Tópico do Linux

Páginas (87): 1 ... 38 39 40 41 42 ... 87
868 respostas neste tópico
 #391
[Imagem: gqRaXNB.jpg]

Acham que se eu redimensionar a partição raiz dará problemas?
Como podem ver 50GB foi demais para quem usa poucos programas.
Instalei o Gparted só que nem arrastar a barra nem colocar um número manualmente fez o tamanho da partição se mover, deve ser porque estou usando o sistema agora. Acho que tenho que entrar em um pendrive live para fazer isso, não é? Só que eu tive que instalar o Gparted agora, o sistema não veio com ele, será chato se tiver que colocar outro linux no pendrive para fazer isso.
Então, se eu usar o Gparted para diminuir a partição raiz para 30GB e depois pegar e arrastar a partição Home para esquerda para ocupar o espaço liberado, pode dar errado? Apesar de que estou querendo fazer isso que o sistema está fresco e os backups ainda estão na outra partição e outro notebook (só copiei algumas músicas).
Responder
 #392
É sempre uma operação perigosa, mas vai fundo.

Faz backup de home antes (dos arquivos ocultos, dotfiles), qualquer coisa você recupera todas as configurações que fez até agora.
Responder
 #393
Bom dia, eu tenho interesse em usar o linux, aprendi e trabalhei pouquissimo com ele (isso foi há uns 6 anos). E hoje eu não lembro de muita coisa, alguem tem algum pdf, video e etc que ensine, tipo um curso. Tenho a pretensão de uma hora voltar para a causa kkkk
  (Sei que há a possibilidade de pesquisar no youtube, google e afins). Mas voces tem algum link, ou referencia para me recomendar?
Responder
 #394
(22/04/2018, 20:56)Amagami Escreveu: É sempre uma operação perigosa, mas vai fundo.

Faz backup de home antes (dos arquivos ocultos, dotfiles), qualquer coisa você recupera todas as configurações que fez até agora.
Esqueci de comentar, já fiz tudo isso colocando o Gparted Live no pendrive, deu tudo certo.
Ao final da partição Home havia 5mb sobrando antes da Swap, tomei o cuidado de manter esse espaço e deixei 5mb entre ela e a Raiz, porque não queria que as duas alteradas ficassem se tocando. Fiz isso agora porque como disse a instalação está fresca, além dos poucos programas que instalei para ver se funcionavam direito só baixei uns vídeos para assistir, nada mais, todo o backup ainda está esperando.

(22/04/2018, 21:17)SkidKill Escreveu: Bom dia, eu tenho interesse em usar o linux, aprendi e trabalhei pouquissimo com ele (isso foi há uns 6 anos). E hoje eu não lembro de muita coisa, alguem tem algum pdf, video e etc que ensine, tipo um curso. Tenho a pretensão de uma hora voltar para a causa kkkk
  (Sei que há a possibilidade de pesquisar no youtube, google e afins). Mas voces tem algum link, ou referencia para me recomendar?

A única coisa que você precisa aprender é como colocar uma ISO em um pendrive para instalar, nada mais.
Sério, é perda de tempo ficar querendo aprender antes de usar, para eventualmente acabar nem usando. Se tem interesse em usar apenas use, a única coisa que você precisa pesquisar é qual Distro pegar, mais especificamente qual variação pegar, qual DE. Olha imagens de como é o padrão do KDE, do Gnome, do XFCE e vê qual te agrada mais, para tentar usar como vem e se preocupar em personalizar depois.
Você irá instalar a Distro e começará a usar. Programas? Basta abrir a loja de programas que vier e procurar, se não tiver lá procura no site do programa e baixa um .deb.

Digo que é isso o mais importante que precisa aprender hoje, para usar Linux você não precisa aprender nada.
Responder
 #395
Concordo com o Panino, usa que você vai aprendendo, ninguém fez curso pra usar windows (exlcuindo algumas pessoas de 3º idade que fazem parte da inclusão digital), só foi mexendo e aprendendo gradativamente a medida que surgia alguma necessidade.

Com linux não é diferente, escolhe uma distro a gosto e usa, acabou. No entanto, é recomendável usar um ubuntu ou linux mint, que já vem tudo out of the box, pra não ter complicação.
Responder
 #396
(22/04/2018, 21:29)PaninoManino Escreveu: Esqueci de comentar, já fiz tudo isso colocando o Gparted Live no pendrive, deu tudo certo.
Ao final da partição Home havia 5mb sobrando antes da Swap, tomei o cuidado de manter esse espaço e deixei 5mb entre ela e a Raiz, porque não queria que as duas alteradas ficassem se tocando. Fiz isso agora porque como disse a instalação está fresca, além dos poucos programas que instalei para ver se funcionavam direito só baixei uns vídeos para assistir, nada mais, todo o backup ainda está esperando.


A única coisa que você precisa aprender é como colocar uma ISO em um pendrive para instalar, nada mais.
Sério, é perda de tempo ficar querendo aprender antes de usar, para eventualmente acabar nem usando. Se tem interesse em usar apenas use, a única coisa que você precisa pesquisar é qual Distro pegar, mais especificamente qual variação pegar, qual DE. Olha imagens de como é o padrão do KDE, do Gnome, do XFCE e vê qual te agrada mais, para tentar usar como vem e se preocupar em personalizar depois.
Você irá instalar a Distro e começará a usar. Programas? Basta abrir a loja de programas que vier e procurar, se não tiver lá procura no site do programa e baixa um .deb.

Digo que é isso o mais importante que precisa aprender hoje, para usar Linux você não precisa aprender nada.
Ano passado eu estava decidido de vez a migrar para o linux e ser feliz, apenas. Mas na tentativa tive problemas com instalação de placa de rede (ethernet) e estava sem celular pra resolver através de 3g wifi etc, voltei pro windows D: acabei desanimando e só voltei a repensar esse ano (dias atrás estava pensando sobre)
Responder
 #397
(22/04/2018, 21:29)PaninoManino Escreveu: Esqueci de comentar, já fiz tudo isso colocando o Gparted Live no pendrive, deu tudo certo.
Ao final da partição Home havia 5mb sobrando antes da Swap, tomei o cuidado de manter esse espaço e deixei 5mb entre ela e a Raiz, porque não queria que as duas alteradas ficassem se tocando. Fiz isso agora porque como disse a instalação está fresca, além dos poucos programas que instalei para ver se funcionavam direito só baixei uns vídeos para assistir, nada mais, todo o backup ainda está esperando.


A única coisa que você precisa aprender é como colocar uma ISO em um pendrive para instalar, nada mais.
Sério, é perda de tempo ficar querendo aprender antes de usar, para eventualmente acabar nem usando. Se tem interesse em usar apenas use, a única coisa que você precisa pesquisar é qual Distro pegar, mais especificamente qual variação pegar, qual DE. Olha imagens de como é o padrão do KDE, do Gnome, do XFCE e vê qual te agrada mais, para tentar usar como vem e se preocupar em personalizar depois.
Você irá instalar a Distro e começará a usar. Programas? Basta abrir a loja de programas que vier e procurar, se não tiver lá procura no site do programa e baixa um .deb.

Digo que é isso o mais importante que precisa aprender hoje, para usar Linux você não precisa aprender nada.

Isso que tu ainda não começou a usar os snaps e flatpaks.
Responder
 #398
(22/04/2018, 23:14)Poca Escreveu: Isso que tu ainda não começou a usar os snaps e flatpaks.

Por falar nisso, o Discover do Neon é meio fraco, mas em configurações tinha um botão para instalar algo para fazer o Flatpak funcionar (e o Snap) também e cliquei nele.
Depois adicionei o repositório do Flathub, menos essa linha que não funcionou: "sudo apt install gnome-software-plugin-flatpak". Mas até onde sei está funcionando. Fiz isso para instalar o Vocal, programa de podcasts. Procurei e instalei ele pelo Discover mesmo mas o programa não abriu direito, ficou a janela escura. Espero que da próxima vez que reiniciar o sistema ele funcione e que o que fiz não zoneie o sistema.

Pelo que vi Flatpak é geralmente menor que Snap, fora isso... não faz diferença. Pra mim seria melhor se as centrais de programas funcionassem direito, tivessem mais programas e permitissem gerenciar versões (fora limpar resíduos dos programas desinstalados).
Responder
 #399
O neon vai melhorar um pouco com esse bump de versão para o ubuntu 18.04
Responder
 #400
(22/04/2018, 21:40)JJaeger Escreveu: Concordo com o Panino, usa que você vai aprendendo, ninguém fez curso pra usar windows (exlcuindo algumas pessoas de 3º idade que fazem parte da inclusão digital), só foi mexendo e aprendendo gradativamente a medida que surgia alguma necessidade.

Com linux não é diferente, escolhe uma distro a gosto e usa, acabou. No entanto, é recomendável usar um ubuntu ou linux mint, que já vem tudo out of the box, pra não ter complicação.
FAzendo o download do mint cinnamon, vamo que vamo!
Responder
Páginas (87): 1 ... 38 39 40 41 42 ... 87

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes