Placas-mãe

Páginas (40): 1 ... 15 16 17 18 19 ... 40
395 respostas neste tópico
 #161
(21/11/2019, 18:20)TimeBandit Escreveu: Não é UEFI?

Caraca, até minha P8z77 de 7 anos tem UEFI

É UEFI. É uma BIOS com recursos modernos, mas não visualmente modernos. HAHA!

É assim:



A BIOS normal da MSI é:

Responder
 #162
Comprei a minha atual, MSI B450 Gaming Plus, no mercado livre e veio atualizada, blza que depois eu mesmo baixei a BIOS e atualizei novamente pq tava dando incompatibilidade de memória, mas acho que o problema não era a placa e sim as memórias em frequências diferentes. Acho uma boa placa, tem uns ledzinhos vermelhos que acendem durante o boot, indicando inicialização de memória, placa de vídeo, cpu e boot, se der problema em um deles, a luz fica acesa, ajuda na hora de achar o problema.
Responder
 #163
@TimeBandit, sobre as mobos...

A B450M Steel Legend é miniATX, e eu particularmente não gosto de mexer em mobo pequena assim, fica tudo muito junto. HAHA! Mas o som dela é melhor que o da Tomahawk e ela tem 2 slots M2.

A B450 Tomahawk é a minha mobo. Tem 2 SATAs a mais, VRM esquentam menos (10-30° a menos que a B450M), aguenta um 3950X permitindo bom upgrade futuro graças aos VRMs, tem mais conectores de ventoinhas... acho que tem outras vantagens também.

Na tabela de VRMs a Tomahawk tá acima da Steel Legend, aguenta 150A com ventilação mínima.

Spoiler: tabela  
[Imagem: jSI22Yr.png]

Minor airflow = gabinete bem ventilado, ou usar o cooler box que ventila os VRMs.
Major airflow = uma ventoinha apontada direto pros VRMs.

Eu gosto desse ranking das mobos B450: https://www.technadu.com/best-b450-motherboards/63156/

Ah, essa tabela aí é bem rigorosa, meu 2700X puxa no máximo 100A a longo prazo e 140A instantâneo e um 3800X também, em condições normais. Puxaria mais (120A a longo prazo, 170A instantâneo) se eu tivesse watercooler 240mm.
1 usuário curtiu este post: TimeBandit
Responder
 #164
@TimeBandit, espero que esteja ciente que a B450 Tomahawk é a quase top... das mid, logo não é bem comparável com aquela Asus TUF X570 de antes. As X570 costumam ter bem mais opções na BIOS. E naquela tabela de VRMs, a X570 é 4 verdinhos, a Tomahawk é só 2.

A Tomahawk tem ao menos o que considero importante em uma mobo AM4, no quesito "opções de BIOS":
  • Controle do LLC. Mobo sem LLC deixa a CPU dar throttling a ponto de não conseguir nem o clock base a 100%
  • Controlar tensão via offset, em vez de ter que setar um valor fixo. Ótimo pra reduzir um pouco o desempenho e bastante o consumo/calor gerado
  • Overclock de memória
  • Controle de uma ruma de timings de memória (mais de 30 parâmetros)
Responder
 #165
(22/11/2019, 11:00)rapier Escreveu: @TimeBandit, espero que esteja ciente que a B450 Tomahawk é a quase top... das mid, logo não é bem comparável com aquela Asus TUF X570 de antes. As X570 costumam ter bem mais opções na BIOS. E naquela tabela de VRMs, a X570 é 4 verdinhos, a Tomahawk é só 2.

Ah, estou de boa quanto a isso.
Entendo que uma boa placa-mãe me possibilita trocar de cpu no futuro, mas logo logo estaremos nas ddr5 e não fará mais sentido eu fazer um upgrade pra um novo ryzen ou algo assim.
A x570 tem muito mais funcionalidades que eu provavelmente não vou aproveitar, então a B450 já serve.
Responder
 #166
(22/11/2019, 11:03)TimeBandit Escreveu: Ah, estou de boa quanto a isso.
Entendo que uma boa placa-mãe me possibilita trocar de cpu no futuro, mas logo logo estaremos nas ddr5 e não fará mais sentido eu fazer um upgrade pra um novo ryzen ou algo assim.
A x570 tem muito mais funcionalidades que eu provavelmente não vou aproveitar, então a B450 já serve.

Sim, em 2021 ou até final de 2020 já devemos ter soquete AM5.
Responder
 #167
uai, mas a promessa não era que os ryzen não iam ter essa frescura de ter que trocar placa mãe ?
Responder
 #168
(22/11/2019, 11:32)Gabrinius Escreveu: uai, mas a promessa não era que os ryzen não iam ter essa frescura de ter que trocar placa mãe ?

Estão com o mesmo socket há 3 gerações diferentes de CPUs. Eles prometeram suporte por 3 anos, até 2020.
Responder
 #169
precisa é inventar placa mãe que dê pra fazer gambiarra de trocar só a peça que vai o processador.
Responder
 #170
(22/11/2019, 12:09)Gabrinius Escreveu: precisa é inventar placa mãe que dê pra fazer gambiarra de trocar só a peça que vai o processador.

Deve ser mais fácil sair um hibrido de primata com humano do que isso serve viável
Responder
Páginas (40): 1 ... 15 16 17 18 19 ... 40

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes