Discussão sobre HDs

Páginas (95): 1 ... 46 47 48 49 50 ... 95
945 respostas neste tópico
 #471
HD do meu irmão tá morrendo pelo visto, como eu tinha um antigo sem usar resolvi colocar no lugar do dele.
Só achei estranho os números, 22k horas morto, o meu antigo tinha 19k e continua saudável.

[Imagem: bgLa0z3.png]

[Imagem: VDlSm8s.png]
Responder
 #472
@Amagami ID 01 e ID C5 indicam problemas no HD. Uma vez que não há mais reserva que sirva ao firmware realocar os setores defeituosos legíveis, então consequentemente você dependerá do sistema de arquivos do Sistema Operacional para marcá-los (se o mesmo suportar). Caso esteja utilizando NTFS, você pode executar o utilitário chkdsk. Primeiramente, formate o HD com zeros, isto é, a cabeça de leitura e gravação irá passar por todos os setores e os pendentes irão ser realocados, você pode fazer isso não executando uma formação rápida, através do diskpart com a opção clean all, ou com a interface gráfica. Depois, execute o comando chkdsk [letra da unidade] /B. Porém, tenha em mente dos problemas e não guarde nada de importante, apenas espere ele morrer.
Responder
 #473
Tem alguma vantagem limpar o espaço livre?
Responder
 #474
(01/01/2017, 23:24)Gabrinius Escreveu: Tem alguma vantagem limpar o espaço livre?

Como assim?
Responder
 #475
(01/01/2017, 23:56)Rakaro Escreveu: Como assim?

Limpar o espaço livre do hd
Responder
 #476
(01/01/2017, 19:16)Rakaro Escreveu: @Amagami ID 01 e ID C5 indicam problemas no HD. Uma vez que não há mais reserva que sirva ao firmware realocar os setores defeituosos legíveis, então consequentemente você dependerá do sistema de arquivos do Sistema Operacional para marcá-los (se o mesmo suportar). Caso esteja utilizando NTFS, você pode executar o utilitário chkdsk. Primeiramente, formate o HD com zeros, isto é, a cabeça de leitura e gravação irá passar por todos os setores e os pendentes irão ser realocados, você pode fazer isso não executando uma formação rápida, através do diskpart com a opção clean all, ou com a interface gráfica. Depois, execute o comando chkdsk [letra da unidade] /B. Porém, tenha em mente dos problemas e não guarde nada de importante, apenas espere ele morrer.

Será que depois desse processo o HD ainda vai ter alguns meses de vida?
Não ligo em jogar fora, mas parece ser interessante tentar ver se ajuda em algo. Obrigado.

(01/01/2017, 23:24)Gabrinius Escreveu: Tem alguma vantagem limpar o espaço livre?

Você vai jogar o HD fora? Pois a vantagem é sobrescrever o "espaço livre" e impedir que alguém recupere seus arquivos deletados.
Responder
 #477
Não. Perguntei pra saber se ficava mais rapido, durava mais ou coisa do tipo.
Responder
 #478
(02/01/2017, 00:44)Gabrinius Escreveu: Não. Perguntei pra saber se ficava mais rapido, durava mais ou coisa do tipo.

Não tenho certeza se fica mais rápido, mas durar mais certamente não. Até porque para "limpar" o espaço livre você sobrescreve ele com zeros ou dados aleatórios, ou seja, você vai escrever mais informações no HD.
Responder
 #479
(02/01/2017, 00:40)Amagami Escreveu: Será que depois desse processo o HD ainda vai ter alguns meses de vida?
Não ligo em jogar fora, mas parece ser interessante tentar ver se ajuda em algo. Obrigado.

Mais ou menos, eu não posso afirmar com certeza porque uma hora o HD vai morrer. Uma vez que os setores defeituosos se tornem ilegíveis, você pode tentar aquele processo de formatação com zeros que fará a cabeça de leitura e gravação passar sobre os setores e realocá-los os que possuem problemas e os pendentes, em uma reserva, depois, com o CHKDSK, incluindo o parâmetro /B, para reavaliar os clusters. Em teoria, pode durar alguns meses ou não, depende muito. Você poderia até particionar o HD e utilizar somente a área sem defeitos, deixando a outra sem alocação, mas teria que analisar bem antes de fazer isso.

(02/01/2017, 00:44)Gabrinius Escreveu: Não. Perguntei pra saber se ficava mais rapido, durava mais ou coisa do tipo.

Se for ao método de formatação de baixo nível, não, somente utilize em casos extremos.
Responder
 #480
Uai, agora começou a aparecer problemas no meu disco @rapier, vou colocar outro disco e testar pra ver o que acontece.

[Imagem: BqiNCh7.jpg]
Responder
Páginas (95): 1 ... 46 47 48 49 50 ... 95

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes