Tópico do Linux

Páginas (87): 1 ... 62 63 64 65 66 ... 87
867 respostas neste tópico
 #631
Plasma/Dolphin é feito, não tem outro navegador de arquivos a altura: https://www.reddit.com/link/k75kqb/video...361/player
Responder
 #632
Eu tinha colocado dualboot desde o ano passando, quando dei um upgrade no notebook(linux).
Tirei o SSD com Linux do note, e coloquei no PC, pra estudar e praticar umas coisas que o notebook é limitado.
No inicio tinha Ubuntu, depois de uma atualização em Janeiro deu pau, inicializava, mas travava.
Coloquei Backbox Linux, funcionou até fevereiro e deu pau novamente.
Ultima vez foi o Kali Linux, funcionou 30 dias, depois da última atualização a duas semanas, corrompeu a inicialização.
Todos os problemas são atrelados ao Grub, boot, ou algo da iniciação.

Todas as distribuições tem base debian, não vi nada nos fóruns, mas alguém sabe se está tendo problemas nos repositórios do Linux / Ubuntu / Debian?
Responder
 #633
Aproveitando o tópico é possivel instalar KDE nesse ubuntu que é instalado da windows store?
Responder
 #634
Ingressei no Linux há pouco tempo, comecei pelo Ubuntu, depois fui para openSUSE e agora estou no Arch Linux. Acabei gostando mais do Arch por ser meio chato de configurar a parada, pra um iniciante e sem o uso de scripts pode demorar uns dias pra deixar o sistema adequado. Não tinha gostado tanto da DE Gnome, por isso o Ubuntu me deixava meio enjoado, então resolvi experimentar o KDE no openSUSE.
O visual do KDE é impressionante, dá pra ter uma aparência muito bacana, fora os widgets. Acabei achando isso tudo muito frescurento e então decidi ir pro Arch.
No Arch meu objetivo era usar uma Dynamic Tilling Window Manager, e que infelizmente é bem "frescurenta" por ser escrita toda em python(qtile), mas acabei optando por ela porque sabia que ia ser mais fácil de se lidar pra um newbie. Mais tarde possivelmente vou migrar para o dwm.
A coisa que mais me incomodava no Windows/Ubuntu/openSUSE era essa joça de você ficar lidando com as abas, os workspaces do Gnome era bem bacanas, mas aquela interface toda parece um celular gigante. Com um twm a parada ficou mais automática, dá pra você spawnar quantos terminais quiser que eles vão se ajustando conforme o layout.
Eu desisti do dual boot com Windows, tá dando uma saudadezinha já que lá tem alguns apps que aqui tem uma alternativa(ora mais forte, ora mais fraca).
A parada que mais me encheu o saco nessa distro Arch foi a porcaria do VLC, não sei o que diabos tem aquilo, mas mesmo fazendo alguns ajustes nos sound servers não consegui resolver o problema idiota do áudio cortar depois que você pausa/despausa, acabei indo pro mpv com o front-end Baka-MPlayer e agora tá uma maravilha. Agora estou na caça de um reprodutor de músicas melhor que o rhythmbox.

Encerrei a aventura do Linux, tava com vontade de jogar um BF3 e fiquei sem paciência pra fazer a joça do Wine funcionar, tentei pelo Lutris, mesmo assim sem sucesso, talvez se eu tivesse baixado versões antigas e compilado iria funcionar, então como não queria perder tempo meti o Win10 e fui embora. Talvez na próxima vez de usar Linux eu utilize algo como o Gentoo, ou simplesmente vou meter um Manjaro pra não ter dor de cabeça. Salvei os meu dotfiles, mas tem bastante coisa que não carrega do $HOME, então tô fudido se eu for pra uma distro minimalista novamente, mas essa é a vida.
Esse jeito de viver usando só free-software/open-source e banalizar as soluções proprietárias é muito hardcore, no final só quero ver um anime e jogar um joguinho.
1 usuário curtiu este post: japatamalu
Responder
 #635
Coloquei a versão atual do Neon em um pendrive porque eu estava sem e poderia precisar e naturalmente testei para ver se funcionou.
Realmente estou perdendo parte da diversão com meu sistema preciso no Plasma 5.19, está ficando bonito!

Responder
 #636
Que desgraça, depois de tanto enrolar e criar coragem resolve atualizar o Neon agora só que ... cadê o pendrive que eu sempre deixo embaixo do note? Sumiu! Procurei a casa toda e sumiu!
Impossível isso, eu deixo ele debaixo do note aqui na mesa.
Responder
 #637
(20/04/2021, 14:56)PaninoManino Escreveu: Que desgraça, depois de tanto enrolar e criar coragem resolve atualizar o Neon agora só que ... cadê o pendrive que eu sempre deixo embaixo do note? Sumiu! Procurei a casa toda e sumiu!
Impossível isso, eu deixo ele debaixo do note aqui na mesa.

Finalmente apareceu e instalei, deu certo.
Só algumas coisinhas que tem que instalar novamente mas deve voltar tudo a funcionar como estava.
O consumo de memória parece que aumentou um poquinho mesmo mas insignificante, o problema é mesmo que com 2GB fica complicado de usar qualquer sistema.
Responder
 #638
Ontem compilei o Kernel(5.12.4) pela primeira vez, até dei uma configurada nele mas acabei pegando o que já tinha na minha distro atual(manjaro), desabilitei algumas coisas, como coisas pra CPU Intel  já que uso AMD e um monte de filesystem que nunca vou utilizar/SCSI de coisas velhas como floppy disk, tape e cdrom. Mas ainda não tá do meu agrado, porém essa foi uma das partes mais demoradas  e que requereu muita pesquisa.
Compilei usando 8 threads, o pessoal geralmente fala que pode dar pau quando usa muitas threads, demorou uns 15 minutos eu acho, mesmo com a caralhada de modulos que os devs do Manjaro ativaram no Kernel deles foi consideravelmente rápido e até suspeitei que algo tinha dado errado, e parece que tinha mesmo. Na hora de rodar o comando "make modules_install" a parada não achou o arquivo, aí tive que rodar um "make V=1 all" que demorou uma eternidade pra então instalar os modulos.
A parte mais chata mesmo foi pra utilizar o Kernel, em distros baseadas em Arch eles usam um bash script que gera o initramfs, aí precisa criar um preset pro Kernel X que é basicamente um copy-paste e alterar o valor de algumas coisas, aí rodei o comando do mkinitcpio e depois tive que atualizar a config do GRUB. Sei que no Gentoo o processo pós-compilação é bem mais direto, ainda não fui pra lá porque tem que tira 1 semana pra configurar/aprender trocentas coisas.
Responder
 #639
Agora que o bugfix saiu instalei o Plasma 5.22 e está muito bonito com o Vivaldi!

[Imagem: Ol675WU.jpg]


Novamente, se não fosse a RAM limitadíssima nesse notebook velho ele seria mais rápido do que o novo com Windows 10, sempre me impressiona quando troco de um para outro.
Responder
 #640
Meu irmão comprou um netbook e está instalando Ubuntu 12 nele. Eu perguntei "Isso não está na versão 20? Por que instalando uma versão tão antiga?", e ele "Porque é mais leve".

Não imaginava que uma versão recente do Linux consumiria tanto recursos para a pessoa querer colocar uma antiga.
Responder
Páginas (87): 1 ... 62 63 64 65 66 ... 87

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes