Tópico do Linux

Páginas (87): 1 ... 48 49 50 51 52 ... 87
862 respostas neste tópico
 #491
não vou lhe criticar, inclusive, incentivo o seu pensamento
Responder
 #492
(15/07/2019, 16:35)PaninoManino Escreveu: Tenho impressão de que descobri qual era a causa do problema... note ligado a 3 semanas.  Icon_lol
Aproveitei que saiu novo snapshot do Vivaldi hoje e reiniciei o sistema. Estou testando a algumas horas, e estou vendo que o uso da CPU voltou ao normal. Algo estava errado com o sistema antes de reiniciar porque a CPU estava em mais de 90%. O problema é que isso era no Vivaldi, Firefox não tem esse problema. Provável que se eu testar agora um vídeo no Firefox mostre ele usando menos CPU que o Vivaldi como sempre.

Reiniciei também para testar "Swapness".
Talvez o KDE Neon usar tão pouca memória estava prejudicando um pouco, porque por padrão a agressividade do Swap é configurada em 60, o que fazia o sistema começar usar Swap muito cedo e esse Swap estava deveria estar prejudicando. Mudei para 35 e o uso da RAM está normal, o mesmo de antes, exceto que ainda não está usando Swap. Espero que isso melhore a responsividade geral do sistema.
Estou de olho para ver quando o Swap crescer se o desempenho diminuirá e o problema voltará.

Apesar de quê... o que resolveu foi reiniciar ou instalar o novo snapshot? Agora fiquei com essa dúvida...  Icon_e_confused


Eu sempre notei que o sistema aqui, KDE Neon, usa pouco SWAP.
Fica por volta de 200-300MB, raramente chega a 600MB.
Com essa propriedade do SWAP que mudei demora mais a começar a usar e encher, só que a partir de quando ele começa a usar eu percebi que ele tenta não esvaziar. Mesmo que eu feche o navegador que é o programa que mais usa memória para limpá-la, o sistema não limpa o SWAP, ou limpa o mínimo possível. Talvez se ele fosse mais agressivo nisso o sistema se manteria rápido, porque parece ser esse o grande problema aqui nesse note antigo, é o SWAP que torna ele lento.
Mas entendo, é por usar SWAP que o sistema não enche toda a memória na maioria dos casos e trava tudo.
Responder
 #493
eu instalei um ubuntu no meu cce velho pra ver como é.
unica reclamação é que toda vez que uso ele, ele buga a hora da minha bios.
Responder
 #494
(19/07/2019, 16:30)Gabrinius Escreveu: unica reclamação é que toda vez que uso ele, ele buga a hora da minha bios.

Existe um motivo pra isso, mas esqueci o que é.
Responder
 #495
(19/07/2019, 16:30)Gabrinius Escreveu: eu instalei um ubuntu no meu cce velho pra ver como é.
unica reclamação é que toda vez que uso ele, ele buga a hora da minha bios.

Uso ele aqui em dual com o windows 10, usei esse comando pra mudar ele de UTC pra local time:

timedatectl set-local-rtc 1 --adjust-system-clock

Com isso, tanto ele, windows 10 e a bios ficam com as horas iguais, teste ai, veja se funciona com vc também.
1 usuário curtiu este post: Gabrinius
Responder
 #496
vo tentar isso ai, é só ir no terminal e colar?
Responder
 #497
(19/07/2019, 17:33)Gabrinius Escreveu: vo tentar isso ai, é só ir no terminal e colar?

Não lembro se precisa precisa de permissão de super usuário, mas tente assim mesmo, caso peça, bote sudo antes que dará certo?
Responder
 #498
Eu ia perguntar, mas pensando bem sei que é possível, então vou logo pedir um favor para quem souber fazer isso.
Criar um script que eu posso copiar para uma pasta, dar dois cliques para executar, e ele olhar as imagens em PNG dentro da pasta e convertê-las par JPG. E se possível diminuindo a largura horizontal para 1000 ou 1200 pixels, e qualidade 88%.
Alguém sabe fazer isso?
Responder
 #499
(28/07/2019, 18:11)PaninoManino Escreveu: Eu ia perguntar, mas pensando bem sei que é possível, então vou logo pedir um favor para quem souber fazer isso.
Criar um script que eu posso copiar para uma pasta, dar dois cliques para executar, e ele olhar as imagens em PNG dentro da pasta e convertê-las par JPG. E se possível diminuindo a largura horizontal para 1000 ou 1200 pixels, e qualidade 88%.
Alguém sabe fazer isso?

O programa pra isso é o Imagemagick.

mogrify -resize 1200 -quality 88 -format jpg *.png pra converter pngs pra jpg em batch por exemplo dando resize pra 1200 pixels de largura a 88% de qualidade do JPEG.

Se o comando estiver errado não é problema meu.
Responder
 #500
@PaninoManino uma solução mais elegante

Código:
#!/bin/bash

find -maxdepth 1 -name "*.png" -exec convert {} -resize 1200 -quality 88 {}.jpg \;

executa esse script numa pasta e todas as imagens png vão ser convertidas pra jpg com as opções que falou

mas, como o rapier falou, tem que ter o imagemagick instalado
Responder
Páginas (87): 1 ... 48 49 50 51 52 ... 87

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes