Tópico do Linux

Páginas (87): 1 ... 66 67 68 69 70 ... 87
869 respostas neste tópico
 #671
(09/08/2022, 21:35)Zefiris Escreveu: Fui instalar em máquina virtual o EndeavourOS e o Manjaro. Mas desisti rápido, pois Arch Linux é hardcore demais para mim. Ainda me passou pela mente testar o Garuda, mas parecia mais focado em visual do que substância/estabilidade, e não fui adiante.

Sistemas derivados de Arch Linux são rolling release, ou seja, não costumam ser estáveis. Se quer evitar dor de cabeça e apenas usar o sistema com um punhado de programas, eu evitaria instalar qualquer coisa que não seja derivada de Debian, Ubuntu ou RedHat/Fedora.

Existem um gorilhão de distros, mas a maioria é apenas uma distribuição ancestral com uma cara e nome diferentes. Na prática existem umas 5 distros, o resto é variação destas 5.
Responder
 #672
Experimentando uma distro Brasileira, Regata OS.
https://www.regataos.com.br/p/explorar.html

Possui muitos recursos interessantes, principalmente para notebooks, mas eles parecem esta migrando para comunidade "gamer".

Mas possui ótimo desempenho e uma interface amigável.
Responder
 #673
distro preferida dos playboys de academia
Responder
 #674
Liberei espaço no SSD de 500GB e fiz dual bot com o Fedora 36.
A princípio meu Windows 10 saiu incólume, mas passei 2 horas dando voltas no Fedora. Na máquina virtual era mais fácil pois eu não tinha que lidar com os drives da nvidia. Cheguei a corromper o Linux. Bem, ao menos aprendi a deletar kernel antigos/inutilizados. E acho que agora a situação está estável para eu instalar outras coisas e eventualmente testar o Steam.

Meu fone de ouvido sem fio Logitech G733 é detectado e possui som, mas nem idéia como checar a bateria por aqui. Acho que só logando no Windows.

Meu mouse Razer está um pouco errático, mas depois eu vejo se o tal RazerGenie pode fazer algo a respeito. Mas o scroll está normal comparando ao que era em máquina virtual.
Responder
 #675
Mouse Razer está funcionando como no Windows após instalar RazerGenie e suas ramificações.

Logitech G733 usa um wireless proprietário, não bluetooth. Ele funciona no Fedora, mas é incapaz de mostrar o estado da bateria até onde vi. No Windows usa o programa Logitech G Hub para mostrar isso, e lá eu tinha uma equalização personalizada para ele. Então o som no Linux fica meio diferente do que me acostumei. Mas boa parte do tempo fico nas caixas de som.

De vez em quando o som volta de forma aleatória para o máximo, de um programa para outro. O que fez eu despertar a casa... Então ainda bem que não fui abrir video hentai aqui  HAHA!

Joguei um pouco de Need for Speed (PS1) no emulador Duckstation, usando meu gamepad Logitech F310. E agora estou baixando o Horizon Zero Dawn pelo Steam aqui no Linux. Durante essa segunda-feira devo ver o comportamento dele.
Responder
 #676
Fedora KDE não faz muita questão de lembrar a posição dos programas em sistema dual monitor. É como debater com alguém com Alzheimer. E no geral os empurra para o monitor secundário/esquerdo. Isso era algo dificil de testar em máquina virtual.

Usando x11, porque o Wayland semeia o caos. Bem, acho que li sobre wayland ser meio bugado mesmo e se dar melhor com Gnome.

Ao primeiro abrir Horizon Zero Dawn, ficou algumas minutos em "Processando sombreadores da Vulkan...", mas a qualidade parece igual quando no Windows. Pelo menos parecia, não tenho muita certeza sobre as nuvens naquele céu noturno. Desempenho parecido no geral, mas teve alguns engasgos com frequência irregular. Contudo, o jogo aqui no Linux reclamou do meu computador ter só 8GB de RAM. Qualidade tudo no máximo, mas acho que não tinha DLSS para habilitar aqui.

Tem alguns relatos por aí que no linux a opção DLSS não aparece no Horizon Zero Dawn. A discrepância no desempenho foi isso, já que minha RTX 2060 Super só dá conta do jogo em 1440p com isso habilitado. Seria irrelevante se a pessoa tiver uma placa superior.

Mas não tenho muita vocação para usar linhas de comando. Bem, agora no Windows e ir comer algo. Depois acho que vou ver como FFXIV se comporta lá. Talvez até teste gravar um gameplay com o OBS Studio, parece fácil de usar.
Responder
 #677
Não estava conseguindo deixar a configuração Gsync gravada de forma permanente, então vi que tinha que entrar como root e abrir o painel da Nvidia por linha de comando, sudo nvidia-settings

Vivendo e aprendendo Pacman

Não tinha percebido enquanto fazia só daily hunt, mas ao fazer uma trial em FFXIV notei a velocidade irregular do mouse. Então me lembrei de ter lido que no Nobara Fedora é desativado por padrão a aceleração do mouse. Deve ser isso que está interferindo aqui no Fedora regular. Só falta eu descobrir o que posso fazer a respeito sem precisar migrar para o Nobara.

De todo modo, tirando pequenos detalhes como esse do mouse, FFXIV parece rodar no Linux tão bem quanto no Windows 10.
Responder
 #678
Você roda usando Wine? Tenho que aprender usar isso direito.
Responder
 #679
(15/08/2022, 15:29)Aioros Escreveu: Você roda usando Wine? Tenho que aprender usar isso direito.

O Steam tenta lidar com esses detalhes de forma automática com o wine personalizado por eles, o Proton. Embora jogar no Linux não seja uma ciência exata, você pode ver o nível de compatibilidade de jogos Steam com esse SO no site abaixo:
https://www.protondb.com
 
Ainda não experimentei em máquina fisica, mas o Lutris eu usei para instalar jogos hentai fora do Steam. Eu diria que é um meio termo entre Steam e usar wine puro.
Responder
 #680
Linux parece que não gosta muito de colocar icones na tela, tenho que pedir educadamente para ele colocar lá. Por enquanto fiz isso com Steam, Lutris e Vivaldi.

Criei uma barra de tarefas no monitor secundário, isso parece ajudar a manter as janelas por lá, ao minimizar/maximizar naquele monitor. E como alguém tinha comentado para mim, o KDE pode nativamente colocar wallpapers distintos em cada monitor, e assim o fiz; vide imagem abaixo.

[Imagem: LOpeQ0G.jpg]

O programa que uso para editar legendas - Aegisub - tem disponível no Linux via snap. Então se um dia eu quiser ou precisar migrar full para Linux, não devo ter maiores problemas. Mas comprar uma placa de video AMD deve facilitar a vida neste sistema operacional.

Ainda não me decidi por um programa de IRC no Linux, mas o Konversation parece o melhor aos meus olhos.
Responder
Páginas (87): 1 ... 66 67 68 69 70 ... 87

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes