Tópico do Linux

Páginas (87): 1 ... 46 47 48 49 50 ... 87
867 respostas neste tópico
 #471
Quase fiz uma merda federal esse dias

Servidor linux centOs da locaweb estava rondando um apache + mysql, servidor de um App no ar que gerá por mês 3000 comandas de atendimento em um restaurante.

Eu genio vendo que algum chines corno fica tentando quebrar a senha via força bruta comecei a fuçar para a porta SSH e dropei o serviço. Quando fui acessar ontem não abria essa merda e nem ftp  Icon_eek

Não conseguia atualizada nada no servidor e os idiotas da empresa não havia feito o bkp ainda que eu pedirá há 1 mes.

Desde ontem tentando de tudo e contando que me foderia e teria que resetar o servidor para o zero e hoje eu consegui rodar um bash bosta que a locaweb da no painel adm deles, isso que alguns dias nem rodava direito.

E subi o SSH de novo  Icon_cry Icon_lol Icon_e_surprised

Moral da história, parar de ser burro e não mexer no que não sei.  Icon_cry
Responder
 #472
Não tem muito o que fazer pra impedir esses bots. Eles não representam perigo de você usar SSH key pra se autenticar ao invés de senha. Além disso, mudar a porta padrão (de 22 pra uma random) te tira do alcance da maior parte deles.

Acho desnecessário fazer mais que isso, mas se quiser pode usar fail2ban ou restringir os IPs que podem acessar a porta.
1 usuário curtiu este post: gangrena
Responder
 #473
Algumas coisas que eu aprendi com o Linux:

"Só porque você viu alguém fazer não significa que você deve fazer".

e

"Sempre tenha uma rota alternativa de entrada".

Eu já fechei o firewall na minha cara várias vezes mas sempre tinha aquele NATzinho safado em algum lugar.

Ou quando eu tinha que testar um serviço critico de entrada eu carregava um backup do firewall no crontab pra poder voltar depois se desse alguma merda.
1 usuário curtiu este post: gangrena
Responder
 #474
Acabei de instalar o Plasma 5.15.1 com as últimas correções. Ainda preciso reiniciar o sistema uma hora para ter certeza se os problemas que essa nova versão trouxe foram corrigidos, se eu não voltar para atualizar isso é porque não foram.

Nem toda atualização do Plasma terá grandes novidades, normal, mas essa não teve muita coisa que me interessasse. Exceto Seletor de Arquivos nativo no Firefox que finalmente funciona como deveria e sem ter precisado mexer em nada. Mas ao mesmo tempo me faz pensar, se adicionar aquele pacote para fazer isso funciona com o Firefox, por que ele não pode funcionar com qualquer programa GTK? Uso o Pinta como editor de imagens e o Seletor de Arquivos dele nem é o do Gnome, é uma coisa horrorosa que não faço ideia de onde saiu. Por que não podemos ter o Seletor de Arquivos nativo do Plasma ali também? Fica a dúvida, já que o ambiente Plasma consegue passar por cima de um monte de partes do GTK para fazer os programas não parecerem tão fora de lugar.

Na atualização anterior o Menu de Aplicativos passou a esquecer os favoritos.
Até agora isso não foi resolvido, parece. Toda vez que reinicio o sistema ele perde os favoritos ali na área de atalhos. Chato isso.

Há várias novidades e melhorias, mas nada mesmo que pessoalmente me chame muito atenção (talvez selecionar todas as atualizações com um clique no Discover? estava esperando por isso). A maior notícia foi saber que ao fechar uma janela dividida no Dolphin ele irá perguntar qual janela fechar, finalmente acabando com a confusão, mas isso na próxima atualização.
Responder
 #475
O Menu de Programas ainda não lembra dos favoritos, não tem jeito.
De todo modo me impressiona o consumo de memória, pensei que tinha aumentando um pouco mais agora depois dessa atualização mesmo tendo coisa nova adicionava e sendo carregada na memória (como a gambiarra do Firefox) o consumo de memória ao iniciar continua na casa dos 310MB, e usando ainda raramente ultrapassa os 2GB.
Impressionante.
Responder
 #476
Cara, o Plasma 5.15.2 tá muito legal com o kvantum: https://i.imgur.com/2ZE6AVv.png
Responder
 #477
Instalei essa semana o Endless pelo instalador pra windows 10 e ele tava com mto bugs e lento, coisa q achei anormal já que vi o pessoal rodando no youtube. Coisa ruim q pelos videos q pesquisei nao achei a opção pra fazer dual boot particionando minha unidade, acredito que fazendo uma instalação do zero provavel q fique normal.

Vou pesquisar mais, caso nao consiga sucesso vou testar o Elemantary OS.
Responder
 #478
Usando o Deepin, mudei de ideia e acabei deixando o elementary de lado. Bem bonito, só nao curti pq veio com o pacote office WPS, vou ficar mexendo pra editar.
Responder
 #479
2 semanas usando o Deepin, cara esse sistema é bom demais, tou até esquecendo de usar o windows. Nas tarefas mais usuais ele dar conta de boa, a pane da atualização lenta foi resolvida nessa versão 15.9. Sinto falta só do mozila q ainda não entende pq fica em chines aqui lol. Substitui pelo Opera e tá de boa.

O que sinto falta são os jogos q por aqui é mais dificil e player de audio bom.
Responder
 #480
Nada como voltar a usar o bom e velho XFCE.

Código:
https://imgur.com/a/2ZxLHEV
Responder
Páginas (87): 1 ... 46 47 48 49 50 ... 87

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes