Custo e produção de animes

Tópico em 'Discussões gerais' criado por mandrake_ em 23/09/2015, 22:15.
Páginas (78): 1 ... 55 56 57 58 59 ... 78
772 respostas neste tópico
 #561
Sei que não sou apenas "chatão" quando falo do quanto tenho gostado de assistir animes mais antigos porque os mais novos (principalmente de poucos anos atrás) me irritam. Nos dois Macross que assisti recentemente, o original e Frontier, é fácil de ver a diferença, como no Frontier as ideias vão sendo executadas mais rapidamente pelo roteiro a despeito de os personagens avançarem ou não.
E é uma série "feita" por um cara das antigas, o que me faz pensar, se o pessoal de antigamente está fazendo anime assim e parece ter desaprendido como dirigir as cenas daquele modo, o que esperar dos caras mais novos?
E ainda tem o público, suspeito que se esse Berserk fosse diferente teria ainda menos audiência.


Ah, e outra coisa, que tipo de PC esses estúdios tem para renderizar?
A renderização que é muito pesada, ou eles que tem PCs muito antigos?
Logo que a AMD lançou os Ryzen eu pensei nisso, se teria algum impacto no mercado, já que esses estúdios poderiam atualizar seus PCs sem gastar tanto e acelerar bastante a renderização.
Responder
 #562
(09/07/2017, 11:29)PaninoManino Escreveu: Ah, e outra coisa, que tipo de PC esses estúdios tem para renderizar?
A renderização que é muito pesada, ou eles que tem PCs muito antigos?
Logo que a AMD lançou os Ryzen eu pensei nisso, se teria algum impacto no mercado, já que esses estúdios poderiam atualizar seus PCs sem gastar tanto e acelerar bastante a renderização.

Renderização de animação é feita normalmente em farm. Os equipamentos são muito caros então em vez de comprar as coisas é mais comum terceirizar a renderização. Daí o fato de falarem que com o low-poly o estúdio podia renderizar sozinho em um tempo curto. Fazemos isso em jogos por exemplo, mas não sei quanto recurso os estúdios japas tem. Quanto mais vejo o modo de produção deles, mais acho que é menos do que a gente imagina que seja. Os animes mais bem feitos e etc devem dividir equipe e trabalho entre estúdios ou braços.

P.S : @PaninoManino , quanto à Ryzen e etc, eu não majo de hardware, mas não sei se você sabe (pelo que entendi da pergunta) mas essa renderização não é feita em um PC só na indústria, seria impraticável. Farms são clusters. Renderizar 3D é um troço mega pesado como cada asset costuma ter densidade altíssima de tris. Provavelmente o equipamento não é algo que valha a pena ficar trocando, pelo custo, só pra gigantes como a Disney. A vida útil deles deve ser (chuto) um pouco maior.
Responder
 #563
Mas o PC que os peões usam para trabalhar, não ajudaria se tivessem um upgrade? Naquela história citaram que o 3D Max não estava dando conta.
E também não baratearia o custo de usar um Farm que fosse constituído de hardware mais rápido e mais barato? Porque o Farm é usado por vários estúdios, se ele tem uma velocidade limitada para entregar o contratado pelos estúdios o preço deve subir entre eles competindo por esse tempo.
Responder
 #564
(09/07/2017, 12:02)PaninoManino Escreveu: Mas o PC que os peões usam para trabalhar, não ajudaria se tivessem um upgrade? Naquela história citaram que o 3D Max não estava dando conta.
E também não baratearia o custo de usar um Farm que fosse constituído de hardware mais rápido e mais barato? Porque o Farm é usado por vários estúdios, se ele tem uma velocidade limitada para entregar o contratado pelos estúdios o preço deve subir entre eles competindo por esse tempo.

Depende da especificidade de cada projeto. Como eu falei, eu não entendo de hardware e não me interessei ainda de estudar o assunto. Não sei qual o setup dos caras. Mas um exemplo que dá pra chutar em vista do que eu já vivi e do bom senso, mudar seu esquema de produção no meio de um projeto é pedir para dar tudo errado. Não é um hardware que saiu ontem que vai resolver. O Guilty Gear novo foi feito na UE antiga pq é o que o time sabia usar e estava capacitado a aproveitar ao máximo no esquema de produção que planejaram. O benefício também dessas farms é questionável... Pensando em empresas menores de farm, pra quê vou trocar hoje meu hardware pra um mais rápido se o que eu tenho me deixa entregar tudo rápido o suficiente para cumprir qualquer projeto e continuar aceitando pedidos? Implementar algo novo ia requerer uma montagem e teste prévios que não atrapalhassem o que já está sendo feito. Talvez as farms já usem hardware melhor (não que deva fazer tanta diferença pros projetos que terceirizam, certamente elas entregam tudo rápido o bastante), mas claro que as farms que fazem isso vão cobrar de acordo.
Responder
 #565
(09/07/2017, 12:14)Opeth Escreveu: Depende da especificidade de cada projeto. Como eu falei, eu não entendo de hardware e não me interessei ainda de estudar o assunto. Não sei qual o setup dos caras. Mas um exemplo que dá pra chutar em vista do que eu já vivi e do bom senso, mudar seu esquema de produção no meio de um projeto é pedir para dar tudo errado. Não é um hardware que saiu ontem que vai resolver. O Guilty Gear novo foi feito na UE antiga pq é o que o time sabia usar e estava capacitado a aproveitar ao máximo no esquema de produção que planejaram. O benefício também dessas farms é questionável... Pensando em empresas menores de farm, pra quê vou trocar hoje meu hardware pra um mais rápido se o que eu tenho me deixa entregar tudo rápido o suficiente para cumprir qualquer projeto e continuar aceitando pedidos? Implementar algo novo ia requerer uma montagem e teste prévios que não atrapalhassem o que já está sendo feito. Talvez as farms já usem hardware melhor (não que deva fazer tanta diferença pros projetos que terceirizam, certamente elas entregam tudo rápido o bastante), mas claro que as farms que fazem isso vão cobrar de acordo.

Mas o software é o mesmo, você só vai ganhar mais poder de processamento, diminuir o tempo para ver os resultados.
Quem quer trabalhar com computação gráfica hoje compra o quê? Intel e Nvidia, e tem seu preço. Com alternativas da AMD que entregam mais desempenho por menos preço, pelo menos no caso dos processadores, pode acabar ajudando bastante esses estúdios pequenos. Se eles não aumentarem os detalhes pelo menos podem passar a esperar apenas metade do tempo para ver se o resultado ficou bom e continuar o trabalho.
Ryzen não está vendendo tão bem apenas por caridade, é um bom negócio.
Responder
 #566
(09/07/2017, 13:30)PaninoManino Escreveu: Mas o software é o mesmo, você só vai ganhar mais poder de processamento, diminuir o tempo para ver os resultados.
Quem quer trabalhar com computação gráfica hoje compra o quê? Intel e Nvidia, e tem seu preço. Com alternativas da AMD que entregam mais desempenho por menos preço, pelo menos no caso dos processadores, pode acabar ajudando bastante esses estúdios pequenos. Se eles não aumentarem os detalhes pelo menos podem passar a esperar apenas metade do tempo para ver se o resultado ficou bom e continuar o trabalho.
Ryzen não está vendendo tão bem apenas por caridade, é um bom negócio.

Bom, já falei o que eu penso do assunto, eu não tenho informação interna da produção disso. Só acho que como toda empresa seria improvável migrarem o esquema de produção no meio do caminho (e arriscado). O resto é especulação.
Responder
 #567
Qualquer um pode contratar um cluster para processar qualquer coisa, só não sei a plataforma que eles usam para os animes.

Mas usar um amazon da vida da para subir quantos maquinas o dinheiro tiver, processar tudo, finalizar e pagar a conta sem precisar adquirir nada.

Bancos aqui do brasil fazem algo parecido, quando tem alguma tarefa que precisam de muito processamento, alocam os recursos em algum amazon da vida, processam e depois "desligam" tudo e pagam a conta.
Responder
 #568
Um dos diretores do episódio 2 de Ballroom etc, Kazunori Mizuno, morreu em março no estúdio enquanto fazia o episódio. A PIG terceirizou o episódio pra Pierrot e ele ficou ocupado demais com Ballroom e Naruto Z.

Interessante ver como a produção do anime estava adiantada.
Responder
 #569
(19/07/2017, 19:43)rapier Escreveu: Um dos diretores do episódio 2 de Ballroom etc, Kazunori Mizuno, morreu em março no estúdio enquanto fazia o episódio. A PIG terceirizou o episódio pra Pierrot e ele ficou ocupado demais com Ballroom e Naruto Z.

Interessante ver como a produção do anime estava adiantada.

Então era alguém que trabalhava no Pierrot?
Responder
 #570
(19/07/2017, 21:31)PaninoManino Escreveu: Então era alguém que trabalhava no Pierrot?

Sim, era funcionário de lá.
Responder
Páginas (78): 1 ... 55 56 57 58 59 ... 78

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes