Tópico do Linux

Páginas (87): 1 ... 68 69 70 71 72 ... 87
869 respostas neste tópico
 #691
Daqui uns dois anos talvez eu experimente Gnome novamente.
Parece que está ficando bom, e pelo motivo óbvio, voltaram a adicionar recursos e usabilidade na interface.
Responder
 #692
Certamente o Nobara não tem dificuldades com drives da nvidia, mas achei o sistema inchado demais para o meu gosto. Voltei a fazer a instalação fisica do Fedora e tentar implementar lá algumas coisas que vi no Nobara, mas dessa vez apanhei ainda mais dos drives da Nvidia. Depois de 4 horas lutando contra a dupla Fedora+Nvidia, desisti e reinstalei o Kubuntu. Acho que só volto para o Fedora no dia que eu tiver placa de video AMD.

Bem, daqui algumas horas tem o patch 6.2 de FFXIV, então próximos dias devo ficar mais ocupado jogando do que me aventurando no mundo Linux. Fora que meu chefe no fansubber parece que resolveu me dar mais trabalho logo quando vou ficar ocupado em FFXIV Pacman
Responder
 #693
De teimoso fui tentar o Fedora 36 mais uma vez.
Após a instalação usei 'sudo dnf upgrade' para fazer a atualização inicial do sistema.
Resetei o sistema e removi o DNFDragora (do qual não gosto), colocando o Yum Extender no lugar.
Depois ativei os 2 repositórios RPM Fusion no Fedora (sem inventar moda com negativo17, pois não sou experiente com Linux), e digitei akmod na busca do Yum.
Apareceu o último drive da Nvidia e mais algumas coisas que ao ler sobre cada uma delas, instalei as que pareciam focar na criação e atualização das chaves de ativação do drive.

Resetei mais uma vez e o sistema estava funcionando com kernel 5.18.18-200. Fui checar por mais atualizações agora e apareceu atualização do kernel para 5.18.19-200. Após novo reset, continua funcionando e estou postando dele. Então parece que aprendi a lidar com isso Pacman

[Imagem: 6XPb9Lh.jpg]
Responder
 #694
Instalei em máquina virtual o beta do Fedora 37.

Em sua versão 43, continuo não indo com a cara do Gnome.

Já o Cinnamon 5.4 (deve ser o mesmo do Mint 21) me parece razoável. Por algum motivo abstrato, o comportamento das janelas e do mouse está melhor do que era no Fedora 36 KDE. Embora não sei se esse comportamento persiste em máquina fisica e com drives da Nvidia. Se bem que nesse 5.4 foi implementado o conceito de monitores lógicos onde o monitor principal nem sempre é 0.

Dizem que Cinnamon 5.4 lida melhor com Bluetooth, mas não tenho como testar isso, já que não tenho produtos assim.
1 usuário curtiu este post: Xenogears
Responder
 #695
Uma instalação limpa seria melhor, mas só para verificar algumas coisas acabei instalando o Cinnamon no meu Fedora 36 KDE. No Fedora 36 é a versão 5.2. E mesmo com o infame drive da Nvidia, ele realmente lida melhor com meus 2 monitores. Depois usei um repositório não-oficial para colocar a atual versão 5.4. E ficou ainda melhor.

Mas não parece ser capaz de lidar nativamente com wallpapers distintos em cada monitor. Para isso usei o programa Nitrogen. Que funcionou no Cinnamon 5.2, mas não quando atualizei para o 5.4. Imagino que volte a funcionar quando do lançamento final do Fedora 37.

Por andar de mãos dadas com o Cinnamon, voltei a experimentar um pouco o Linux Mint 21 em máquina virtual. Mas não consigo me adaptar muito bem a ele. Acabo usando mais linha de comando do que no Fedora. Bem, parece que me viciei no Fedora. Espero não me tornar um chato daqueles que aparecem em fóruns estrangeiros propagando Fedora como se fosse religião Pacman
Responder
 #696
- KDE Plasma 5.26 Sees More Features & Fixes Ahead Of Beta
https://www.phoronix.com/news/KDE-Plasma...ad-Of-Beta
[...]For KDE Plasma 5.26 multi-monitor setups, window positions are now remembered on a per-screen basis.[...]
Responder
 #697
Tentei de novo instalar o Manjaro KDE em máquina virtual, com melhor sucesso dessa vez.
Parece um Linux interessante, mas também parece sensível demais para se quebrar a médio/longo prazo devido as dependências que se criam e são deletadas na instalação de programas.
Para evitar isso, experimentei usar o pacman só para os repositórios oficiais do distro e atualização do sistema, deixando outras coisas nas mãos do Bauh:
https://github.com/vinifmor/bauh
Mas imagino que só com testes mais intensivos e persistentes para saber se paga dividendos.

Se alguém usa o computador mais para jogar no Steam e navegar na internet, presumo que o Manjaro seja estável o suficiente. Então talvez por isso tem gente recomendando isso para gamers.

Em teoria essa distro se dá bem com os drives proprietários da Nvidia. Todavia, eu teria que instalar isso em máquina fisica para ter uma melhor percepção. E como instalar o OpenRazer para meu mouse parece seguir por caminhos tortuosos no Manjaro, ainda com pé atrás sobre testar isso.

--- Edit complementar ---
Pelo link que me passaram, Manjaro é uma distro bem questionável.
https://manjarno.snorlax.sh
Responder
 #698
Instala logo Ubuntu Kylin.
Responder
 #699
A alguns meses atrás atualização do Plasma E do SMPlayer fez o SMPlayer funcionar como deveria no Wayland. Mas foi somente por um breve período, atualização seguinte fez parar de funcionar (MPV parece fora da janela do SMPlayer) e até agora nada de consertarem.
Responder
 #700
- AMD Ryzen 7 5800X3D - Windows 11 vs. Ubuntu 22.04 LTS Linux Benchmarks
https://www.phoronix.com/review/5800x3d-windows11-linux
Aparentemente o Linux foi superior em 91% das ocasiões.
Responder
Páginas (87): 1 ... 68 69 70 71 72 ... 87

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes