Tópico do Linux

Páginas (87): 1 ... 65 66 67 68 69 ... 87
868 respostas neste tópico
 #661
Resolvi fazer um breve questionamento ao Google como o Linux lida com multiplos monitores, e vi reclamações aqui e acolá em datas diversas.

A principio, me parece que as interfaces que melhor lidam com tal cenário é o KDE seguido pelo XFCE. E se a pessoa usa Nvidia, melhor usar o drive proprietário dela.
Responder
 #662
(24/06/2022, 19:24)Zefiris Escreveu: interfaces que melhor lidam com tal cenário é o KDE seguido pelo XFCE
Eu ainda uso o Gnome do Ubunto 20.04 LTS, e o funcionamento com várias saídas é nativo e transparente. Só conectar o cabo de vídeo e reconhece e expande a tela.
Responder
 #663
O Steam no Linux parece usar coisas mais refinadas do que seria simplesmente usar o wine. Mas dando uma olhada no site protondb.com, tem jogo que deixa a desejar.
Curiosamente, no caso de Horizon Zero Dawn, embora haja muitos relatos de problemas, as pessoas que dizem não ter tido problemas costumam estar usando Ubuntu ou Fedora.
Mas outros jogos relativamente recentes parecem rodar sem problemas relevantes, vide Tales of Arise e Ace Combat 7.
Responder
 #664
Dando uma breve olhada aqui no Fedora 36, e ele parece não gostar de máquina virtual em sua versão KDE. Por algum motivo sofre de lentidão e o Vivaldi chegou a ter bugs gráficos, mesmo que a máquina virtual tenha a mesma configuração do Kubuntu (4 cores, 3GB de RAM). Como sou noob em Linux, talvez até seja algum motivo banal. Já sua versão GNOME não parece ter problemas, embora esse ambiente seja meio confuso para alguém que passou 99% da vida no Windows.
Responder
 #665
O problema do Vivaldi dentro da máquina virtual com Linux parece que era somente o fato dele vir ativado com aceleração por hardware. Parece funcionar normal ao desativar isso.

Percebi que o Fedora 36 KDE vem com a plataforma gráfica Wayland, enquanto o Kubuntu 22.04 LTS vinha com X11. Questionei o Google a respeito desses Wayland e X11, e a principio, acho que o Wayland não se dá bem com máquina virtual por causa do modo dele interagir com o sistema. Em maquina fisica, imagino que o Wayland vá de vento em popa.
Responder
 #666
Só no wine puro, nem sempre consigo fazer funcionar os jogos hentai (visual novel), pois às vezes aparece erros que estão além da minha capacidade para solucionar. Mas ao usar o Lutris como intermediário na instalação, tive sucesso de 100% até onde testei esse tipo de jogo.

Presumo que essa combinação Linux+Lutris seja interessante para jogos antigos do Windows, que não funcionam em versões recentes ou 64bits. O mesmo deve valer para o Steam, pois lá tem jogos que não rodam no Windows 10.

Alguns jogos da EA e Ubisoft comprados no Steam precisam estar com o serviço deles logados junto. Vi que dá para instalar Ubisoft Connect e Origin pelo Lutris, mas meio na dúvida se seriam enxergados pelos jogos abertos no Steam. Em máquina virtual é dificil testar isso.

-------------

Não sei se é limitação por usar máquina virtual, mas o Linux não me parece muito responsivo com o scroll do mouse... Hmm
Responder
 #667
Linux Mint 21 beta já está circulando. Ficou mais fácil e rápido para instalar aqui. Bem, normal já que é baseado no Ubuntu 22.04 LTS, que teve bom comportamento nas minhas máquinas virtuais.

Mas já estou tão acostumado com o KDE Plasma no Kubuntu e Fedora. Se um dia for fazer dual bot no meu computador, deve ser com um desses dois. Triste que diferente do Xfce, o KDE não parece ter suporte nativo para wallpapers distintos em 2 ou mais monitores.
Responder
 #668
Dias atrás foi lançado Wine 7.13.

Spoiler: Changelog  
What's new in this release:
- Gecko engine updated to version 2.47.3.
- USB driver converted to PE.
- Some theming improvements.
- Various bug fixes.

Bugs fixed in 7.13 (total 16):

43167 Witcher 3 will not start
47375 Multiple applications crash on unimplemented function msvcr120.dll.?_Schedule@_StructuredTaskCollection@details@Concurrency@@QEAAXPEAV_UnrealizedChore@23@@Z (Photoshop C 2018, CLIP Studio Paint)
51129 Function name conflict (ldap_connect) with OpenLDAP 2.5
51462 SnowRunner crashes when changing settings
51842 include/winnt.h:403:50: error: size of unnamed array is negative
52391 Multiple games are missing sound effects since FAudio import (Hyperdimension Neptunia Re;Birth 1, Skyrim Legendary Edition)
53104 Wireshark can't start capturing packets
53133 uiautomationcore:uiautomation - test_uia_prov_from_acc_properties() crashes on Windows 8
53157 --without-mingw builds on Mac can't unwind exceptions
53231 d2d1:d2d1 - test_shared_bitmap() crashes on the TestBot VMs
53298 Check boxes don't scale properly in Qt application with light theme
53309 Wizard101 launcher window takes over a minute to appear
53335 Crash when converting an rich text editor already containing text into a password input
53341 uxthemeConfusoystem depends on GetDpiForSystem() which is missing on Windows 10 1507 and earlier
53343 The 64-bit itss:protocol fails in Wine
53344 HPLOCONS (legacy TLS applications): GnuTLS priority string overrides are ignored in schan_create_session() (patch included)

Foi citado 3 jogos que tenho.

Pelo que pesquisei, no geral os jogos que tenho no Steam rodam com pouco ou nenhum problema no Linux. Embora no caso de Final Fantasy XIV, algumas pessoas dizem que é preciso usar XIVLauncher para contornar o launcher oficial, enquanto outras dizem que Proton 7 dá conta de abrir o jogo sem medidas adicionais.
Responder
 #669
Linux Mint 21 saiu do beta, já disponível no site dessa distro.
Responder
 #670
Fui instalar em máquina virtual o EndeavourOS e o Manjaro. Mas desisti rápido, pois Arch Linux é hardcore demais para mim. Ainda me passou pela mente testar o Garuda, mas parecia mais focado em visual do que substância/estabilidade, e não fui adiante.

O Fedora e aqueles derivados do Debian parece o caminho a seguir para noobs como eu.
E falando neles, fui testar minha impressora genérica de baixo clero neles (HP DeskJet 1115). O Kubuntu 22.04 detectou e instalou de forma automática. O Fedora 36 detectou, mas eu tive que seguir alguns poucos passos para instalar manualmente.

Bem, passando os olhos pelo amontoado de nomes de distros Linux, e parecem numerosos como estrelas no céu. Mas muitos ficaram no meio do caminho evolutivo, enquanto alguns outros ao olhar seus sites e frequência de atualizações, também parecem seguir o caminho da extinção. Possivelmente porque dependiam de um punhado de pessoas, sendo que a natureza humana é meio instável em grupos pequenos.
Responder
Páginas (87): 1 ... 65 66 67 68 69 ... 87

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes