMs mais fracos dessa mobo. Como os VRMs da Tomahawk eram mais fodas, não precisavam usar esse limite.
Responder
 #337
Com mais testes e comparando com os resultados da mobo anterior, a perda de desempenho do 2700X está na margem de erro, 1-2%. Eu perdi 25-50MHz de clock com a CPU a 100%, mas a CPU tá consumindo 5-10W a menos logo não é só prejuízo. A B450M Steel Legend decidiu mandar menos corrente mas mais tensão pra CPU, enquanto que a Tomahawk enviava mais corrente e menos tensão.

Vejo isso simplesmente como leve diferença nas "interpretações" que cada mobo dá ao que o processador pede. Estou satisfeito.
Responder
 #338
O controle dos fans dessa mobo é assustador. Os fans param e aceleram na velocidade da luz ao quadrado, já levei uns sustos aqui.
Responder
 #339
(08/05/2022, 22:04)rapier Escreveu: O controle dos fans dessa mobo é assustador. Os fans param e aceleram na velocidade da luz ao quadrado, já levei uns sustos aqui.

Tem alguma forma de controlar isso via software?
Esse comportamento não pode ser bom para os fans
Responder
 #340
(09/05/2022, 13:42)TimeBandit Escreveu: Tem alguma forma de controlar isso via software?
Esse comportamento não pode ser bom para os fans

O A-Tuning da Asrock oferece a mesma forma básica de controle.

"Fan smoothing" é algo que precisa ter na BIOS da mobo, e não costuma ter nas Asrock. Tem nas Asus e nas MSI.
Responder
Páginas (40): 1 ... 32 33 34 35 36 ... 40

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes